quarta-feira, 18 de agosto de 2010

30 dias de férias

Trinta dias de férias é um direito de todo trabalhador. Algumas categorias, em especial os funcionários públicos, conseguem mais que trinta dias de férias por ano. Já os profissionais liberais, tiram férias de acordo com a disponibilidade de cada um. Alguns dividem as férias em blocos, podendo gozar até três períodos de dez dias ao ano, e outros ainda podem vender as férias, parcialmente ou completamente, aumentando assim o rendimento do ano.

Na aviação comercial, somos obrigados a tirar férias de 30 dias corridos sem deixar que vença o segundo período de direito a férias.  Há aqueles que se pudessem, dividiriam este período de 30 dias, e há também os que não se incomodariam em vender parte delas. Fragmentar as férias seria bem interessante, mas vendê-las não, pois tripulantes sem férias regulares poderiam representar um sério risco para as operações aéreas.

Conheço pessoas que há anos não tiram férias! O máximo que conseguem é um pequeno passeio em um fim de semana prolongado em função de feriado. Ou até conseguem, mas se sentem tão pressionados pelo patrão, pela empresa, ou por outros motivos, que simplesmente não se afastam do trabalho. Na aviação comercial  isto não ocorre, pois queira ou não, temos que nos afastar por 30 dias, e nem adianta o patrão pedir para você "quebrar um galho" e fazer um voo, sem chance! A empresa pode estar passando pelos seus piores dias, mas férias são férias.  É bem verdade que há pilotos que, possuindo um cargo gerencial junto à chefia , acabam se envolvendo com o trabalho mesmo nas férias. Mas isto é uma excessão, pois a maioria não quer nem ouvir falar em trabalho!

Lembro que quando eu era novo na aviação comercial, estava sempre fazendo planos de viagem para as minhas próximas férias. A Varig possuía acordo com diversas empresas aéreas, e com isso, conseguíamos passagens baratas para praticamente o mundo todo. Não conseguia entender, quando conversando com os colegas "antigões", eles me diziam que nas férias eles não iriam viajar de avião. Como poderiam deixar de aproveitar uma oportunidade de embarcar em um avião para um destino distante, e optar por uma viagem de carro? Ou ainda não viajar para absolutamente nenhum lugar mais distante que a casa na praia ou o sítio no interior do estado?

A verdade é que o tempo passou, eu de "novinho" já estou para virar "antigão". O caos nos aeroportos é cada vez maior e frequente e os voos vivem cheios. Além do mais, os bons tempos de classe executiva com um belo serviço de bordo já eram. Hoje eu entendo perfeitamente aqueles que diziam que o melhor das férias era manter distância dos aviões e dos aeroportos. Nas minhas próximas férias vou colocar a mala de voo no fundo de um armário onde eu não possa vê-la, junto com o meu uniforme de voo. As obrigações de pai e marido não param nas férias, então vou continuar a levar e buscar os filhos várias vezes ao dia, além de acompanhar minha mulher em tarefas do dia-a-dia. Além disso, irei ao clube todos os dias que eu estiver disposto, talvez eu visite meu irmão em Ubatuba, e minha irmã que também não mora em São Paulo. Nada de e-mails corporativos, nada de escala e nem de pernoite.

Isso que é férias!
 
A propósito, estou de férias desde segunda feira, dia 16 de agosto. Uhuuuu!

16 comentários:

  1. Cmte, mas ferias do blog tambem? rsrs,
    depois de muito trabalho ferias sao sempre
    merecidas.
    grande abraco
    Boas ferias Cmte, mas espero continuar lendo seus post mesmo duarante esse periodo...
    Leandro Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Depois de tanto trabalho é sempre bom ter férias.
    Só nao pode parar o blog hein rsrsr !
    Booas férias CMTE.

    ResponderExcluir
  3. Pois é sempre achei que era um absurdo não viajar nas feria. Depois de 19 anos trabalhando em GRU não perco uma oportunidade de ficar bem longe de avião quando posso!!!

    ResponderExcluir
  4. Férias realmente são um grande alivio.
    Boas férias comando e continue sempre nos abastecendo de grandes estórias,me inspiro no senhor para seguir em frente na vida de aviador.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Delicia! Eu picoto as minhas férias em 3 x 10 e vivo planejando! É bom não planejar. E falando em planejar, cadê minhas dicas de Bogotá?
    Aliás, outro tema para blog: vc que viaja muito muito vive sendo requisitado como "guia". Suas sugestões são as melhores!

    ResponderExcluir
  6. Cmte., qual a reação das pessoas, quando lhe perguntam sua qual a sua profissão e o sr. responde que é piloto de avião? O sr. simplesmente diz que é aeronauta?

    Lembro de quando criança, ter estudado com um colega na década de 90, que o pai dele era piloto da Vasp e ele contava sobre as viagens que fazia nas férias ou finais de semana no cockpit, mostrava fotos e o cara era o tal na rodinha de amigos por ter pai comandante de avião de linha aérea.

    Sei que hoje o prestígio não é mais o mesmo, mas as pessoas se surpreendem se o sr. fala que é comandante de Boeing 737, já que é uma profissão incomum e no mínimo especial?

    Ah, e ótimas férias!

    ResponderExcluir
  7. Boa férias, aproveite. Na UA podemos dividir em 2x15 até os 50 anos de idade, após os 50 é obrigatório tirar 30 corridos.
    Abração

    ResponderExcluir
  8. Cá pras bandas de Amparo/Serra Negra/Monte Alegre do Sul provar uma cachacinha direto do produtor e jogar conversa fora!!!
    Boas férias!!!

    ResponderExcluir
  9. Caro Leandro Pinheiro e Brendon Felipe, o Blog não vai tirar férias, é um "writehoolic!

    Luc Sal, vou te passar as dicas de Bogotá ainda hoje. Só não recomendo pegar um avião da Colombia Aires e voar para a ilha caribenha de San Andrés num dia de chuva e raios na área do aeroporto! Se bem que dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, né?

    Jorge Sampaio, quando me perguntam qual é a minha profissão, para efeito de preenchimento de formulários, digo que sou aeronauta e não costuma haver reação alguma, até porque, não é todo mundo que sabe oque exatamente um aeronauta faz. Fora isso, costumo dizer que sou piloto comercial. Não digo que sou comandante ou que voo esse ou aquele avião. Quando perguntam, aí sim digo que sou comandante e etc. No passado havia mais surpresa, pois eu era mais novo e com aparência de mais novo ainda, mas hoje em dia com 45 anos, ninguém se surpreende se digo que sou cmt de Boeing. Não há surpresa mas há sempre uma certa admiração, pois as pessoas gostam de aviação e sempre fazem umas perguntas, que eu nunca canso de responder. Eu gosto de conversar sobre aviação, ainda que tenha que responder a mesma pergunta pela "enésima" vez! Quanto aos amigos dos meus filhos, eles acham legal e sempre perguntam se eles (meus filhos) conseguem ver o pai. Meus filhos me vem (e também a minha esposa que é comissária de bordo) de uma maneira muito natural, sabendo que esta profissão não é nem melhor nem pior que as outras, apenas diferente.

    Obrigado a todos, quem sabe uma cachacinha prás bandas de Minas Gerais nun seja uma boa uái!

    Roberto

    ResponderExcluir
  10. Confesso que, para mãe e pai de aeronauta, a melhor epoca do ano é quando o filho está de férias e, portanto, com os pés na terra. São 30 dias de tranquilidade.

    ResponderExcluir
  11. Beto, se voltasse no tempo você varia tudo de novo para ser um piloto? Ao seu ver valeu a pena?
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Perdão erro de português grotesco, corrigindo (faria)

    ResponderExcluir
  13. E que com alguns de seus últimos posts notei um descontentamento com a aviação!

    ResponderExcluir