tag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post3555808267048229660..comments2023-07-25T09:43:33.194-03:00Comments on Beto Carvalho: D.M.Roberto Carvalhohttp://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-78820324915899898722011-10-13T19:19:37.190-03:002011-10-13T19:19:37.190-03:00Mariel Fonseca, quando fazemos uma aproximação em ...Mariel Fonseca, quando fazemos uma aproximação em condições adversas, enquanto estou na aproximação, estou confiante que tudo vai dar certo. Mas aí pode chegar um momento em que eu posso temer que algo vá dar errado, ou ainda que alguma regra da empresas, ou regulamentos de tráfego aéreo, ou limitação do avião será violada, então neste momento é só arremeter. Simples assim, embora já tenha efetuado pousos em que depois de parar o avião eu pensei que teria sido melhor não ter pousado. Quanto mais horas de vôo, mais fácil encarar situações difíceis, e também, mais fácil evitá-las.<br />Marco Soares, tem sido cada vez mais raro alguém pedir para voar na cabine. Pelo visto os passageiros já sabem que é proibido. As visitas acontecem, mas sempre em solo, de preferência no momento do desembarque. Se vc um dia voar o 737 aqui no Brasil, quem sabe não estaremos juntos na cabine de comando? <br /><br />Um abraço, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-11805193104787030072011-10-12T18:22:39.797-03:002011-10-12T18:22:39.797-03:00Comandante, hoje em dia é normal as pessoas pedire...Comandante, hoje em dia é normal as pessoas pedirem para entrar no cockpit da aeronave? para tirar fotos, ou até mesmo acompanhar o voo do "jump-seat"?<br /><br />Tenho 14 anos e sonho em um dia estar no aeroclube fazendo meu curso de PP :)<br />Abraços, Marco Soares.Marco Soaresnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-31779970706044173382011-10-09T17:50:32.624-03:002011-10-09T17:50:32.624-03:00Comandante, vi no Youtube um pouso do cmte. Telmo ...Comandante, vi no Youtube um pouso do cmte. Telmo no DVD da Just Planes, que só de assistir me deu um frio na espinha (pode ser visto no Youtube aqui: http://www.youtube.com/watch?v=sU1iU27nPwA. É um pouso em Navegantes, que já tem uma pista curta, com muita chuva, visibilidade muito ruim e que no entanto o pouso sái perfeito. Acho impressionante o avião conseguir se manter em linha reta com a pista encharcada desse jeito, na velocidade em que toca a pista.<br /><br />Esse tipo de condição ou condição um pouco pior lhe dá algum temor ou lhe faz imaginar que seria melhor que essa etapa tivesse sido do colega? Ou depois de tantos anos já se encara isso com naturalidade?<br /><br />Não sei se a comparação é válida, mas mesmo depois de quase 10 anos dirigindo automóvel diariamente, continuo com medo de dirigir sob chuva forte, principalmente a noite. Faço o possível para evitar, por não me sentir seguro. Me sinto na iminência de um acidente.<br /><br />Um abraço,<br /><br />Mariel FonsecaMariel Fonsecanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-68915233968114322772011-10-09T09:48:55.329-03:002011-10-09T09:48:55.329-03:00Agradeço comandante. Se o senhor for escalado para...Agradeço comandante. Se o senhor for escalado para SBMK me avise por gentileza em limaprv@hotmail.com que irei ao aeroporto acompanhar o pouso e, se possível conhecê-lo. Se o senhor tiver algum material sobre a operação de boeing e sobre o aeroporto de montes claros e puder enviar ficarei grato.Leandro Avantihttps://www.blogger.com/profile/04434088091868062530noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-84142666962509534692011-10-08T15:32:02.591-03:002011-10-08T15:32:02.591-03:00Caro Leandro, de fato Montes Claros não possui ILS...Caro Leandro, de fato Montes Claros não possui ILS, aliás, possui apenas um NDB que permite procedimentos de aproximação somente para a pista 30, ou sejaa, pousos no sentido oeste. Os procedimentos baseados em um NDB não permitem a descida por instrumentos até muito próximo da pista, então frequentemente os pilotos não conseguem condições visuais para prosseguir no pouso. No caso a visibilidade para se operar um Boeing deve ser de pelo menos 3.600 metros e o teto (altura das nuvens) de pelo menos 900 pés. Se for para um avião menor, e portanto provavelmente menos veloz, a visibilidade pode ser de 2.000 metros, e até de 1.600 metros para pequenos aviões. Isso explica o porquê de um ATR 42 conseguir o pouso e um Boeing não. Além disso, caso o vento esteja soprando de leste, portanto com a pista recíproca em uso, a 12, não há procedimento de aproximação por instrumentos, apenas aproximação visual. Certa vez eu ia fazer este voo, mas o voo foi cancelado, justamente devido às condições meteorológicas. <br />Acho os aviões da Embraer fantásticos. Nunca viajei no 191/195, mas já visitei o interior e a cabine de comando. Show,de máquina, parabéns para a Embraer. Não busco novas experiências neste momento da minha vida. É claro que eu gostaria de voar um avião maior, de preferência um 747-400, mas aí depende do patrão adquirir um. Não tenho vontade de voar no exterior. Quem sabe uma mudança no futuro? Tenho 46 anos de idade, talvez com 53 eu queira algo diferente. <br />Finalmente, acredito que num futuro próximo a Gol substituirá na Web os 737-300s pelos NGs.<br /><br />É isso, um abraço, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-12064852680680176912011-10-07T03:17:53.608-03:002011-10-07T03:17:53.608-03:00Agradeço muito as palavras comandante. Moro em Mon...Agradeço muito as palavras comandante. Moro em Montes Claros MG e desde o início do ano há muitas frequências da GOL por aqui, que as vezes são operadas pelos -800 da GOL ou pelos que o senhor gosta, os -700 da varig, além de embraer 190 e ATR 42 da TRIP. Tenho outra dúvida. Como o trecho passou a ser operado pela GOL há pouco tempo e creio que o aeroporto não dispõe de muitos recursos como ILS por exemplo, observei muitas arremetidas e até retorno da aeronave ao aeroporto de confins/MG. No início da operação isso é comum? Como se os pilotos tivessem "acostumando" com os procedimentos? O que o senhor acha do EMBRAER 190? Já teve oportunidade ao vivo ou em simulador? O senhor busca novas experiências ainda na carreira, aeronaves maiores ou menores? Voei de EMB190/AZUL e 737-300/Webjet e me senti muito mais seguro e confortável no embraer. Os 737-300 da WEB serão muito úteis na GOL ou descartados para aquisição dos SFP? Um abraço.Leandro Avantihttps://www.blogger.com/profile/04434088091868062530noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-3809983180356068602011-10-07T00:43:43.341-03:002011-10-07T00:43:43.341-03:00Por falar em barba olhem esse comandante da gol ht...Por falar em barba olhem esse comandante da gol http://i323.photobucket.com/albums/nn458/ederbilck/EsteocmteRamonmeuamigoGenteboa.jpg<br /><br />Um bonus<br />[IMG]http://i323.photobucket.com/albums/nn458/ederbilck/PQAAAGaPqSJtgBO-vVrJ-fabf0aUbiip5QigloNsOehFia7n9hyqkF7uCU8At9xUFhaI_rQt_liCx0VYxG2rex42XkAAm1T1UDFNn9CSCIaBY5nvFsTdYWgDKhL9.jpg[/IMG]<br /><br />http://i323.photobucket.com/albums/nn458/ederbilck/PQAAAGIGlF5_uRzL0YnzeyRn94LNImZ5aDIwniCfHGznWNkzlax0BNmOy6Rgiq7yXvRwRV67jmFlLCkojH6DtbrQgqwAm1T1UM1Ob79t5L8LgNCEM9Z2E7JtF6im.jpg<br /><br />[IMG]http://i323.photobucket.com/albums/nn458/ederbilck/PQAAAOjeHukozbdN60lZvGbB1b311kDFugyr9z5MkC-QJU41x2TBUZud9UYhp8p6e3eYpRqTkkLgQYUQyQKOFMkop7AAm1T1UN5gZJ67r7meRWWfgenkTKDjqCEH.jpg[/IMG]VS REPRESENTAÇÔEShttps://www.blogger.com/profile/00723378266621691015noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-69507879271538315892011-10-05T12:13:42.662-03:002011-10-05T12:13:42.662-03:00Caro Leandro, se tem um aeroporto que eu não gosto...Caro Leandro, se tem um aeroporto que eu não gosto de estar é o do Galeão no RJ. Lá as coisas não funcionam direito, há uma tendência a atrasos nos voos, falta condução, enfim, é um aeroporto que se eu pudesse eu não ia nunca. Meteorologia, seja nevoeiro ou fortes chuvas fazem parte da profissão, não devemos nos aborrecer com isso. Com relação aos aviões, eu não vejo diferença entre eles, quando são da mesma "série". Aliás, de um dia para outro eu logo esqueço o prefixo do avião que eu voei. Há colegas que gostam de um ou outro, mas para mim é tudo igual. A diferença é se é 700, 800 ou SFP. no 800 normal, é mais comum estarmos no peso máximo de decolagem (o motor é menos potente) então na corrida de decolagem e subida fica nítido que o avião está "pesadão", parece que falta potência. O SFP seria a mesma coisa, mas como o motor é mais potente, raramente estamos no peso máximo. Talvez por ter voado muitos anos o 737-200 e o 300, o meu preferido é o 700. Menor, mais "arisco". <br /><br />Caro Jorge Henrique, realmentehá um excesso de utilização de APUs. O ideal seria que os aeroportos tivessem unidades fixas (acopladas aos "finguers") de ar condicionado e fonte externa. Mas não é o que acontece, e o pior, frequentemente estas unidades portéteis esão inoperantes ou são em pouca quantidade, então a solução é o APU. Em muitos aeroportos no exterior o uso do APU só pode ser utilizado pelas aeronaves estacionadas até 3 minutos após o estacionamento e somente 5 minutos antes da partida dos motores. Para isso, nestes aeroportos tem que ter uma eficiência na disponibilização de unidades portáteis.<br /> <br /> É isso, abçs, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-428760841794805442011-10-01T14:05:03.532-03:002011-10-01T14:05:03.532-03:00Comandante, Beto, sou fã do seu blog e de aviação ...Comandante, Beto, sou fã do seu blog e de aviação e gostaria de tirar uma dúvida: Não sairia mais barato e poluiria menos o meio ambiente, além de reduzir o barulho na rampa, se os principais aeroportos dispusessem de energia e ar-condicionado de solo p/ conexão nos aviões e para a partida algumas LPUs? Noto que aqui no Brasil há um excesso de utilização da APU, é muito barulho nos pátios de Guarulhos e Congonhas por exemplo.Jorge Henrique de Souzanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-53962436018461502922011-09-30T14:20:10.865-03:002011-09-30T14:20:10.865-03:00Comandante, sempre estou por aqui pois admiro muit...Comandante, sempre estou por aqui pois admiro muito suas histórias. Gostaria de saber se existe algo que chateia o comandante na preparação para vôo tipo "ah vamos ter que pousar em determinado aeroporto, o pouso lá é complicado", ou se está clima chuvoso, e se um avião da mesma série, dentro da mesma empresa tipo 737-800 da gol tem muita diferença entre eles e o que os pilotos pensam disso tipo tal prefixo é lerdão, outro muito barulho, tem o redondinho essas coisas. Um forte abraço.Leandro Avantihttps://www.blogger.com/profile/04434088091868062530noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-42449126167548548182011-09-29T16:17:13.507-03:002011-09-29T16:17:13.507-03:00Caro Carlos Eduardo, diria que dirigir um ônibus d...Caro Carlos Eduardo, diria que dirigir um ônibus doente é mais difícil que pilotar um avião. O avião além de ter uma série de automatismo ainda pode ser pilotado por dois pilotos ao mesmo tempo, além do fato que lá em cima não há buracos, imprudentes, etc e tal. Gosto de tudo que é relacionado a transportes: aviões, barcos, caminhões, ônibus, lanchas, submarinos, tratores, trens etc. <br /><br />Caro Diego Pablo, cada empresa possui uma política em relação a barba/bigode. Na Varig, até não muitos anos atrás, não era permitido o uso barba, apenas bigode. A alegação era de que em caso de uso de máscara de oxigênio por parte dos tripulantes, a barba não apenas poderia impedir uma perfeita vedação da máscara no rosto, mas também a própria gordura existente nas barbas poderia ser prejudicial ao uso de oxigênio. Mas chegou um dia que essa restrição acabou, e muitos pilotos passaram a cultivar a barba. É claro que deve ser uma barba bem feita, sem excessos. Hoje, na Gol, é permitido barba e bigode, e eu observo uma flexibilidade bastante grande, quero dizer, o que para mim parece uma "barba por fazer", virou uma estilo. Tá "tranquilo", como dizem os mais jovens. Cada empresa tem uma regra, cada patrão gosta de um jeito. <br /><br />Caro Tiburcio, não há muito a ser comentado. Lí o livro do Ivan Sant'ana e gostei muito. Os "buracos negros" ainda existem, o GPS está presente na maioria das aeronaves, o TCAS deve permanecer ligado, alguns preferem voar uma ou duas milhas deslocados à direita do eixo da rota, o nível de inglês dos controladores não deve ter melhorado muito. Naquela época eu estava na "nova Varig" que tinha sido recém adquirida pelo "Chinês", assim ainda não conhecia o pessoal da Gol. Na minha opinião o grande causador do acidente foram os pilotos do Legacy, que estão muito bem, tocando suas vidas nos EUA. <br /><br />Abraço a todos, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-32106227226767684002011-09-29T15:42:09.411-03:002011-09-29T15:42:09.411-03:00Prezado Comandante!
Cinco anos atrás tinhamos a c...Prezado Comandante!<br /><br />Cinco anos atrás tinhamos a colisão do Legacy com o Boeing. Algum comentário a respeito? É possível falar a respeito do buraco negro na amazônia, as operações padrão dos controladores pós acidente e seu impacto no planejamento de vôo e por último se conhecia o pessoal da Gol. <br />Abraços,tiburciohttps://www.blogger.com/profile/00139042577068182173noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-2215151460870767952011-09-29T09:31:30.228-03:002011-09-29T09:31:30.228-03:00Oi Beto, sou mais um desses que sonha em trabalhar...Oi Beto, sou mais um desses que sonha em trabalhar na linha aérea, e queria te perguntar algo. Como costuma ser a política das empresas em relação aparência; mais especificamente, barba e bigode?<br /><br />Tenho a pele sensível e se fizer a barba todos os dias fico cheio de irritações. As companhias aceitam pilotos com barba visível mas bem aparada? E se for apenas bigode? Conhece algum colega que tem dificuldades em relação a isso?<br /><br />Abraço e bons voos!Diego Pablohttp://www.diegopablo.com.brnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-54009076189930170702011-09-28T14:20:41.020-03:002011-09-28T14:20:41.020-03:00opa cmte,
eu passei uma semana com uma puta febre...opa cmte,<br /><br />eu passei uma semana com uma puta febre e nariz entupido, e mesmo assim consegui a ir 3 aulas do teorico de pp. Seu post era exatamente o que eu estava me perguntando durante esta semana. Coisa chata essa febre, aqui resolveu na base da vegetacil.<br /><br />um abraço.Athosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-37417186561774963762011-09-26T22:13:12.076-03:002011-09-26T22:13:12.076-03:00Sei bem o que é trabalhar doente, nada pior. Sou m...Sei bem o que é trabalhar doente, nada pior. Sou motorista de ônibus de turismo de alto padrão e 3 semanas depois de ser promovido para dirigir o Panorâmico DD da Marcopolo, que é o que se tem de melhor em ônibus rodoviário (é o 747 dos ônibus, hehehe, é igual a esse aqui: http://s0.flogao.com.br/s61/2007/11/02/10/117541557.jpg), amanhci já doente, com a garganta seca, sintoma de gripe a vista. A tarde já estava bem pior, quando saímos, com 46 passageiros, um guia, um auxiliar e o segundo motorista. No caminho, partindo de Salvador p/ Porto Seguro, que dá uns 730 KM, só fui piorando. Minha sorte é que essa rota fazemos sempre com dois motoristas, por levar cerca de 10 horas. Não aguentei dirigir nem 3 e entreguei pra o colega.<br /><br />Foram 3 dias de febre, tosse, garganta doendo, coriza, um inferno. Dei graças ter um colega pra dirigir no meu lugar, por que dificilmente teria dado pra seguir viagem do jeito que estava. É muita responsabilidade, trafegar nessa condição com 50 vidas e um patrimônio de cerca de 700 mil reais.<br /><br />Imagino o senhor com mais de 100 passageiros e um avião que vale milhões. É muita responsa. Adoro seu blog, um abraço.<br /><br />Carlos Eduardo.Carlos Eduardonoreply@blogger.com