sexta-feira, 17 de maio de 2013

Salve Jorge!

Em 2004 a novela do momento era Celebridade, que em sua última semana, atiçava a curiosidade de boa parte dos brasileiros com o mistério de quem havia matado o tal do Lineu Vasconcelos, personagem interpretada pelo ator Hugo Carvana.  Na noite do último capítulo eu estava decolando de Frankfurt com destino a São Paulo e junto com boa parte da tripulação, curioso para saber o desfecho do folhetim.

Nestas travessias do Atlântico, há uma área entre Fortaleza e a Ilha do Sal onde os voos que se destinam à Europa se “encontram” com os que estão voltando ao Brasil. Usando uma frequência livre, uma frequência “ar-ar”, os pilotos trocam informações que podem ser importantes ou apenas para um breve bate papo. Aproveitei aquele momento para perguntar aos pilotos na frequência se alguém sabia quem tinha matado Lineu Vasconcelos.  A resposta veio rápida: - Foi a Cachorra! Sem demora eu informei aos comissários que a assassina era a Cachorra, apelido da personagem interpretada pela atriz Cláudia Abreu. Após o pouso dei as boas vindas aos passageiros e também a eles, revelei o mistério.

No ano passado, no final da novela Avenida Brasil, até o Operador Nacional do Sistema Elétrico teve que manter equipes de prontidão devido a um temor de apagões de energia no horário do último capítulo. A novela estava fazendo um enorme sucesso e seriam milhões de telespectadores ligados na telinha.

Nas últimas semanas da Avenida Brasil, quando a atriz Adriana Esteves alucinava o horário nobre e eu estava voando à noite, não deixava de  comentar sobre a novela em meus anúncios aos passageiros. Dizia que gostava de voar naquele horário quando a atmosfera costuma sem mais calma e o voo menos sujeito a turbulência, mas que, honestamente, eu preferia estar em casa acompanhando as travessuras da Carminha. Após o pouso, me despedia dos passageiros com um “oi, oi, oi”, reproduzindo o refrão da música tema da novela. Era um barato, os passageiros desembarcavam rindo e cantarolando o refrão.

Nesta semana mais uma novela chega ao fim; Salve Jorge, que começou insossa e agora está atingindo altos índices de audiência. Desde segunda feira que, voando no final da tarde ou à noite, eu insiro o tema nos meus anúncios.  Ontem, dia do penúltimo capítulo, decolei de Navegantes/SC com destino a Congonhas num voo curto e turbulento em função de mais uma frente fria atuando sobre os estados do Paraná e São Paulo. Pousamos um pouco antes das oito da noite e a caminho do local de estacionamento do avião, fiz meus comentários “novelísticos”.

Foi mais ou menos assim:  "Muito bem, mais uma vez bem vindos a São Paulo, um voo um pouco turbulento, é verdade, mas foi rápido e seguro. Olha, eu quero dizer para vocês que eu sou um cara que gosta de futebol, luta livre e motocross, mas tendo em casa duas filhas, além da minha mulher, acabei fisgado pela novela que está nos últimos capítulos. Agora não tem jeito, quero saber qual será o desfecho da Lívia Marini, do Russo e de toda a turma do mal. Então, para quem gosta do tema, me despeço com uma saudação especial: Salve Jorge!" A turma aplaudiu.


Já estacionado, a comissária me chamou pelo interfone dizendo quem alguns passageiros queriam saber se “esse cara era eu”. Emendei mais um breve anúncio dizendo que apesar de ROBERTO CARvalho ser parecido com o nome do “Rei”,  eu não era o cara, e que embora eu estivesse ligado na trama da Glória Peres, eu tinha era saudade da Carminha. Foram vários os comentários positivos no desembarque, os passageiros realmente curtiram aquele momento de descontração, me cumprimentando e se despedindo com um - SALVE JORGE!

24 comentários:

  1. Humanizando um pouco mais a aviação Brasileira... parabéns comandante pela sua atitude!

    ResponderExcluir
  2. Demorou mas chegou o novo "post"... Muito engraçado!!! “Salve Jorge!!!” e seja salva a filha da Morena!!! Grande abraço, Comandante.
    Sérgio (BH)

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostei mais da Carminha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sensacional Cmte! Eu detesto novela, mas nesse mundo cada vez mais chato atitudes como essa fazem falta!! Meus Parabéns! abs

    ResponderExcluir
  5. Ótimo caso comando! Faço das palavras do Eduardo as minhas, e acrescento que novela é um entretenimento que pode alienar as pessoas.. mas isso a TV já faz sozinha. Essa sua atitude é meio rara nos dias de hoje, seria um prazer eu estar em um vôo e ouvir isso.
    Lembrei de uma piadinha que uma comissária fez
    enquanto o vôo em que eu estava, estava esperando vaga no solo em Vitória, ela falou a temperatura e os agradecimentos como de costume, e acrescentou que o último passageiro que desembarcasse, limpava o avião. Risos ecoaram na cabine. Abraços

    ResponderExcluir
  6. ola mte. Muito legal mesmo. agora mudando um pouquinho de assunto, eu curto muito visitar a cabine apos o voo. antes era meio timido e justo quando criei coragem de começar a ir bater um papo com os pilotos (so cheguei a ir uma vez ate agora) o latino me apronta uma dessas... o que voce acha que muda daqui pra frente sobre o assunto? seria legal um post sobre isso. abraço e bons voos

    ResponderExcluir
  7. Tava na hora ja em cmte rsrs! Aguardava ansciosamente mais um post! Reforco tb a ideia do gabriel, um post sobre visitas ao cockpit! Bom voos e um otimo ceu de brigadero essa semana!

    ResponderExcluir
  8. Grande cmte !!! Embora nem sempre eu comente, estou sempre pro aqui aguardando novos relatos.

    Muito bom seu Blog, por favor, quando começar a escrever um livro, nos avise

    Abraço

    Alexandre Sturion
    www.flickr.com\sturion

    ResponderExcluir
  9. Quero passar o proximo "ultimo capitulo" em seu voo!

    ResponderExcluir
  10. Eai Betão!

    Mais um excelente artigo, não sou fã de novela, mas é muito atrativo este tipo de speech durante o voo.

    E se tiver um tempo comando, o convido para ouvir um podcast sobre aviação. www.aerocast.com.br

    Abraço!
    Athos G.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite comandante. Gostaria de saber se, com toda a tecnologia presente nas aeronaves, fora no momento de decolagem e pouso ou considerando que não haja nenhuma pane, ainda são feitas curvas e subidas/descidas no modo manual? Se Deus o livre houver uma pane de todos automatismos da aeronave, no braço, o que seria mais crítico durante o vôo? Abraço e bons vôos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leandro, cada vez menos se voo "na mão". A empresa até encoraja que os pilotos voem um pouco sem o piloto automático, justamente para não perdermos o "pé e mão". Nas saídas não é raro deixarmos para ligar o piloto automático somente a dez mil pés de altitude e também na aproximação algumas vezes desligamos a dez mil pés, embora na aproximação o piloto automático seja mais útil. A filosofia é ter mãos e olhos livres para melhor monitorar o voo e assim obter um melhor gerenciamento. Em caso de falha do automatismo de voo os pilotos vão ter que suar um pouco, mas vão conseguir. Sem dúvida a aproximação final, especialmente em caso de turbulência e voo por instrumento será a fase mais trabalhosa. Um abraço, Roberto.

      Excluir
  12. Comandante Roberto,vou pedir licença para hoje descordar um pouco do Sr.,novelas são extremamente nocivas à sociedade,pregam inversão de valores,anestesiam a alma das pessoas,fazem apologia a uma serie de coisas perniciosas,e tratam o povo no velho estilo de "circo e pão"! Sendo o Sr. um pai de família e com duas filhas em casa,pode estar certo que estas novelas nada de positivo tem a acrescentar a elas!! Tenho certeza que o Sr.com está inteligencia e este pendor para literatura tem coisas muito mais interessantes e produtivas a apresentar a seus passageiros do que ficar fazendo resenha destes nocivos folhetins eletrônicos,levado a efeito pela nossa mais poderosa e massificadora rede de comunicações!!
    De toda forma respeito sua opinião e sua opção (palavrinha da moda) televisiva,mas continuo afirmando pelo que aqui acompanho de seu intelecto que seus passageiros podem ter melhores e mais proveitosos speechs!!! Perdoe por discordar,de toda maneira aqui no blog o Sr. continua insuperável!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Walmir, você está coberto de razão; novelas são subprodutos de um verdadeiro lixo. E vou te contar um segredo: é só uma filha, o outro é um garoto que não assiste novela!
      Abç, Roberto.

      Excluir
  13. Hahaha, típico seu fazer esses comentários, falo isso pois voei com você e tive o prazer de presenciar um speech seu, bem divertido e que alegra o voo ainda por cima, palavras de quem é feliz pelo o que faz. Continue sempre assim meu camarada.

    Fugindo um pouco do assunto, quero pergunta sobre uma dúvida que me veio em mente.

    Um aluno prático de PP, já pode fazer um voo no jumpseat de forma legal? Ou somente um PP, já com brevê, ou PC, ou somente outro piloto da companhia? Qual é o requisito para poder voar no jumpseat?

    Grato.

    ResponderExcluir
  14. Caro Raphael, a verdade é que a rigor, a menos que seja funcionário da empresa, nem mesmo sendo piloto um passageiro pode voar no jump seat. E o pior é que depois do Latino/Tam, a coisa tá feia! Aí vc vai me dizer que certa vez o comandante Fulano de Tal levou não sei quem na cabine. Acredito. Atualmente para fazer a coisa errada tem que tomar muito cuidado para que não vaze. Emprego tá difícil. Pessoalmente, no começo eu sofria ao ter que negar um voo na cabine para um conhecido ou um piloto como vc, mas a gente se acostuma. É uma pena.
    Um abraço, Roberto.

    ResponderExcluir
  15. Caro Comandante.... A novela que entrou no lugar de Salve Jorge daqui uns dias vai acabar e o sr. ainda não escreveu outro Post...rsrsrsr. Estamos aguardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão, é que a vida tá corrida. Preciso escrever. Abç, Roberto.

      Excluir
  16. Uma ***** essa história do latino, já tava ruim, agora acabou. Antigamente perdi as vezes que entrei na cabine em voo, conversei com pilotos, bati fotos, só que era criança. Hoje, fazendo PP, que ia poder bater um papo legal com os pilotos, a regra é outra. Fazer o que, o mundo tá ficando cada vez mais burocrático... Sorte de que tem mais de 40 anos!

    ResponderExcluir
  17. Detesto novelas, mas adorei! E nunca dou sorte de pegar um voo com o senhor... poxa! :(

    ResponderExcluir
  18. Roberto,

    Quando voo é para levar uma seleção Brasileira por exemplo, há alguma escalação especial de tripulação?
    Você ja levou algum time de futebol?

    Curiosidade apenas,
    Grato Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rafael, na "velha Varig" quando o Ricardo Teixeira era o manda chuva da CBF, o comandante do voo era sempre o mesmo caso o voo fosse realizado de 737. É que este comandante em questão era amigo, ou pelo menos conhecido do Ricardo Teixeira. E este comandante por sua vez, conseguia "escolher" a tripulação que ia com ele. Se o voo fosse realizado em outro avião, geralmente o comandante era alguém da chefia. Não havia uma regra, mas se era 737, vc podia apostar em quem seria o comandante. Agora para os próximos voos em função da Copa das Confederações, eu não sei dizer, mas quase sempre é alguém da chefia, um dos mais antigos ou ainda um dos "amigos" do escalador. Eu nunca levei seleção brasileira, e não acho que tenha perdido alguma coisa, enfim... Abç, Roberto.

      Excluir