segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Churrasco no hangar

O primeiro destino internacional da Varig foi Montevidéu. O voo inaugural foi em 1942, feito em um De Havilland Dragon Rapide, avião inglês para oito passageiros, numa viagem de três horas e meia saindo de Porto Alegre.

Nos anos em que voei na Varig, o voo era realizado de Boeing 737-300, e havia uma programação que era para lá de especial - um simples bate-volta do Rio de Janeiro para Montevidéu - em que havia um longo tempo de espera em solo Uruguaio. Neste caso, apesar de haver quase quatro horas entre a chegada e a saída, a tripulação, ao invés de seguir para o hotel para um breve descanso, ficava aguardando no aeroporto. Para passar o tempo, os tripulantes se reuniam para o famoso “churrasco no hangar”.

Este churrasco era organizado pelo Lanzzini, um brasileiro apaixonado pelo Uruguai que por anos foi o mecânico responsável por receber e atender os voos da Varig. Um senhor muito simpático, bom de prosa que além de receber bem os tripulantes, demonstrava muito prazer em preparar o churrasco. O esquema funcionava da seguinte maneira: Ainda no Rio de Janeiro, quando a tripulação se reunia para o voo, pilotos e comissários conversavam e combinavam os detalhes para entrar no rateio necessário para o churrasco. Quase sempre os seis (comandante, copiloto e os quatro comissários) topavam, mas havia dias em que um ou outro vegetariano preferia ficar de fora. Após a decolagem, quando os pilotos entravam em contato com a empresa para informar o estimado de chegada no destino, esta mensagem era acrescida da informação do número de tripulantes que iriam participar do churrasco.

Lá em Montevidéu, de posse da mensagem, o Lanzzini providenciava a compra das carnes, que eram maravilhosas, cortes que não encontramos nos supermercados brasileiros. Em um canto do hangar o churrasco era preparado e acompanhado de refrigerantes, sucos, pães e outros aperitivos básicos. O Lanzzini era um grande contador de “causos”, e assim o tempo de espera passava rapidinho. O valor do rateio a ser pago para cobrir as despesas era irrisório diante da quantidade e qualidade do churrasco. Faltando quarenta e cinco minutos para a saída do voo, a tripulação retornava ao avião e se preparavam para embarcar os passageiros e voar de volta ao Rio. Quase sempre a quantidade de carne comprada para o churrasco era tão generosa que os tripulantes levavam alguns cortes para suas casas .

O “velho” Lanzzini faleceu há uns anos, o avião ao pousar no Uruguai já não fica mais parado por horas, e o antigo aeroporto cedeu lugar a um novo terminal. O pernoite em Montevideu continua muito agradável com ótimas opções de restaurantes para comer uma bela carne, mas o churrasco no hangar não tem mais, ficou apenas na lembrança daqueles que tiveram a sorte de participar.

10 comentários:

  1. Poxa, cada aventura hein, eu nunca pensei que era tão bom assim os "encontros" de final de expediente!

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  2. Eae comandante.
    Sou novo aqui no blog mas concerteza deve ser cansativo e ao mesmo tempo emocionante um vôo de 3 horas. Eu vôo virtualmente na Gol Virtual e já recebi escalas com vários vôos de 3 horas, mas ainda tenho uma dúvida.Do lado da manete junto com as alavancas de flaps e do speed brake há tipo uma roleta preta com uma faixa branca que ao mover-se ela mexe o defletor de compensação no profundor mas aonde é que você mexe para que aquela roleta gire? Em aviões pequenos o próprio piloto mexe na roleta para ajudar a estabilizar o avião,mas eu aviões grandes eu vejo rodando porém não vejo o piloto interferindo.Me oriente ai.

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  3. É Roberto... a chamada "eficiência" e "low cost" extinguiu até o tempo de tomar um cafezinho durante o trânsito e o romantismo está acabando também. #velhoreclamao

    @Matheus: No próprio manche (coluna de controle dos ailerons) tem 2 botões que acionam essa "roleta preta" que você perguntou e que se chama STAB TRIM.

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  4. Então Matheus, é como o Lito disse, no próprio manche tem 2 botões que acionam essa "roleta preta" que você perguntou e que se chama STAB TRIM. O piloto pode "compensar" o avião usando estes botões no manche (electric trim), ou mesmo manualmente movendo a "roleta preta" com as mãos. Quando o piloto automático está operando, o stab trim move-se automaticamente em função dos comandos do Auto Pilot.
    É isso, um abraço, Roberto.

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  5. Comandante, por falar em Varig, na Varig sua matrícula era a 59719?

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  6. Marcos Fontanele, você é vidente ou trabalhava no departamento pessoal e possui um arquivo com todos os nomens e matrículas???? I'm scared!

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  7. Comandante, a internet faz coisas que até deus duvida. Por incrível que pareça, nunca nem trabalhei na Pioneira (infelizmente), mas existe na internet não só a matrícula, mas valores como FGTS e outros dos mais de 11.000 colaboradores.

    Creio que seja um vazamento de informação, quem publicou não tomou cuidado. Se o senhor me passar seu e-mail eu digo onde achei, assim o sr. pode solicitar que retirem essas informações da fonte que localizei (aparentemente é só uma e é oficial). Mas não invadi nada (nem sei como se faz), da mesma forma que eu achei o sr. pode achar. Prefiro te falar por e-mail pra evitar que mais gente tenha acesso.

    Abraço e parabéns pelo blog, ele é ótimo.

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  8. Muito legal Beto!
    Cara, seu blog me inspira com essas histórias. Eu espero um dia poder viver um pouquinho disso que vc já viveu!
    Abração!

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  9. Boa noite Comandante!!!

    Por acaso do acaso me deparei com seu blog e ainda não consegui parar de lê-lo. Estou lendo como que a um bom livro... cada post que leio me dá mais vontade de ler o próximo e ao mesmo tempo não quero que acabe!

    Sou uma frequente, leiga de aviação e curiosa viajante que já cheguei a chorar de medo de avião e hoje já encaro com muita naturalidade uma viagem.

    Há muito buscava um meio de informação sobre aviões e agora achei exatamente o que necessitava.

    Muitas dúvidas que eu tinha você já me respondeu aqui! Quando li seu post sobre como funciona a escala de vcs, não pude acreditar, pq sempre tive esta dúvida, mas confesso que sempre fiquei encabulada de perguntar!

    Espero ainda ter o prazer de estar em um voo comandado por vc. Aí sim eu sei que vou perder a vergonha e faço questão de te saudar pessoalmente.

    Parabéns pelo blog! Parabéns pelas informações e pela forma que você escreve. Continue sempre escrevendo!

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  10. Obrigado pelo seu blog! Muito interessante!
    Voei na VP nos anos 70. Também acabei casando
    na aviação.

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