O primeiro destino internacional da Varig foi Montevidéu. O voo inaugural foi em 1942, feito em um De Havilland Dragon Rapide, avião inglês para oito passageiros, numa viagem de três horas e meia saindo de Porto Alegre.
Nos anos em que voei na Varig, o voo era realizado de Boeing 737-300, e havia uma programação que era para lá de especial - um simples bate-volta do Rio de Janeiro para Montevidéu - em que havia um longo tempo de espera em solo Uruguaio. Neste caso, apesar de haver quase quatro horas entre a chegada e a saída, a tripulação, ao invés de seguir para o hotel para um breve descanso, ficava aguardando no aeroporto. Para passar o tempo, os tripulantes se reuniam para o famoso “churrasco no hangar”.
Este churrasco era organizado pelo Lanzzini, um brasileiro apaixonado pelo Uruguai que por anos foi o mecânico responsável por receber e atender os voos da Varig. Um senhor muito simpático, bom de prosa que além de receber bem os tripulantes, demonstrava muito prazer em preparar o churrasco. O esquema funcionava da seguinte maneira: Ainda no Rio de Janeiro, quando a tripulação se reunia para o voo, pilotos e comissários conversavam e combinavam os detalhes para entrar no rateio necessário para o churrasco. Quase sempre os seis (comandante, copiloto e os quatro comissários) topavam, mas havia dias em que um ou outro vegetariano preferia ficar de fora. Após a decolagem, quando os pilotos entravam em contato com a empresa para informar o estimado de chegada no destino, esta mensagem era acrescida da informação do número de tripulantes que iriam participar do churrasco.
O “velho” Lanzzini faleceu há uns anos, o avião ao pousar no Uruguai já não fica mais parado por horas, e o antigo aeroporto cedeu lugar a um novo terminal. O pernoite em Montevideu continua muito agradável com ótimas opções de restaurantes para comer uma bela carne, mas o churrasco no hangar não tem mais, ficou apenas na lembrança daqueles que tiveram a sorte de participar.
Poxa, cada aventura hein, eu nunca pensei que era tão bom assim os "encontros" de final de expediente!
ResponderExcluirEae comandante.
ResponderExcluirSou novo aqui no blog mas concerteza deve ser cansativo e ao mesmo tempo emocionante um vôo de 3 horas. Eu vôo virtualmente na Gol Virtual e já recebi escalas com vários vôos de 3 horas, mas ainda tenho uma dúvida.Do lado da manete junto com as alavancas de flaps e do speed brake há tipo uma roleta preta com uma faixa branca que ao mover-se ela mexe o defletor de compensação no profundor mas aonde é que você mexe para que aquela roleta gire? Em aviões pequenos o próprio piloto mexe na roleta para ajudar a estabilizar o avião,mas eu aviões grandes eu vejo rodando porém não vejo o piloto interferindo.Me oriente ai.
É Roberto... a chamada "eficiência" e "low cost" extinguiu até o tempo de tomar um cafezinho durante o trânsito e o romantismo está acabando também. #velhoreclamao
ResponderExcluir@Matheus: No próprio manche (coluna de controle dos ailerons) tem 2 botões que acionam essa "roleta preta" que você perguntou e que se chama STAB TRIM.
Então Matheus, é como o Lito disse, no próprio manche tem 2 botões que acionam essa "roleta preta" que você perguntou e que se chama STAB TRIM. O piloto pode "compensar" o avião usando estes botões no manche (electric trim), ou mesmo manualmente movendo a "roleta preta" com as mãos. Quando o piloto automático está operando, o stab trim move-se automaticamente em função dos comandos do Auto Pilot.
ResponderExcluirÉ isso, um abraço, Roberto.
Comandante, por falar em Varig, na Varig sua matrícula era a 59719?
ResponderExcluirMarcos Fontanele, você é vidente ou trabalhava no departamento pessoal e possui um arquivo com todos os nomens e matrículas???? I'm scared!
ResponderExcluirComandante, a internet faz coisas que até deus duvida. Por incrível que pareça, nunca nem trabalhei na Pioneira (infelizmente), mas existe na internet não só a matrícula, mas valores como FGTS e outros dos mais de 11.000 colaboradores.
ResponderExcluirCreio que seja um vazamento de informação, quem publicou não tomou cuidado. Se o senhor me passar seu e-mail eu digo onde achei, assim o sr. pode solicitar que retirem essas informações da fonte que localizei (aparentemente é só uma e é oficial). Mas não invadi nada (nem sei como se faz), da mesma forma que eu achei o sr. pode achar. Prefiro te falar por e-mail pra evitar que mais gente tenha acesso.
Abraço e parabéns pelo blog, ele é ótimo.
Muito legal Beto!
ResponderExcluirCara, seu blog me inspira com essas histórias. Eu espero um dia poder viver um pouquinho disso que vc já viveu!
Abração!
Boa noite Comandante!!!
ResponderExcluirPor acaso do acaso me deparei com seu blog e ainda não consegui parar de lê-lo. Estou lendo como que a um bom livro... cada post que leio me dá mais vontade de ler o próximo e ao mesmo tempo não quero que acabe!
Sou uma frequente, leiga de aviação e curiosa viajante que já cheguei a chorar de medo de avião e hoje já encaro com muita naturalidade uma viagem.
Há muito buscava um meio de informação sobre aviões e agora achei exatamente o que necessitava.
Muitas dúvidas que eu tinha você já me respondeu aqui! Quando li seu post sobre como funciona a escala de vcs, não pude acreditar, pq sempre tive esta dúvida, mas confesso que sempre fiquei encabulada de perguntar!
Espero ainda ter o prazer de estar em um voo comandado por vc. Aí sim eu sei que vou perder a vergonha e faço questão de te saudar pessoalmente.
Parabéns pelo blog! Parabéns pelas informações e pela forma que você escreve. Continue sempre escrevendo!
Obrigado pelo seu blog! Muito interessante!
ResponderExcluirVoei na VP nos anos 70. Também acabei casando
na aviação.