tag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post6473650244809466602..comments2023-07-25T09:43:33.194-03:00Comments on Beto Carvalho: TCAS sobre UberlândiaRoberto Carvalhohttp://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-6034651066674689742011-11-14T14:01:30.330-02:002011-11-14T14:01:30.330-02:00Quem continua fazendo a manutenção dos F-100 é a T...Quem continua fazendo a manutenção dos F-100 é a TAM, viu?<br />http://www.youtube.com/watch?v=JdSOhYbvkcM&feature=player_embedded<br />BrunoQueiroz_Macapá-APAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-54857021020750091682011-11-06T17:43:44.109-02:002011-11-06T17:43:44.109-02:00Olá Camila, eu não vejo nenhum problema no Fokker ...Olá Camila, eu não vejo nenhum problema no Fokker 100, acho que é um excelente avião. Nestes anos que a Oceanair/Avianca tem operado o F-100, você por acaso ouviu falar em algum problema com eles? Eu não. O problema na época (e que infelizmente manchou a reputação dele) nunca foi do avião, mas da empresa que os possuia e sua "política operacional. Quanto a Anac, tenho ouvido que tem fiscalizado bastante as empresas, e hoje a quantidade de documentos que as empresas precisam enviar à Anac é enorme. Não tenho muita simpatia pela Anac, mas devo admitir que nesta questão eles estão fazendo o trabalho deles, pelo menos no que diz respeito a fiscalização das grandes empresas aéreas.<br /><br />Caro Leandro, andei pensando e conjecturando e não consegui encontrar uma razão para o seu "avistamento". Uma pane de trem de pouso junto com um desvio de rota? Uma dificuldade de subir devido a falha de motor, mais uma pane no trem de pouso e um desvio de rota? Não sei não...<br /><br />Abraços, Roberto..Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-87066339816580622812011-11-03T15:21:34.290-02:002011-11-03T15:21:34.290-02:00Comandante, boa noite. Sei que não tem a ver com o...Comandante, boa noite. Sei que não tem a ver com o post mas essa semana passada observei uma aeronave aparentemente boeing sobre a região do arouche, no centro de são paulo voando a baixa velocidade e altura e o que mais me chamou a atenção era que o trem de pouso estava estendido. Fiquei sem entender o motivo. O senhor imagina qual era o procedimento que ela estava realizando? Um abraço e sucesso.Leandro Avantihttps://www.blogger.com/profile/04434088091868062530noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-48912426123009475462011-11-02T21:14:31.983-02:002011-11-02T21:14:31.983-02:00Eu fico mais confortável e me sinto mais seguro em...Eu fico mais confortável e me sinto mais seguro em voar num F100 do que em um Airbus... a história fala por si.<br /><br />Sem contar que o ronco dos rr-tay são lindos!Eduardohttps://www.blogger.com/profile/13688040161506637763noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-58999801061206184762011-11-02T13:14:54.761-02:002011-11-02T13:14:54.761-02:00Olá Cmdt! Vom hoje perguntar sobre o fokker 100. S...Olá Cmdt! Vom hoje perguntar sobre o fokker 100. Sabemos que essa aeronave é muito mal vista no Brasil. Já as vi sendo chamadas de "kombi dos ares" e até de "caixões voadores". Dá pra entender os apelidos pejorativos já que o histórico dessas máquinas no Brasil não é nada bom... Hoje, sabemos que uma empresa ainda opera esses aviões e até mudou o nome deles para não assustar os passageiros rsrsrs. Minha pergunta é se o senhor acha realmente seguro voar de fokker 100 no Brasil hoje ou os acidentes do passado foram causados por problemas já superados ou não enfrentados pela Avianca? Também queria saber se operar aviões muito antigos (como é o caso das empresas de aviação econômica no Brasil) pode acarretar alguma falha de segurança e se a ANAC fiscaliza corretamente a manutenção dessas máquinas. Pode ser bobeira minha, mas sempre fico um pouco insegura quando viajo em um desses aviões que aparentam estar sucateados, mesmo sabendo que o que importa é a manutenção interna. AbçCamilahttps://www.blogger.com/profile/17702604575832024251noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-89792925061394579982011-11-01T08:13:09.204-02:002011-11-01T08:13:09.204-02:00Neste caso, falha operacional foi uma falha dos pi...Neste caso, falha operacional foi uma falha dos pilotos em reconhecerem o aeroporto correto. O que causou isso? Pressa, distração, não ter feito o procedimento por instrumentos, um mau briefing ou mesmo não ter efetuado um briefing, etc... Em Teresina há de fato um aeroporto próximo e bem parecido, que pode causar confusão aos pilotos. Não sei como funciona na Azul, mas em outras empresas, há nas cartas de pouso de Teresina um alerta para que os pilotosa não confundam um aeroporto do outro. Pousar no aeroporto errado não é novidade na aviação comercial, aqui no Brasil, entre outras ocorrências devido a "falhas operacionais", Araguari já foi confundido com Uberlândia, Guarapari com Vitória e Lagoa Santa com Confins. Já entre Escrevi sobre este assunto na estória "Um certo comandante Pê", no começo de 2009<br /><br />Um abraço, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-39742919481827584222011-10-31T19:04:44.175-02:002011-10-31T19:04:44.175-02:00Olá Comandante,
Estou surpreso com a notícia publi...Olá Comandante,<br />Estou surpreso com a notícia publicada hoje (31/10) no Yahoo notícias, veja:<br /><br />Uma aeronave da companhia Azul, que fazia o trecho entre Fortaleza e Teresina do voo 9136, pousou ontem no aeroporto errado. Em aproximação para o Aeroporto Senador Petrônio Portella, no Piauí, acabou pousando no aeroporto privado Timon/Domingos Rego, no Maranhão.<br /><br />Segundo a companhia, os dois aeroportos estão separados por seis quilômetros de distância e o equívoco foi causado por uma falha operacional. Uma vez percebido o problema, a tripulação prosseguiu viagem, decolando de Timon e pousando minutos depois no Piauí. O atraso na chegada foi de 20 minutos em relação ao horário previsto.<br /><br />Posteriormente, o voo 9136 prosseguiu normalmente em sua programação, decolando rumo à São Luiz do Maranhão, Belo Horizonte e Campinas. Os possíveis fatores que contribuíram para esse evento estão sendo apurados pela Azul, segundo comunicado divulgado pela empresa. <br /><br />Como sou leigo gostaria de saber o que significa "falha operacional"?<br /><br />Abraços, <br />WalterWalter Valeff Jr.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-71322094432955989482011-10-28T14:06:50.958-02:002011-10-28T14:06:50.958-02:00Caro Eduardo, as aeronaves podem voar até 2 milhas...Caro Eduardo, as aeronaves podem voar até 2 milhas à direita do eixo da rota sem necessidade de solicitar ou informar o controle de tráfego aéreo, é o Strategic Lateral Offset Procedure (SLOP).<br /><br />Caro Mário, você tem razão, o TCAS deveria ser ligado automaticamente ao iniciar a corrida de decolagem. Quem sabe em breve os equipamentos serão assim.<br /><br />Caro Denilson, gostaria que você tivesse razão, mas sinceramente, não acredito que a Gol vá fazer voos intercontinentais. <br /><br />Um abraço, Roberto.Roberto Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/08486446669002347239noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-30404824391053690042011-10-28T10:37:15.666-02:002011-10-28T10:37:15.666-02:00Bom Dia Comandante!!
A algum tempo acompanho seu ...Bom Dia Comandante!!<br /><br />A algum tempo acompanho seu blog já li todas as postagens, que são ótimas por sinal!<br />o SR. acha que com a compra da webjet a gol pode fazer voos intercontinentais visto que a web ja cobre parte da malha nacional?<br />um abraço!!denilson antoniohttp://www.twitter.com/denilson_roadienoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-14535268120961596522011-10-27T17:45:39.099-02:002011-10-27T17:45:39.099-02:00Comandante Beto
Algo que não consigo entender é a ...Comandante Beto<br />Algo que não consigo entender é a possibilidade do TCAS ser desativado manualmente pelo piloto como no fatídico acidente da Gol.Pela importância do sistema para segurança do vôo não seria lógico que o TCAS ficasse ativo permanentemente sem possibilidade de desligamento manual em todas as aeronaves?<br />Um abraço e parabéns pelo blog<br />MárioMarionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-48620965606432526232011-10-27T02:08:02.551-02:002011-10-27T02:08:02.551-02:00Comandante, há algum problema com o controle de tr...Comandante, há algum problema com o controle de tráfego em voar 2º ou até 3º a direita da rota?Eduardohttps://www.blogger.com/profile/13688040161506637763noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6534926304182161592.post-67019924784794440822011-10-27T02:06:40.139-02:002011-10-27T02:06:40.139-02:00Este comentário foi removido pelo autor.Eduardohttps://www.blogger.com/profile/13688040161506637763noreply@blogger.com