Quando entrei na Varig, um dos comandantes que voava o Electra há anos era o Cmte Pê (vamos chamá-lo assim). Na época ele devia ter 55 anos e cabelos completamente brancos. Voando o mesmo avião há anos, ele conhecia tudo de Electra, e olha que este era um avião cheio de detalhes técnicos que tínhamos que saber. Pesos, temperaturas máximas dos motores em vários regimes de potência, ângulos das hélices, sistemas e procedimentos. Além disso, ele tinha fama de ficar fazendo perguntinhas aos co-pilotos e mecânicos de vôo, testando assim o conhecimento da tripulação. Por isso, apesar de me manter em dia com os estudos, torcia para não voar com ele. Ele tinha uma voz anasalada, e principalmente para seus alunos/co-pilotos, dizia frases hilárias! Teve um aluno, vamos chamá-lo de Eme, que teve que aguentá-lo durante a instrução. Eme estava pilotando quando avistavam urubus à frente, então o Cmte Pê falava: -Olha os corvos Eme, olha os corvos, vai bater! Nas aproximações para pouso, há um equipamento chamado VASIS, que colocado próximo à pista emite feixes de luzes, que, quando o avião está se aproximando abaixo de uma rampa considerada ideal, se tornam vermelhas. Pois o Eme estava se esforçando na pilotagem para pouso no Santos Dumont, e seu instrutor começava a exclamar: - Ô Eme, esta sua aproximação é comunista pois você está do lado esquerdo (do eixo da pista) e está tudo vermelho! No Electra havia ajustes de potência e o maior deles era chamado de METO POWER. Então, em vôo nivelado o Cmte Pê dizia ao aluno: - Acho bom colocar um pouco mais de potência. Alguns segundos depois um novo alerta: - Agora é necessário mais potência! O aluno se esforçando e em seguida com a voz anasalada ele começava a falar: - Agora nem com METO POWER, nós vamos cair! Que exagero... A última frase era na curta final para pouso, quando a poucos segundos para o toque na pista ele começava a dizer: - Ô Eme, você já avisou o “flight” (o mecânico de vôo) que nós vamos pousar na grama? Porque eu já estou sabendo! Ele era uma figura, e seus alunos tinham que ter uma paciência do tamanho do Electra! Alguns anos depois ,este comandante Pê foi voar o Boeing 737 ,e durante a instrução, quando ele era o aluno e voava com um comandante-instrutor, cometeram um engano e pousaram no aeroporto de Lagoa Santa em vez de pousar em Confins/MG. Lagoa Santa é um aeroporto militar cuja pista fica bem próximo à pista de Confins, não sendo tão difícil fazer confusão. Claro que uma coisa é achar que é e perceber que não é, e outra coisa é só perceber depois do pouso! Este tipo de erro já ocorreu algumas vezes. Um Boeing da FAB pousou em Araguari ao invés de Uberlândia, um F-100 da TAM pousou em Guarapari e não em Vitória, a Transbrasil já teve um episódio semelhante e a Vasp provavelmente também. Pois após o pouso em Lagoa Santa, ao se aproximarem do pátio de estacionamento e avistar soldados da Aeronáutica armados, o Cmte Pê exclamou: - Agora o pessoal da equipe de limpeza está usando fuzil! Ao se darem conta do engano ele efetuou contato rádio com a empresa pedindo que confirmassem se ele então estava demitido naquele momento ou se estava autorizado a concluir o vôo até Confins. Claro que não houve demissão. A chefia de pilotos, além de compreensiva, era também bastante condescendente. Em 1990 eu tive o prazer de voar o B-737 com ele, sendo seu co-piloto em mais de uma programação. Na verdade, o Cmte Pê era um cara bem legal, simpático, um bom piloto, engraçadíssimo e acima de tudo um grande coração. Após voar com ele eu voltava para casa sempre cheio de casos para contar. Tentando imitá-lo com a voz anasalada, reproduzia as estórias que ele me contava em vôo sempre com muito bom humor. Minha mulher morria de rir!
Aconteceu em 9 de dezembro de 2019: Acidente com um C-130 da Força Aérea
Chilena a caminho da Antártica
-
Em 9 de dezembro de 2019, a aeronave de transporte militar C-130 da Força
Aérea chilena, caiu na Passagem Drake, durante a rota para a Base
Presidente Ed...
Há 3 horas
Cmte, seu blog é uma das coisas mais fascinantes que eu já esbarrei pela internet, desde muleque sonhava em pilotar aviões e até hoje brinco de vez em quando em simuladores, acabei virando arquiteto, mas são leituras como estas que alimentam cada vez mais os sonhos de todos nós... li todos os artigos e apenas uma expressão... 5 estrelas!!! Keep posting!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRaxei de rir na parte dos fúzis...
ResponderExcluirSe eu voasse com alguém do tipo Cmte. "Pê" eu raxaria de rir o voo todo!!
Como sempre superando as espectativas nos post comando!!
Ahh!! Escreví pra você três piadinhas de aviação que conheço, não sei se já as conhece: http://thiagoczigler.blogspot.com/2009/11/piadinhas-para-cmte-roberto.html
Grande abraço!
Deus abençoe
Thiago Czigler
Eu lembro dele, era uma figura com o pessoal da manutenção também. Vivia falando da Beta Light não acendendo, que era pra ir logo pegar o balde e lavar os porta-escovas.. hehehe. Eu ainda não escrevi do Lott, tá faltando tempo, mas eu te aviso. Abraço
ResponderExcluirBeto, coloquei um filme antigo da manutenção dos Electras na madrugada e citei vc. Dá uma olhada lá. http://www.avioesemusicas.com/aviacao/a-manutencao/
ResponderExcluirAbraço
Muito bom esse video lito, tbem acompanho seu blog aciduamente claro sem falar do blog do nosso ilustrissimo comandate roberto, quem sabe um dia ganho um jump hehehehhe
ResponderExcluirParabéns Lito, muito legal o vídeo, uma verdadeira relíquia. Roberto.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirComandante Carvalho, se não se lembra, voamos há umas três semanas, não lembro bem pra onde, meu nome é Karolina Sobral. No momento, estou sem fotos no meu blog, mas enfim...
na real, eu quero dizer que adorei as histórias que li aqui (2), quando eu tiver mais tempo, leio as outras.
Esse Cmte "P"... engraçado demais! Dei gargalhada aqui no hotel. Muito bom! Muito bom! te vejo por aí.
Bons vôos!
Oi Karol, tudo bem? Continue acompanhando o Blog, qq. dia nos encontramos. Abç Carvalho
ResponderExcluir