Foi-se o tempo em que podíamos contar com o "jeitinho" para resolver determinadas situações. Não apenas na aviação, mas em outras áreas também, e no próprio dia a dia de nossas vidas, cada vez mais temos que nos preocupar com os aspectos jurídicos de nossos atos. Um acidente ou mesmo um pequeno incidente em voo pode gerar uma enxurrada de ações contra a empresa, e até contra o comandante. Assim, atualmente o bom senso é seguir estritamente as regras!
Pouco tempo atrás surgiu uma situação em Brasília em que uma passageira grávida de sete meses queria embarcar para Manaus sem apresentar um atestado médico autorizando a viagem da gestante em cabine pressurizada. A passageira, acompanhada do marido, parecia estar muito bem, com uma barriga que eu não diria ser de sete meses. Eles estavam em "trânsito" e alegavam que no embarque em Recife ninguém havia pedido nada a ela e que por isso a empresa tinha que aceita-la para a viagem. Quando o pessoal do despacho me passou o problema, pedi a eles alguns minutos para pensar e tomar uma decisão.
Em outros tempos, talvez eu tivesse conversado com o casal e pedido que assinassem uma declaração isentando a empresa e a tripulação de qualquer responsabilidade caso algo acontecesse, seja com a passageira ou com seu bebê em gestação.
A regra da empresa permite que grávidas até a 27ª semana de gestação (seis meses) viajem apresentando apenas uma declaração que isenta a empresa e a tripulação de qualquer responsabilidade. Entre a 28ª e a 35ª semana (7 a 8 meses), além desta declaração é necessário o atestado médico. Entre a 36ª e a 39ª (nove meses incompletos) é necessário que a gestante esteja acompanhada de médico responsável e finalmente a gestante com 40 semanas de gestação só embarca se estiver acompanhada de médico obstetra, e que a viagem seja absolutamente inevitável.
Coincidentemente estava a bordo uma prima minha, que é médica pediatra, junto com seu marido, um cirurgião cardiologista. Pensei em pedir uma ajuda à eles, mas não seria justo envolvê-los naquela situação.
O pessoal do despacho não estava permitindo o embarque, quando então o marido puxou a esposa pelo braço e entrou no avião, dizendo que eles iriam viajar sim, e ainda desafiando quem ousasse desembarcá-los! Neste momento achei que deveria efetuar um contato com a empresa para expor a situação. Eu sabia qual seria a posição da empresa, e com isso obtive seu respaldo em minha decisão de chamar a polícia federal para desembarcar a passageira grávida, pois não parecia que o casal sairia de boa vontade. O voo já estava com um certo atraso, e todos os passageiros percebiam que algo estava errado. Conversei com os agentes da polícia e eles conversaram com o casal, que embora contrariados, acabaram desembarcando.
Aguardei que o casal saísse do avião e que a porta fosse fechada para fazer um anúncio aos demais passageiros explicando o que estava ocorrendo. Queria evitar que o casal pudesse, ao ouvir o meu anúncio, dizer que eu estava sujeitando-os a algum tipo de constrangimento perante aos demais passageiros. Assim, antes de dar a partida nos motores do avião, expliquei a todos o motivo da nossa demora, enfatizando que a recusa ao embarque da gestante visava a segurança dela e do bebê. Seguimos para Manaus num voo belíssimo.
Por isso eu digo, "dura lex, sed lex", a lei é dura, mas é a lei!
Vídeo: Mayday Desastres Aéreos - Voo Ethiopian Airlines 961 - Sequestro na
África
-
*Via Alessandro Nunes*
Há 4 horas
Lei foi feita para ser cumprida!
ResponderExcluirQuando o senhor virá ao Aeroclube de Brasilia para fazer algumas manobras comandante?
Abraço
Muito bom o seu blog comandante.
ResponderExcluirE gostaria de fazer uma pergunta.
Na aviação em geral existe o QI (quem indique), para ser contratado?
Obrigado.
Ederson e Vinícius, vou escrever sobre os primeiros voos de um copiloto.
ResponderExcluirFernando, o frio foi terrível, e só não foi pior pois meu primo que mora em Curitiba, passou no hotel e deixou uma sacola com uns casacos para eu usar. Junto com um comissário das antigas, saimos para uma cervejinha. Por conta do frio de lá estou com a garganta ruim e um pouco resfriado. Coisas da vida....
Mariel, ví o vídeo do Cmt Telmo. Eu voei com ele no 767.
Metal, é difícil uma chance para aparecer por Luziânia, então deixo que meu cunhado Gerard, e seua amigos Zequinha e Broda, ma representem enquanto isso.
Rafael, QI existe em todo o mundo corporativo. Não é fundamental, mas se alguém é amigo do "chefe" e leva uma indicação, com certeza a chance é maior.
Abçs, Roberto.
Incrível como o comandante tem poder dentro de um avião. Pode ser advogado, juiz, promotor, desembargador, deputado... Mas dentro do avião quem manda é o comandante e se não obedecer é Polícia Federal, correto?
ResponderExcluirAlguns poderão lhe chamar de arrogante, mas existem regras e elas foram feitas para serem cumpridas.
Belo causo comandante, um abraço.
Comandante, o pessoal da Hangar T6 (produtora nacional de DVDs de aviação) vai lançar em breve o DVD da Gol. O senhor tem informações a respeito, se já foi gravado? O sr. participou em algum dos vôos? Gostaria muito de ver um vôo seu do cockpit.
ResponderExcluirEu comprei o DVD deles da Azul Linhas Aéreas e estou ansioso pelo da Gol.
Parabéns pelo blog.Sendo uma pessoa bem informada quando tiver tempo de uma passada no blog do Clovis tambem muito interessante e útil.cloviscunha.blogspot.com.Você vai gostar e não esqueça de espalhar para os amigos pois pessoas inteligentes tem que estar sempre juntas.Roseane Freitas
ResponderExcluirPedro se eu sonhar que eles irão iniciar alguma filmagem e com o consentimento do comandante carvalho temos um bom motivo para encher a caixa de emails do t6 para fazer algumas pernas com o comandante carvalho rsrsrs
ResponderExcluirObrigado Cmte, no aguardo pelo post sobre os co-pilotos.
ResponderExcluirPeguei meu CEMAL hoje Cmte, foi super tranquilo, passei em todos os testes sem dificuldades e já o utilizei no Detran daqui do RJ, o CEMAL me isentou para os exames pois estou incluindo na minha CNH a categoria de moto.
Obrigado.
Grande Abraço
Pois é Ederson, no site deles está lá dizendo que em breve a Hangar T6 vai lançar um DVD da Gol 737-700 e 800 NG. Não sei se a filmagem já foi feita, espero que nosso comandante nos dê alguma pista. Ah e peço a deus para que ele participe também do DVD, seria simplesmente o máximo para esse blog que já é um sucesso.
ResponderExcluirPor falar em DVD Pedro, o cmte. Carvalho já escapou de aparecer nos dois DVDs da Varig que a Just Planes fez, no da Gol da Just Planes também, no DVD Boeing 777 Varig da Hangar T6 (acho que ele não vôou o 777), no Programa Voar do Edgard Mello Filho, não é possível que ele não apareça nesse novo DVD da Gol da T6.
ResponderExcluirComandante apareça, queremos lhe ver voando, apresentando o cockpit e os instrumentos do 737, enfim.
Faço parte da campanha "Cmte. Carvalho em DVD".
Cmte. Carvalho em DVD
ResponderExcluirHuhauhuahua, campanha é? Eu também faço parte, Cmte. Carvalho em DVD.
ResponderExcluirEu sou fanático por esses DVDs de aviação, tenho mais de 60 da Just Planes e 4 da Hangar T6. É a única forma hoje de se viajar no cockpit. Os DVDs são em boa parte muito bons.
ResponderExcluirTenho esse da Varig no Boeing 777 e também o do MD-11. Nesse do 777, um dos pilotos apresenta até o compartimento de eletrônicos abaixo do piso do avião. Isso com ele voando. Apresenta também o desonhecido pelos passageiros "sarcófago", o local de descanso dos tripulantes que a grande maioria dos passageiros nem sabe que existe. Enfim acho fantástico esses DVDs.
caro Mariel Fonseca
ResponderExcluirTem como colocar alguns trechos no youtube ?
Alê, já coloquei vários trechos e venho sempre colocando, cerca de 1 ou 2 por semana. Para acessar é www.youtube.com/user/caralegal6395 . Tem também uns pousos meus no FS2004, heheheh. Mas tem bastantes vídeos, inclusive uns da Hangar T6, Webjet e Azul. Ah e coloquei também um pouso do comandante Telmo arrasador em Curitiba.
ResponderExcluirOlhem esses videos aqui feitos pelo programa voar, esse DVD feito na gol é uma reliquia, vou dar um jeito para disponibilizar porque o programa voar não esta mais no ar, vou pedir autorização, este dvd é muito detalhado feito 100% na gol com os 800 e os 700, aqui deixo um petisco, se conseguir autorização coloco o link para baixar
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=kKgB1uoJffo
http://www.youtube.com/watch?v=UmFFD0ORw4Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ur_B0l_NF5Y
alias vou mandar um email para hangar t6 e perguntar quanto a esses novo video, qualque coisa bomabamos a caixa deles d emails.
Acabei de mandar um email para hangar t6 perguntando se as filmagens já iniciaram e é claro pedido para eles não deixar de fora o comandante carvalho, estou aguardando a resposta deles, deixei o endereço do blog.
ResponderExcluirPosto a resposta
Ederson
Ederson pode esse DVD sem remorso, por que já morri de tentar contato com o pessoal do Programa Voar pra comprar os DVDs e não consegui até hoje. Gostaria muito que você postasse esse e se tiver os do Cmte. Dantas ainda na Vasp, que é outro cmte. muito legal.
ResponderExcluirAlguém sabe se este video foi uma homenagem ao primeiro pouso como comandante após a promoção?
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=q79aWTwNrfY&feature=related
Ederson, reforcei seu pedido na Hangar T6, pedindo, caso as gravações ainda não tenham sido encerradas, para incluírem o cmte. Carvalho. Já comprei 4 DVDs lá, o da Variglog MD-11F, o da Webjet, da Total Linhas Aéreas e o da Azul. Esse da Gol com certeza comprarei também.
ResponderExcluirMariel vc tem o dvd da gol com o comandante pushen
ResponderExcluirInfelizmente não, você tem?. Já rodei a internet toda atrás desse DVD da Gol do Programa Voar que eu nem sabia que existia. Procurei também o DVD um outro DVD que deve existir com o Cmte. Dantas, que deve conter vídeos que não estão no Youtube (Tem uns vídeos do Dantas no Youtube), mas nem pra vender eu encontro. O Evangelista da Hangar T6 me disse que deve iniciar as gravações do DVD da Gol na próxima semana e que vai levar em consideração me pedido.
ResponderExcluirPor falar em Gol, nosso comandante anda sumido. Será que ele ficou encabulado com essa questão do DVD?
Gente, não é que eu tenha ficado encabulado,é que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Leiam sobre o mistério da posição sete!
ResponderExcluirAbç, Roberto.
Mariel me passa um email
ResponderExcluiredersonbilck@yahoo.com.br