tag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post3361754797700133341..comments2023-07-25T09:43:33.194-03:00Comments on Beto Carvalho: Os primeiros voos de um copilotoRoberto Carvalhohttp://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comBlogger22125tag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-35100309387818578262010-12-10T19:40:29.364-02:002010-12-10T19:40:29.364-02:00Não sei....não vi nuvem pesada nesse dia...mas ach...Não sei....não vi nuvem pesada nesse dia...mas acho que nao devia ser nada de muito grave(ou importante) pois não ouvi ninguém falando nada! Vlw Cmte!Luciano Marcel Semprebomhttps://www.blogger.com/profile/03761067073030075859noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-42862113317051088302010-12-09T21:31:12.688-02:002010-12-09T21:31:12.688-02:00Luciano, não sei o que aconteceu. Será que havia u...Luciano, não sei o que aconteceu. Será que havia um nuvem muito "pesada" na reta final de aproximação e o controle de tráfego aéreo optou por uma rota sobre o Bacacheri para desviar os aviões do mau tempo? Não sei, estive de folga ontem. Abçs, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-58386556048748992672010-12-08T19:51:42.502-02:002010-12-08T19:51:42.502-02:00Cmte, tudo bom? Uma Dúvida grande: hoje, dia 8, os...Cmte, tudo bom? Uma Dúvida grande: hoje, dia 8, os avioes aqui em curitiba estão decolando em um rota meio diferente da normal e, aproximando para pouso, numa rota que eu nao via avião fazer desde 2003-2004(a que vem de pinhais pra ingressar na 15)O senhor sabe se está acontecendo algo de errado?Luciano Marcel Semprebomhttps://www.blogger.com/profile/03761067073030075859noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-51581038937515667862010-12-07T00:25:18.108-02:002010-12-07T00:25:18.108-02:00Fantástico post comando! excelente como sempre! me...Fantástico post comando! excelente como sempre! meus parabéns!Thimoteo Camposhttp://thimoteocampos.tumblr.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-16842430002397408092010-12-05T12:45:14.507-02:002010-12-05T12:45:14.507-02:00Errata no meu comentário: O Cmt Grosmann Filho de ...Errata no meu comentário: O Cmt Grosmann Filho de deixou ocupar o assendo da DIREITA, e não esquerda como eu escrevi. O assento da direita é o do copiloto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-85605516820547965732010-12-05T09:30:31.576-02:002010-12-05T09:30:31.576-02:00Caro Antônio Arcoverde, realmente Porto Alegre era...Caro Antônio Arcoverde, realmente Porto Alegre era um aeroporto bom para a realização do chamado "voo local" pois no passado era uma área de pouco movimento. Mas hoje em dia seria impossível devido ao grande número de voos. Antigamente os voos locais eram realizados no próprio avião, mas há anos que os simuladores de voo adiquiriram tamanho realizmo que este voo é feito no simulador. Eu fiz o meu voo local de Bandeirantes em Porto Alegre, e também era o copiloto de um 737-200 que em treinamento de voo local (1990) para 5 novos copilotos que estavam ingressando na Varig, efetuou 25 pousos seguidos na pista de Porto Alegre. Imagine o custo, e o risco para as empresas...Fora o desgaste para o comandante. Já escrevi em set/2009 sobre os voos locais em (http://projeto737ng.blogspot.com )<br /><br />Caro Roberto Ellery, do primeiro ao último voo de chek de um copiloto em treinamento inicial, pode realmente chegar a 5. Na fase de simulador são 2, o chek da empresa e o chek da Anac. Depois em voo ele pode ter sua instrução dividida em duas fases, com dois instrutores, sendo que entre uma fase e a outra há um novo voo de chek. Ao terminar a segunda fase, mais um chek e finalmente o último que é o chek Anac! Haja saco! Quando encerra esta fase o copiloto não quer olhar para os manuais por um bom tempo, e com razão. Em caso de reprovação ele volta para a instgrução. Sabe aqueles jogos de dados com pecinhas avançando sobre o tabuleiro? É mais ou menos isso, pode voltar algumas "casas" e até ficar algumas rodadas sem "jogar". E muita dedicação para não "sair do jogo". <br /><br />Vinícius, estou te esperando para um voo!<br /><br />Luciano Semprebom, o livro vai sair, só não sei quando, acho que no segundo semestre do ano que vem. Tenho que ter paciência para conseguir o melhor esquema para mim. <br /><br />Mãezinha querida, você foi ótima, e do jeito que eu sempre gostei de aviação, vocêm seria louca se não me permitísse seguir com meus sonho. <br /><br />Ederson, meu primeiro voo na Varig foi no Electra, e foi ótimo. Logo nos primeiro dia o Cmt Grosman Filho deixou eu sentar no assento da esquerda e, junto com ele, pousar o Electra. Claro que ele estava arisco, mas como eu disse, a garotada de 20 anos (eu tinha 21 naquela época) tem uma capacidade incrível para aprender, e uma coordenação acima do normal que ajuda na hora da pilotagem. Do Electra para o jato foi ainda mais tranquilo. Parabéns pelo seu projeto, está ficando muito show!<br /><br />É isso, abraço a todos, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-40851331834504150002010-12-04T19:30:33.520-02:002010-12-04T19:30:33.520-02:00Esqueci de dizer tem novidades no meu projeto cock...Esqueci de dizer tem novidades no meu projeto cockpit 737ng <br /><br />http://projeto737ng.blogspot.com/<br /><br />um abraço e obrigado aqueles que me visitarem no meu blog.EDERSONhttps://www.blogger.com/profile/15842412121542298902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-14036227682321109752010-12-04T18:20:45.816-02:002010-12-04T18:20:45.816-02:00No seu caso qual aeroporto foi seu primeiro pouso ...No seu caso qual aeroporto foi seu primeiro pouso como co piloto da varig, comandante e o instrutor largou na sua mão a aeronave sem estar arisco rsrsrs, eu imagino a sua transição para os jatos....EDERSONhttps://www.blogger.com/profile/15842412121542298902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-66742119479080466662010-12-03T17:53:38.698-02:002010-12-03T17:53:38.698-02:00Deve ser uma grande emoção este dia do 1º voo como...Deve ser uma grande emoção este dia do 1º voo como coopiloto,ver a carreira seguindo,tendo bons instrutores e ver o sonho de muitos anos quase totalmente realizado!!<br />Muito bom post!<br /><br />walmirWalmir Bragahttps://www.blogger.com/profile/04024511736549392607noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-16315082974162396002010-12-03T11:38:16.482-02:002010-12-03T11:38:16.482-02:00Olhando essas fotos, faço um esforço para lembrar ...Olhando essas fotos, faço um esforço para lembrar com quais palavras você conseguiu me convencer a te deixar voar tão criança! Ou eu fui aquele tipo de mãe relapsa e inconsequente que não estava nem aí?<br />Bjs<br />IsaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-7481429654763020752010-12-03T00:58:48.599-02:002010-12-03T00:58:48.599-02:00Meu deus, tirem essa criança dos controles!
Agora...Meu deus, tirem essa criança dos controles!<br /><br />Agora falando sério, muito bom o post! Espero conseguir seguir esses passos e realizar meu sonho um dia.Diego Pablohttp://www.diegopablo.com.brnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-64926515433694370042010-12-02T17:17:39.688-02:002010-12-02T17:17:39.688-02:00E o livro Cmte? Vai lançar um? Dava pra vc e o Lit...E o livro Cmte? Vai lançar um? Dava pra vc e o Lito fazerem uma parceria, não?<br />;DLuciano Marcel Semprebomhttps://www.blogger.com/profile/03761067073030075859noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-34863335406452362652010-12-02T16:21:34.679-02:002010-12-02T16:21:34.679-02:00Muito interessante!
A única vêz que voei num A300 ...Muito interessante!<br />A única vêz que voei num A300 foi nesse mesmo PP-VNE no dia 30/09/88 SSA-GIG!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-1970775876372851602010-12-02T12:09:06.702-02:002010-12-02T12:09:06.702-02:00Realmente muito emocionante esse seu relato Cmte, ...Realmente muito emocionante esse seu relato Cmte, muito importante pra quem está começando a carreira agora como eu e sonha em um dia estar na cadeira de Co-piloto e posteriormente na de Cmte, seus relatos nos motiva e encoraja, eu ainda estou no PP, tenho muito a percorrer ainda mas estou lutando para isso acontecer o mais breve possível e quem sabe um dia ter a honra de pilotar ao seu lado. Conto com cada vez mais relatos emocionantes, inspiradores e motivadores.<br /><br />Grande abraço<br />ViniciusViníciushttps://www.blogger.com/profile/04233425941860363280noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-86828158943231301432010-12-02T10:01:18.804-02:002010-12-02T10:01:18.804-02:00Cara Cmte,
outro dia estava em um 37 da gol chega...Cara Cmte,<br /><br />outro dia estava em um 37 da gol chegando em guarulhos e ao estacionarmos no finger, o Cmte do voo soltou o seguinte speech, "gostaríamos de informar que esse foi o último voo do Fulano ( não lembro o nome) como aluno e que a partir de hoje ele faz parte da família gol". O pouso foi uma maravilha, mas na hora de frear parecia quando pegamos um carro novo, o cara deu uma brecada daquelas hehehe. Nesse dia o Cmte citou que era o 5º e último voo de check do individuo lá. Existe algo assim? Se o cara não for bem nesse "5 voos" ele volta para simulador?<br /><br />Abraço<br /><br />Roberto ElleryRoberto Elleryhttps://www.blogger.com/profile/05471435485929714600noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-27331540859074932362010-12-02T08:43:02.408-02:002010-12-02T08:43:02.408-02:00Emocionante seu relato. Pena que em 1988, não tinh...Emocionante seu relato. Pena que em 1988, não tinha ao meu lado alguém que me levasse ao rumo certo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-26374184165206008122010-12-02T02:27:38.635-02:002010-12-02T02:27:38.635-02:00Muito legal o post
ParabénsMuito legal o post<br /><br />ParabénsAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-37118398978936712582010-12-01T23:25:39.923-02:002010-12-01T23:25:39.923-02:00Comandante, muito interessante a matéria. Já ouvi ...Comandante, muito interessante a matéria. Já ouvi dizer que a antiga VASP gostava de realizar a instrução de seus pilotos no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre por ser um aeroporto pouco movimentado e que a aeronave ficava realizando toques e arremetidas. É verdade que empresas possam realizar seus treinamentos dessa forma sem ser em vôos padrões? Grande abraço, Antonio ArcoverdeAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-72692009711212458832010-12-01T22:28:04.481-02:002010-12-01T22:28:04.481-02:00Parabéns pela carreira, Beto !!
É sempre muito bo...Parabéns pela carreira, Beto !!<br /><br />É sempre muito bom lembrarmos de quando, como e onde começamos.<br /><br />Grande abraço!!<br /><br />CestaroAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-66296359516747842812010-12-01T21:30:34.426-02:002010-12-01T21:30:34.426-02:00Caro Metal, não sou instrutor nem checador. Geralm...Caro Metal, não sou instrutor nem checador. Geralmente as empresas seguem a lista de "senioridade" na empresa, ou seja, vai convidando para estes cargos os mais antigos, caso eles tenham, na opinião ca Chefia, o "perfil" para o cargo. Onde trabalho, ainda não sou antigo o suficiente para ser instrutor. Na "velha Varig" eu dei instrução e fui checador no 737-200 e instrutor no 737-300. Mas de certa forma, todo o comandante é um instrutor, ainda que o copiloto eventualmente aprenda a como NÃO ser, como NÃO agir em determinadas situações. <br /><br />Luc Saldanha, no Bandeirante da Rio Sul eu tina 20 anos e no A-300, 22 anos. Realmente comecei cedo.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-19674216110607943182010-12-01T21:17:00.142-02:002010-12-01T21:17:00.142-02:00Que novinho... Vc. começou com 14 anos?Que novinho... Vc. começou com 14 anos?Luc Saldanhahttps://www.blogger.com/profile/09988279483024151884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-42690412456528151842010-12-01T19:32:16.635-02:002010-12-01T19:32:16.635-02:00O senhor é comandante instrutor na empresa que tra...O senhor é comandante instrutor na empresa que trabalha?Unknownhttps://www.blogger.com/profile/00134395695167106268noreply@blogger.com