domingo, 9 de maio de 2010

O primeiro voo solo

O brevet de piloto privado é obtido com aproximadamente 40 horas de voo, sendo que na metade do programa, dependendo do rendimento do aluno, ele é liberado pelo instrutor para efetuar o seu primeiro voo "solo". Eu havia iniciado os voos de instrução há uns meses e a cada fim de semana efetuava uma ou duas horas de voo, seguindo assim o cronograma de treinamento do Aeroclube de São Paulo. Com cerca de 20 horas de voo, já tinha realizado e assimilado as manobras básicas do aviao, que são as curvas de grande inclinaçao, manobras de stall (mantendo o voo nivelado, reduzimos gradualmente a velocidade até que as asas estolam, ou seja, perdem a sustentaçao e o aviao abaixa o nariz para, num mergulho, recuperar a velocidade e com o aumento de potencia reestabelecer o voo reto e nivelado), pousos e arremetidas.

Numa manhã de sábado de tempo bom, logo cedo eu estava no aeroclube para fazer mais um voo de instrução. Acompanhado do instrutor, decolei o Cherokee 140 com destino a Jundiaí, cuja pista era de terra naquela época. Ao deixar a Serra da Cantareira para trás, o instrutor comentou que estava bastante cansado pois tinha ido a uma festa na noite anterior e por isso dormido pouco. Ele disse que iria fechar os olhos (um fechado e o outro bem aberto, provavelmente!) e que era para eu seguir para Jundiaí conforme o combinado e após um toque e arremetida, ou seja, pouso e decolagem sem parada na pista, efetuar um pouso completo. Aquilo me pareceu ser uma encenaçao, e suspeitei que ele estava me testando para talvez me liberar para o meu primeiro voo solo. Depois de realizar as manobras, ao "taxiar" para o pátio do aeroporto, o instrutor pediu para eu parar o avião. Abriu a porta, olhou para mim e disse : - Vou descer para tomar uma Coca Cola, agora é com você, decole, voe por 10 minutos e volte para me buscar. Você pode fazer isso? - Sim senhor! Respondi, com os olhos brilhando. Foi muito emocionante, uma grande façanha para um jovem de 17 anos! Um voo curto em que embora me mantivesse concentrado na pilotagem, em alguns momentos não me continha e dava gargalhadas ao me perceber sozinho pela primeira vez num avião. Como combinado, pousei para resgatar o meu instrutor e voar de volta a São Paulo, quando então ele estava desperto (será que foi a Coca Cola?) e falante.

Do primeiro voo solo até obter o brevet, os voos foram assim: Uns dias com instrutor e outros sem. Depois de brevetado ainda voei sozinho algumas vezes, mas foram poucas, pois no aeroclube, sempre que possível voávamos com os colegas para dividir os custos e somar as experiências que, embora não fossem grandes, aumentavam a cada voo.

Na minha vida profissional, sempre estive com mais pessoas a bordo, os passageiros, a tripulação de comissários ou no mínimo com o copiloto ao meu lado, seguindo rotas, cumprindo horários e determinações da empresa. Que nostalgia me dá a lembrança daqueles dias em que eu era pouco mais que um garoto, voando sozinho nos aviões do aeroclube! Apenas o prazer de voar, o sentimento de triunfo por ter atingindo meus objetivos e sentindo a liberdade que só um pequeno avião pode proporcionar.

16 comentários:

  1. Realmente cmte, a maior emoçao na vida de um piloto, o verdadeio prazer de voar.
    Outro dia um C-152 na Alemanha de alguma escola de voo com a bordo um aluno e seu instrutor, esperou eu passar pela taxiway para tirarem fotos do A321 em que eu estava.
    Pelo radio falei para eles: " O meu sonho è estar aì aonde vcs estao"... acho que nao me acreditaram....eheheh
    Um grande abraço cmte, como sempre um enorme prazer ler o seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Realmente fantástico! Só quem já voou sabe a emoção de estar ao lado dos pássaros..
    Bons voos e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Realmente deve ser uma sensação unica esta do dia do voo solo!!
    Dizem que só os que voam sabem porque os passaros cantam!!
    Espero um dia chegar minha vez!!

    ResponderExcluir
  4. Comandante da uma olhada nestes videos feitos em congonhas, realmente eu fiquei sem palavras quando eu vi isso, percebe como chegou o 737-800w da gol, aguardo comentarios

    http://www.youtube.com/watch?v=3HnWw-WJwN8&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=bbmxqxWAiS0&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de perguntar, essas horas de voo são caras? eu soube que o governo liberou bolsas de estudo para os aerodromos que formam pilotos.

    ResponderExcluir
  6. Caro Ederson, muito legal estas imagens feitas em HD, por helicóptero. Quanto a sua pergunta, não entendi, que horas são caras, de cherokee no aeroclube? Não estou a par dos valores, mas uma coisa eu te garanto: Barato não é! Abç, Roberto

    ResponderExcluir
  7. Ederson, aki em Curitiba, na Aerocon um pacote com 10hrs no Cessna 152 sai por: 250,00R$ e no Cherokee esta por: 290,00R$

    ResponderExcluir
  8. lukas vc diz 250 por hora, se eu quizer ir no aerodromo e pedir para fazer uma hora de voo para instrução eles fazem? ou tenho que estar fazendo um curso de pp

    ResponderExcluir
  9. 250,00 Pacote com 10 horas, UMA hora no C152 sai por 280,00 ou seja,vale mais a pena pegar um pacot. Os únicos pré-requisitos são:
    Idade Mínima:17 anos
    Nivel Mín. de Escolaridade: Primeiro Grau completo.
    Não precisa estar fazendo o curso.

    ResponderExcluir
  10. Execelente Comandante. Eu sabia que o Sr. tinha boas estórias para contar do seu tempo de formação e do inesquecível primeiro voo solo.
    Espero que o meu dia desse, não demore muito a chegar!
    Ótimo post!
    Abç, Diogo Jucá

    ResponderExcluir
  11. Parabens Comandante ! Belas memórias !

    ResponderExcluir
  12. 18 anos é tarde para começar as aulas de PP?

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente emocionante ler seus relatos cmte. A gente se sente como se estivesse no seu lugar.

    Aproveitando a oportunidade, O cmte. Luís F. Polito ainda voa na Gol? O senhor conhece ele? Voei há alguns anos com ele e é uma ótima pessoa, super gentil.

    Um abraço e bons vôos.

    ResponderExcluir
  14. Caro Luciano, 18 anos é uma excelente idade para se iniciar na aviação.

    Caro Moura, não conheco de nome, o Luís F. Polito.

    Abç, Roberto.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns comandante pelas histórias e dicas. Por isso venho lhe solicitar mais uma !! Aviação sempre foi uma paixão, mas por motivos profissionais e familiares nunca consegui tempo e verba suficiente para realizar esse sonho. Hoje finalmente tenho os dois, e minha pergunta é : aos 44 anos é possível se atingir o grau máximo de um piloto comercial ?

    ResponderExcluir