tag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post3127642159082403993..comments2023-07-25T09:43:33.194-03:00Comments on Beto Carvalho: O fim da "velha" VarigRoberto Carvalhohttp://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-83715614166059039012012-05-05T19:28:30.809-03:002012-05-05T19:28:30.809-03:00Que mensagem linda e triste.
Fui e ainda sou fan e...Que mensagem linda e triste.<br />Fui e ainda sou fan e sobrinho adotivo da Varig. Meu primeiro voo foi o PP-VLG que era um boeing 727. Foi lindo demais aquele momento. Eu era uma crianca que depois da falencia dos meus pais como fazendeiros do Nordeste, decidi vender picole na praia de Pajucara em Maceio para poder pelo menos enganar ao meu coracao que ainda tinha algumas moedas no bolso.<br />Consegui juntar em CR$1,499.00 e comprei a minha primeira passagem nos trechos: MCZ-REC. Era o voo RG 342, procedente de Porto Alegre e escalas Sao-Rio-Ssa-Aju-Mcz e Recife. Consegui ficar abordo entre Mcz-Rec. <br />Aquele dia acontecia uma festa em meu coracao. Foi naquela estrela que eu estava abordo e subi pela trazeira onde ali entrando me sintia como um rei e pisando nas escadas de um castelo. Foi lindo demais aquele momento onde eu viajava como menor desacompanhado e carregava comigo a emocao de ter conquistado o meu sonho.<br />Que saudade da Varig. Me sinto um sobrinho adotivo da mesma por nunca ter tido nenhum parente trabalhando por ela mas me sentia parte da familia. Luciano Buarque(Hoje em Londres)Luciano Buarquehttps://www.blogger.com/profile/07562763512575217561noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-10726747577254480362012-01-06T05:29:26.422-02:002012-01-06T05:29:26.422-02:00Prezado comandante.
Hoje tenho 52 anos, e me lembr...Prezado comandante.<br />Hoje tenho 52 anos, e me lembro que com 7 meses de vida, juntamente com meu pais, fizemos uma viagem a França, e a cada 2 anos íamos visitar a família que lá se encontra, talvez não seja de seu tempo, mais me lembro do famoso Electra com aquela simpática saleta nos fundos do avião, como era charmoso sentar-se naquelas poltronas confortáveis, e depois os famosos Boeing 707 que levavam cerca de 22 a 23 horas de viagem total ate o destino, serviços de bordo de primeira qualidade onde tinha como guardanapos de linho branco com o logo da VARIG, quanta saudades, sinto uma profunda tristeza no coração quedo releio depoimentos e histórias a respeito desta companhia que alguns nem sabem o significado das 4 letras, VARIG significa VIAÇÃO AÉREA RIO GRANDENCE, e como era grande, com seus aviões de cor inconfundíveis, com aquela enorme estrela na calda que era respeitada em todo o mundo, prezado comandante, muito obrigado pelo blog, e receba meu forte abraço, pois sei que mesmo em outra companhia aérea, o senhor carrega no coração a quela estrela linda, muitas felicidades ao senhor, obrigado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-56791979448808560682011-08-18T08:59:08.802-03:002011-08-18T08:59:08.802-03:00Meus amigos, em primeiro lugar gostaria de dar os ...Meus amigos, em primeiro lugar gostaria de dar os PARABÉNS ao nosso querido Cmte Beto Carvalho, o qual tenho grande admiração, pelo belo, interessante e útil blog. No meu ponto de vista, nem quem tinha grande interesse e fez grande pressão para o fim da VARIG saiu ganhando, pois a dívida dela é quase o dobro da VARIG, coisa perto de 10bilhões, ou seja, mesmo com o sumiço da VARIG ela não conseguiu se erguer. <br />Politics, nothing more than political ... clueless.<br />Grande abraço.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-48217485882876317882010-06-18T14:18:38.103-03:002010-06-18T14:18:38.103-03:00Carvalho,
me permita só uma retificação:
você não ...Carvalho,<br />me permita só uma retificação:<br />você não voou na "Velha Varig", você voou na Pioneira, na Única VARIG.<br />saudaçõesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-58973255648905461742010-05-27T08:10:08.906-03:002010-05-27T08:10:08.906-03:00Paulo Moscato, é claro que conheço o Ivan Leopoldo...Paulo Moscato, é claro que conheço o Ivan Leopoldo! Uma pessoa queridíssima de todos. Não tive o prazer de fazer parte da tripulação dele, mas já viajei na cabine quando ele era o cmt do voo, mais de uma vez. Abç, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-70059193259546922372010-05-26T20:46:28.692-03:002010-05-26T20:46:28.692-03:00Eu me confundi, não é Ivan Saldanha e sim Ivan Leo...Eu me confundi, não é Ivan Saldanha e sim Ivan Leopoldo. Era conhecido por comandante "Tainha". Ele até aparece num DVD da VarigLog, voando também MD-11.Paulo Moscatonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-10008851398679389842010-05-26T02:45:11.010-03:002010-05-26T02:45:11.010-03:00Pois é, Comandante, agora só nos resta chorar.. Ou...Pois é, Comandante, agora só nos resta chorar.. Ou, quem sabe, avaliar.<br />Situação provocada por valores complexos. Erros de uma parte, interesses de outras. Mas a nossa história não poderia passar por isso. Mágoas, manchas, interesses, erros, consequências e etc.<br />Foi, e é, lamentável. Ruim não apenas para nós apaixonados pela Varig ou para nós gaúchos. Péssimo para o Brasil. Péssimo para a aviação... <br />Sem entrar em méritos, todos acabamos perdedores. E, se alguém se achou "privilegiado" com o episódio, foi ou é mutio pequeno...<br />Um abraço.Luiz C. Schneiderhttps://www.blogger.com/profile/09868488862171767469noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-22600178158024232242010-05-25T19:34:43.119-03:002010-05-25T19:34:43.119-03:00Caro Paulo Moscato, não voei com o Dexheimer, mas ...Caro Paulo Moscato, não voei com o Dexheimer, mas evidentemente conheço ele. Um ótimo piloto e conhecido por todos da "velha" Varig. Já o Ivan Saldanha, não o conheci.<br /><br />Caro "anônimo", vc é rápido mesmo! O voo foi tranquilo, né? <br /><br />Abç, RobertoRoberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-28824367002466502372010-05-25T19:19:02.870-03:002010-05-25T19:19:02.870-03:00Comandante, acho que voei com o senhor hoje 25/05,...Comandante, acho que voei com o senhor hoje 25/05, GLO1780 GRU-SSA, eu ia pedir jump mas a Chefe De Cabine disse que não seriam permitidas visitas durante a preparação...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-28526818238153493962010-05-22T20:19:23.152-03:002010-05-22T20:19:23.152-03:00O senhor chegou a voar com o Cmte. Ivan Saldanha n...O senhor chegou a voar com o Cmte. Ivan Saldanha no MD-11? E com o Ênio Dexheimer?Paulo Moscatonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-60875344892710173212010-05-21T23:22:59.993-03:002010-05-21T23:22:59.993-03:00Roberto muito obrigado por me responder ,
fico lis...Roberto muito obrigado por me responder ,<br />fico lisonjeado,e muito bom saber de quem <br />vive a situação rotineiramente .Unknownhttps://www.blogger.com/profile/07056328793939568398noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-80286850200978059602010-05-21T21:50:42.330-03:002010-05-21T21:50:42.330-03:00Por muito tempo ouvi o CCO da Varig,era um movimen...Por muito tempo ouvi o CCO da Varig,era um movimento imenso,como era em ondas curtas conseguia ouvir até mesmo os voos internacionais,escutava sempre em 11.366 kHz.<br />Cheguei a ouvir algumas confidências das tripulações nesta frequencia,perguntando ao pessoal de terra por esta e aquela situação e de como agir com a falta de recursos a bordo.<br />Depois o trafego da frequencia foi diminuindo e morrendo aos poucos,gostava de ouvir o Daniel passando os reportes,metar e até resultado de jogo de futebol.<br />Uma pena o fim da Varig!!Walmir Bragahttps://www.blogger.com/profile/04024511736549392607noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-5837073469839471912010-05-21T19:44:32.411-03:002010-05-21T19:44:32.411-03:00Snif snif snif. :'( mas que post mais triste....Snif snif snif. :'( mas que post mais triste. Haja coração!!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-82546431062342874702010-05-21T19:42:57.877-03:002010-05-21T19:42:57.877-03:00Cmte. se eu for escrever aqui o solavanco que me a...Cmte. se eu for escrever aqui o solavanco que me abateu quando vi a foto aérea do pátio da VEM, tirada pelo Gianfranco Betting e que ilustrou a derrubada da pioneira, T7, 767, 757, 737s, 727 da Vlog, MD11 todos amontoados e inertes, sem um ruído dos motores, foi para mim tão ou mais impactante do que o segundo avião se chocando com a 2a Torre do World Trade Center.<br />O que parecia estória fictícia entrou para a história da aviação, virou realidade, mas uma realidade indigesta similar a um filme de terror, um caos total. A pioneira, embaixada de asas do Brasil havia sido abatida.<br />Difícil tentar crer no que a imprensa alardeava, cresci vendo e sonhando ser piloto da "Rosa-dos-ventos", nenhuma outra cia nos aeroportos me despertava tanto a atenção como a pioneira. Pensava que um dia poderia mostrar aos meus filhos esta paixão avassaladora que me dominou desde a primeira viagem, aos 6 anos de idade, quando pela primeira vez conheci Congonhas, e viajei à Recife ida e volta em um boeing 737-200.<br />As vezes me conformo em ter vivido esta época gloriosa da VARIG, mas também da aviação brasileira. Sinto-me orgulhoso por ter tido o privilégio de ter viajado em ícones da aviação mundial e que compunham a frota da VARIG-CRUZEIRO-NORDESTE-RIO-SUL na minha época, 727-100,737-200,300,500,757,766-200/300,DC-10,A300,MD-11 e sempre alimentando o sonho de voar no JUMBO, mas tinha que ser da VARIG.<br />Confesso que a aviação sem a Varig nunca mais foi a mesma para mim, até hoje em inúmeros voos que fiz na Gol curiosamengte nunca voei em nenhum dos boeings com as cores da "Nova Varig".<br />Meu último voo na "velha Varig" foi uma despedida com estilo, depois de mais de 30 anos de dedicação e adoração à VARIG o primeiro jump da minha vida de entusiasta PREMIADO pela adoração fidelizada à aviação e à VARIG, e assim voei no boeing 737-300 de matrícula PP-VNY. <br />Esta despedida da "Rosa-dos-Ventos" foi e será insequecível, talvez uma premiação de "Icaro" a mim, fiel escudeiro da Pioneira.<br />Sentimento saudosista por relembrar que os passageiros eram tratados como pessoas e não como número em estatística de rentabilidade operacional.<br />Além disso, minha mente continuará projetando a imagem daqueles pilotos que permitiam as visitas a cabine durante os voos, quando perguntava á eles "vocês sabem mexer em todos esses "reloginhos"? E afirmativamente me respondiam com aquela cordialidade que me parecia ser requisito obrigatório a contratação de todos os funcionários da pioneira.<br />Simuladores próprios, catering, centro de manutenções e lojas espalhadas ao redor do mundo, esta era a varig e será a varig que levarei comigo.<br />Cmte., me desculpe por ocupar muitas linhas do seu blog com este meu post, mas o fiz de coração aberto e em homenagem a todos aqueles que fizeram a VARIG ser o que ela foi e será lembrada pelas gerações que conviveram com o brilho da "estrela" brasileira.<br />Jose Brito<br />Foz do Iguaçu-PRAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-2470541967690840862010-05-21T14:54:50.752-03:002010-05-21T14:54:50.752-03:00Parabéns pela fidelidade a empresa comandante, eu ...Parabéns pela fidelidade a empresa comandante, eu acredito na velha Varig como um patrimônio nacional ela não poderia ter acabado assim, espero um dia ver a varig em grande numero nos céus do brasil e do exterior novamente.Viníciushttps://www.blogger.com/profile/04233425941860363280noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-45591420825955126802010-05-21T08:35:14.520-03:002010-05-21T08:35:14.520-03:00Caros seguidores, a tranferência foi tranquila. É ...Caros seguidores, a tranferência foi tranquila. É claro alguns se sentiram diminuidos, outros quiseram realmente diminuir o pessoal remanescente da Varig, mas nada que não seja esperado em fusões e aquisições. O que fez a Varig acabar? Uma conjunção de fatores, entre eles, dificuldades econômicas, fatores políticos (PT?), má administração, desvio de recursos, vaidade de alguns, enfim, coisas do mundo capitalista. O ambiente na Gol é bom, trabalha-se tranquilo, desde que se faça o que está previsto, o que não é difícil. É claro que em qualquer ambiente de trabalho há alguns aspectos difíceis, que fazem parte da vida coorporativa. No passado (período do Barioni) realmente havia uma política operacional com um certo "terror" à aqueles que por ventura cometessem um erro de operação durante os voos, mas já a algum tempo que a política mudou. Não dê ouvidos, ou pelo menos , não acredite em tudo que falam por aí. <br />Abçs, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-71693238439890977622010-05-21T00:15:32.647-03:002010-05-21T00:15:32.647-03:00Triste e muito ver uma empresa que até hoje apesar...Triste e muito ver uma empresa que até hoje apesar , dessa situação é a marca brasileira mais lembrada no exterior, mais ainda para nós que pretendemos um dia ser aviadores , ver gigantes como a Varig,Panam e tanta outras quebrarem, e com essas novas empresas com as chamada "soluções de mercado" acabando com o glamour de voar.<br />Roberto eu sei que é algo bem pessoal o ambiente de trabalho , mas muito se escuta falar em um ambiente de terror na Gol da diretoria com os funcionarios da empresa , isso tem algum fundo de verdade ou não?(responda se quiser,ou no me email caso queira mais privacidade pnogueira1991@yahoo.com.br,se não responder entendo seu lado como profissional.)<br />Parabéns pelo blog!<br />E tudo de bom bons voos!Unknownhttps://www.blogger.com/profile/07056328793939568398noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-30948283533992712952010-05-21T00:13:43.807-03:002010-05-21T00:13:43.807-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/07056328793939568398noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-63765258280808507322010-05-20T21:39:34.053-03:002010-05-20T21:39:34.053-03:00Comandante, o que levou uma empresa tão grande, on...Comandante, o que levou uma empresa tão grande, onde não lhe faltavam clientes, quebrar? Má gestão ou dificuldade de adptação aos novos tempos, a nova forma de fazer aviação?<br /><br />Parabéns pelo blog.Mourahttps://www.blogger.com/profile/10900380963721788387noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-16022269858627342302010-05-20T21:17:39.122-03:002010-05-20T21:17:39.122-03:00Realmente muito triste, no momento em que a Gol co...Realmente muito triste, no momento em que a Gol comprou a Varig o senhor já passou a ser automaticamente um fucionário do grupo, ou houve uma burocracia nessa triste mudança?<br />AbraçãoUnknownhttps://www.blogger.com/profile/00134395695167106268noreply@blogger.com