O aeroporto de Navegantes atende não apenas a cidade vizinha, Itajaí, mas também Blumenau, Gaspar e Brusque, que são as principais cidades do Vale do Itajaí. Atende também ao Balneário Camboriú, no litoral, e todas as outras cidades da região. A primeira vez que eu pousei no aeroporto de Navegantes/SC foi em 89 quando era copiloto do 737-200.
Pernoitei várias vezes em Itajaí, e adorava sair com a tripulação para comer sequência de camarão (rodízio de pratos com camarão) acompanhado de caipirinha de vinho, ou mesmo uma boa cerveja nos restaurantes junto à desembocadura do rio com o mar. Também curtia comprar camarão e palmitos maravilhosos que vinham em uns potes de vidro enormes. Havia um comandante, conhecido por Alfa Alfa, (referência às iniciais de seu nome, AA) que tinha medo da balsa que fazia a travessia do Rio Itajaí, então ele fazia o motorista da condução ir de Navegantes para Itajaí onde ficava o hotel, pela BR! Uma loucura, já que a estrada era muito mais perigosa. Se bem que havia dias, e o pior, noites, em que a correnteza do rio era tão forte que a balsa tinha que navegar "caranguejando", ou seja, navegava enviesada para fazer frente à força do rio. Nestas horas eu me lembrava do nosso colega AA. Outro programa legal de se fazer nos pernoites em Itajaí era pegar as bicicletas que o hotel disponibilizava e seguir pedalando até Camboriú.
Pernoitei várias vezes em Itajaí, e adorava sair com a tripulação para comer sequência de camarão (rodízio de pratos com camarão) acompanhado de caipirinha de vinho, ou mesmo uma boa cerveja nos restaurantes junto à desembocadura do rio com o mar. Também curtia comprar camarão e palmitos maravilhosos que vinham em uns potes de vidro enormes. Havia um comandante, conhecido por Alfa Alfa, (referência às iniciais de seu nome, AA) que tinha medo da balsa que fazia a travessia do Rio Itajaí, então ele fazia o motorista da condução ir de Navegantes para Itajaí onde ficava o hotel, pela BR! Uma loucura, já que a estrada era muito mais perigosa. Se bem que havia dias, e o pior, noites, em que a correnteza do rio era tão forte que a balsa tinha que navegar "caranguejando", ou seja, navegava enviesada para fazer frente à força do rio. Nestas horas eu me lembrava do nosso colega AA. Outro programa legal de se fazer nos pernoites em Itajaí era pegar as bicicletas que o hotel disponibilizava e seguir pedalando até Camboriú.
Certa vez, ao chegarmos no aeroporto para seguir para o pernoite, o copiloto do voo encontrou com um amigo que pilotava helicópteros da Aeróleo que ficavam baseados em Navegantes. Combinamos um passeio de helicóptero para o dia seguinte e com toda a tripulação reunida, saímos do hotel uma hora mais cedo que o previsto para um breve passeio pela região. Foi super legal! Já havia feito um passeio sobre a cidade de São Paulo quando tinha uns 14 anos, mas havia sido em um helicóptero pequeno. Desta vez era em um modelo Bell, grande, desses que fazem um ruído gostoso de ouvir e não pude deixar de me sentir em uma cena do filme Apocalypse Now. Embora me sinta muito mais seguro dentro de um avião, adorei o passeio. Bons tempos...
Os voos para Navegantes são em geral etapas curtas, indo ou vindo de São Paulo ou Joinville. Aliás, era nas etapas de Joinville para Navegantes que curtíamos um dos melhores voos em termos de visual. Quando o tempo estava bom, não subíamos para níveis de voo elevados, e voando baixo podíamos apreciar parte do litoral de Santa Catarina, terminado com um sobrevoo de Penha, onde fica o parque de diversões do Beto Carrero. No mês de outubro o movimento na rota para Navegantes aumenta muito em função da Oktoberfest que ocorre em Blumenau. Felizmente hoje em dia não é mais servido bebidas alcoólicas a bordo, mas antigamente era frequente os comissários terem que gerenciar pequenos conflitos por causa de bebida. Na ida os passageiros (leia-se, os passageiros homens!) já querem desembarcar "embalados" e na volta eles querem a saideira.
Sempre gostei da operação de pouso em Navegantes. Principalmente no passado, sempre que as condições permitiam, fazíamos aproximações visuais, curtindo a pilotagem. Nas chegadas com auxílio de instrumentos, ou vínhamos por cima do mar para a cabeceira 25, ou pelo continente para a cabeceira 07. Esta última chegada requer uma cautela adicional, pois além dos morros e montanhas do vale do Itajaí, quando próximo à cabeceira da pista, ao passar sobre o Rio Itajaí-Açu voa-se bem perto a barcos cuja altura dos mastros e antenas é consideravelmente grande. Há também guindastes enormes nas proximidades do porto, e portanto, do aeroporto, além da pista ser curta. Respeitando as regras de voo, normas da empresa e os mínimos do procedimento, o aeroporto de Navegantes é ótimo.
Muito legal CMTE!
ResponderExcluirCmte. Beto!
ResponderExcluirParabéns belo blog!
Sou de Gaspar, apaixonado por aviões e leio periodicamente seus "causos" e agora falando da região onde moro, fico muito feliz!
Abraços!
Odilon
Muito bom.
ResponderExcluirCmte sobre inglês , o sr fez algum curso especifico para inglês (aviação) , ou aprendeu com o tempo sozinho?
Parabens pelo Blog
Cmte.
ResponderExcluirSou fã do seu blog. Conheci há alguns meses, mas li tudo em questão de horas, A leitura é super agradável.
Sou apaixonado por aviação desde pequeno, estou fazendo meu PP por hobby mesmo, mas sempre tive aquele sonho de voar em linha aérea.
O motivo de estar comentando hoje é o mesmo do colega de cima. Eu moro em BSB, mas já fui mais de 20 vezes pra NVT como pax, as vezes 3 vezes ao ano. Gosto muito do aeroporto e da região. O voo por Joinville era fantástico!
Parabéns!
Bons voos!
Abraço
Rafael
Obrigado comandante !!! itajaí e navega beach são maravilhosas !!!! Tenho casa de praia pertinho da cabeceira 25 !!! Quando puder , o sr , é meu convidado !!! abraço , JAMES ROMAGNANI .
ResponderExcluirGrande Carvalhinho!
ResponderExcluirSó mesmo o seu blog para avivar tão boas lembranças...
Desse vôo, além do visual a 1.500 pés (pelo menos "oficialmente") ao longo do belo litoral catarinense, me recordo com saudades do "merchandising" informal que fazíamos ao chamar a atenção para o Beto Carreiro World, tendo às vêzes o próprio entre os passageiros.
Retribuindo a gentileza, Beto Carreiro deixava os tripulantes da Varig entrarem no parque sem pagar ingresso.
Outra boa recordação é do "Paul Newman", aquele garçon do restaurante onde costumeiramente encaravamos uma boa "seqüência de camarão" que era bastante parecido com o ator americano. Se não me engano, o nome do lugar era Sako Xeio.
Bom, hoje em dia tanto o Beto Carreiro quanto o Paul Newman e a "nossa" Varig já são falecidos e a nós só nos resta lembrá-los com carinho.
Obrigado por mais essa oprtunidade...
Um grande abraço,
Moraes
Muito legal, deve ser uma delícia mesmo voar nessa região!
ResponderExcluirTb adoro esse lugar Cmte, passei o reveillon em Balneario Camboriu mas estive no parque e nas cidades vizinhas, no nosso voo não pousamos em Navegantes devido a um buraco na pista e pousamos um Joinville, foi uma situação muito desconfortavel pois tivemos que pegar um ônibus cedido pela cia até navegantes ou seja 1:30 a 2:00 de estrada até navegantes, mas na volta tive o prazer de decolar de lá. muito bacana esses aeródromos regionais.
ResponderExcluirCoisa estranha está acontecendo no seu Blog. No século XXI, quando as mulheres tiveram tantas conquistas, costumam se interessar por tantas coisas, eu não tenho visto mulheres comentando seus posts. Será que não gostam de aviação? Porque será?
ResponderExcluirAbraços de
UMA MULHER
Caro Odilon, a sua região está ficando cada vez mais populosa. Quando voamos de SP para Porto Alegre, vejo todas as cidades próximas ao Vale do Itajaí, mas não consigo identificar direito qual é qual.
ResponderExcluirCaro Oliveira, aprendi inglês no colégio e posteriormente fiz mais um curso paralelo. Tive também a oportunidade de fazer intercâmbio quando na adolescência quando "soltei a lingua". Naquela época acho que nem havia cursos de inglês voltados para a aviação. Estude e se dedique ao inglês pois dominá-lo é importante não só para a carreira na aviação mas também em outros segmentos.
Caro Moraes, acredita que quando eu escrevi esta estória de Navegantes eu me lembrei de você? Isto pq como eu sei que vc acompanha o Blog, tinha certeza que vc iria se recordar da nossa época de "breguinha". Quando eu escrevi "comer sequência de camarão (rodízio de pratos com camarão) acompanhado de caipirinha de vinho, ou mesmo uma boa cerveja nos restaurantes junto à desembocadura do rio" eu quis dizer exatamente: Saco Cheio (ou seria Sako Xeio, como vc escreveu)e Paul Newman! Mas acho que estes termos só fariam sentido para nós. Quanto ao Beto Carreiro, era mais uma "boiada" em que nós tripulantes da Varig tínhamos entrada de graça.
Caro Vinícuis, infelizmente foram muitas as ocasiões em que Joinville ou Navegantes apresentavam algum problema (fechado devido a meteorologia ou outros problemas tais como o que vc contou) e os passageiros tinham que fazer o trecho de ônibus. As vezes a tripulação tinha que seguir também no ônibus para assumir o voo.
Cara MULHER,acho que as mulheres acompanham sim, mas talvez por preguiça, não queiram comentar. Mas há uma que é fiel acompanhante e commentadora: Minha irmã lucsaldanha.blogspot.com .
Abçs Roberto
Fiz muito o trecho CGH-NVT como pax. O voo mais interessante que fiz até hoje foi um trecho Joinville-Floripa a bordo de um B737-300 da Varig. Eu pretendia embarcar de Joinville para Congonhas na hora do almoço, mas fui levado para Floripa para embarcar novamente para Congonhas... isto tudo em uma tarde de sol maravilhosa.
ResponderExcluirO visual é incrível! Foi o voo mais legal que fiz até hoje, e olha que tenho muitas horas de voo... rsrsrsrs.
Comandante,
ResponderExcluirJá voei várias vezes, mas não tive a oportunidade de fazer o trecho São Paulo x POA, mas "acredito" que o dia que fizer, possa distinguir a minha cidade a 10 mil metros!!!rs!
Abraços!
Odilon - Gaspar-SC
Santa Catarina em geral é um estado muito lindo, com cidades muito agradáveis de se visitar. Florianópolis é bela, tem um clima fantástico no inverno. Tive a oportunidade de visitar SC por duas vezes e adorei as duas. Creio que seria a única capital onde eu moraria sem pensar duas vezes.
ResponderExcluirE seu relato comandante, como sempre está ótimo, parabéns, tu escreves muito bem.
Pela atenção muito obrigado e um abraço, heheheh.
Mariel Fonseca - Natal/RN
Ah e quem quiser ver como é um pouso em Navegantes no cockpit do 737NG da Gol e com chuva, assistam esse vídeo (muito bom):
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=sU1iU27nPwA
Nesse vídeo o comandante Telmo faz outro pouso excelente, um dos melhores desse DVD, o cara é fera.
Mariel Fonseca - Natal/RN
Manoel,
ResponderExcluirvc. menciona um DVD no seu comentário. É só sobre aviação? Se sim, qual o nome e onde encontrá-lo?
Grato.
Fábio
Anônimo, acho q vc falou do comentário do Mariel
ResponderExcluirSobre o DVD, neste link: http://www.worldairroutes.com/GOL.html
Lukas,
ResponderExcluirtem razão, desculpe-me pelo equívoco.
E obrigado pela dica.
Fábio
Comandante, com que idade os comissários se aposentam? Pois, não me lembro de ter visto comissários ou comissárias que aparentassem ter mais de 35 anos. Sempre são pessoas jovens.
ResponderExcluirCaro Jorge Sampaio, no Brasil os comissários podem continuar a trabalhar enquanto possir o cartão de saúde (fornecido pelo Hospital da Aeronáutica) válido. Na velha Varig, e atualmente na Gol, apesar de a mairia dos comissários serem jóvens, há bastante comissários(as) com mais de 50 anos. Gosto de voar com a turma jóvem, mas na verdade prefiro trabalhar com os mais velhos, que possuem bastante experiência na aviação. E nos pernoites, quando eu procuro sempre passear, adivinha quem está mais disposto para sair para barzinhos, restaurantes ou outros passeios? Acredite, é a turma acima dos 40 anos! Os mais jóvens estão preguiçosos, querem ficar no quarto com seus Lap Tops, economizando $ para comprar um automóvel, enquanto os mais velhos querem aproveitar o dia de hoje. É isso, um abraço, Roberto.
ResponderExcluirPor favor, você poderia me dizer qual a altitude minima que os avioes da ponte aerea Rio-SP passam por Santos ?
ResponderExcluirObrigado,
Emilio
Caro Emílio, nas chegadas dos voos da Ponte, a altitude mínima para passar sobre Santos é de 8.000 pés, porém em função das restrições nas posições mais à frente, os aviões passam em torno de 12.000 pés quando a pista em uso em Congonhas é a 17. Se a pista em uso é a 35, então a passagem sobre Santos se dá a 10.000 pés.
ResponderExcluirboa cmte...
ResponderExcluirtrabalha na infraero no aeroporto de Navegantes, e é sempre muito bom ouvir coisas boas no nosso modesto aeroporto..
grande abraço.
David
PSA
O problema de NAV é a pista curta e o costumeiro vento de cauda na aproximação pela 25. De pax, já passei por duas arremetidas seguidas no ano passado (uma delas a uns 150 pés), só pousando na terceira com a inversão da aproximação.
ResponderExcluirDe noite, para piorar, ainda costuma aparecer muito nevoeiro, que desce do vale, fora que no período de chuvas não é preciso nem comentar. A cidade está se degradando muito rápido com a invasão de portos secos, que invadem áreas residenciais e a vida marinha está cada vez mais ameaçada com as obras de ampliação das docas (assim como acontece com Joinville e a Baía de Babitonga. Porém, o mirante do lado de Navegantes continua lindo.