quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Caracas!

Minha programação naquela noite não poderia ser mais simples: apenas uma etapa de Congonhas para Brasília com decolagem as 20 h para no dia seguinte regressar a São Paulo. Apesar de ser uma programação fácil, dei uma cochilada após o almoço, afinal, nunca se sabe quando vai ocorrer uma mudança nos planos.

Eram quatro horas da tarde quando recebi um telefonema da “escala de voos” com uma solicitação para alteração na programação. Um avião que deveria ter pousado em Caracas/Venezuela teve que seguir para o aeroporto de alternativa, gerando com isso uma grande mudança na programação dos tripulantes que estavam no hotel em Caracas. Uma tripulação completa deveria ser deslocada imediatamente para lá com a finalidade de trazer o voo para o Brasil na noite seguinte.

Verifiquei a minha mala e chequei o passaporte para seguir para a terra de Hugo Chávez. A viagem até Caracas seria na condição de passageiro, voando TAM, com decolagem a meia noite. Em termos de remuneração foi uma mudança fantástica, pois ao viajar a serviço, ainda que na condição de passageiro, recebe-se o valor das horas extras/noturnas na mesma proporção que receberia se estivesse tripulando. Dinheiro fácil! O problema é que a idéia de estar na cabine de passageiros de um Airbus da TAM me deixou apreensivo. Explico: a TAM, pelo seu histórico de acidentes e a aeronave Airbus, pelo excesso de automatismo, que em minha opinião foi fator contribuinte para vários acidentes já ocorridos.

Em Guarulhos me encontrei com os demais tripulantes e seguimos para efetuar o check-in, onde recebi a reconfortante informação de que o voo seria realizado com um Boeing 767! Devo dizer que toda a viagem, do check-in ao desembarque em Caracas, foi perfeita. Fomos bem recebidos pela tripulação da TAM, inclusive pelo Comandante, que ao saber de nossa presença, fez questão de nos dar as boas vindas pessoalmente. O 767, embora com com bons anos de uso, estava com o interior bem conservado e todo o atendimento e serviço de bordo foi impecável, até parecia a Varig dos bons tempos. Um tripulante nunca é um passageiro normal, pois ele está sempre muito atento, e acaba sendo muito crítico. A aproximação final para pouso em Caracas se deu com muita turbulência e variações bruscas e constantes na aceleração dos motores. Mais uma vez eu fiquei feliz por estar em viajando em um Boeing! No desembarque, elogiei e agradeci ao Comandante pela viagem. Parabéns para a TAM!

Caracas é, em minha opinião, o pior pernoite de todos. A cidade não é bonita e nem agradável, o risco de ser assaltado nas ruas não é pequeno, não há nada de bom para comprar e o valor da diária de alimentação que recebemos para o pernoite não pode ser trocado por dólares. Outra aspecto que é muito "bizarro" na Venezuela é o fuso horário. A diferença de horas para São Paulo é de menos 02:30 hs. Duas horas e MEIA? Que maluquice! Coisa do Chávez! Há um passeio de teleférico que só vale à pena quando ele termina! É que o percurso montanha acima é muuuuito longo e em alguns trechos você reza para que a manutenção dos cabos, gôndolas e postes esteja em ordem, já que em caso de acidente a queda seria grande. Lá em cima há uma vista linda que em dias de céu claro pode se avistar o mar do Caribe. O passeio é bom, mas eu não recomendaria a um amigo.

Mas nem tudo está perdido no pernoite de Caracas! O hotel é excelente. Como o tempo estava ruim e ficamos apenas 15 horas no hotel, aproveitei para descansar bastante. Descansar da noite mal dormida por ocasião da viagem de SP para Caracas e me preparar para mais uma noite acordado, já que a decolagem na volta foi às onze da noite. Pousei em Guarulhos às seis da manhã, e pouco depois eu já estava em casa.

Contudo, entre mortos e feridos, foi bom para Caracas!

16 comentários:

  1. Nossa, o que era para ser um simpes bate e volta com pernoite, se tornou uma viagem internacional, que loucura. Mas a sensação de ter ajudado toda uma cia quando pousou em São Paulo as 6 da matina deve ter sido melhor que o nervosismo de que poderia voar um Airbus. Mais um belo reporte da vida de um Cmte. Parabéns.

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  2. Muito legal essa história Cmte, quando eu entrar para uma Cia Aérea ou privado, taxi qualquer coisa tb vou vestir a camisa, eu acho que sempre se deve valorizar a sua profissão e seu emprego, com certeza um dia a Cia ira se lembrar do seu esforço para diminuir o prejuízo causado.

    Parabéns Cmte, é de profissionais como o sr. que nossa aviação precisa.

    Grande abraço

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  3. Caro Cmte,

    compartilho com o Sr. essa mesma aflição:

    "O problema é que a idéia de estar na cabine de passageiros de um Airbus da TAM me deixou apreensivo. Explico: a TAM, pelo seu histórico de acidentes e a aeronave Airbus, pelo excesso de automatismo, que em minha opinião foi fator contribuinte para vários acidentes já ocorridos."

    Principalmente na parte que o Sr. se refere ao excesso de automatismo. Mas até a TAM se rende aos melhores e irá aumentar sua frota de boeings, pena que apenas em 777s. Mas já é um começo

    Abraços,

    Roberto Ellery

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  4. Cmte,
    eu tenho o mesmo receio em relação ao Airbus, e olha que trabalho com tecnologia(desenvolvimento de software), e não confio em software e no excesso de automação kkkkkkkkkk...

    Hoje eu faço curso de PP e vôo C152. Sonho em voar Boeing, mas tento manter a mente aberta pra voar Airbus, caso a oportunidade de voar Boeing não apareça.

    Agora, o A380 é um caso a parte mas, entre A380 e B787, eu vou de Boeing! :D

    Abraço,
    Pedro Golino

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  5. Ah, eu falando do A380 como um caso a parte, vejam isso:

    "Qantas A380 passengers tell of horror as engine failed
    Qantas and Singapore Airlines ground their A380 fleets"
    http://www.guardian.co.uk/world/2010/nov/04/qantas-a380-passengers-horror

    Acho que nem pra ele eu abro excessão hehehe

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  6. Muito legal Comandante!
    Realmente, essa história de Airbus é um pouco intrigante. Logo logo vou começar o PP e ainda tenho dúvidas em relação a que "caminho" seguir. O que eu quero dizer é que eu não sei se vale a pena trabalhar numa empresa como a TAM e pilotar Airbus ao invés de trabalhar na Gol e pilotar Boeing! Muitos já me falaram que a TAM é uma empresa melhor que a Gol (salário, benefícios, etc), porém entre as duas ainda prefiro a Gol por vários motivos.

    Abraço!

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  7. Compartilho com o Cmte (e com alguns colegas acima) a mesma preocupação com a combinação TAM x Airbus - pelos mesmos motivos citados.

    Outro ponto, o que ocorreu com o A380 da Qantas tem sido um problema recorrente em motores Rolls-Royce. Recentemente um B747 da Qantas teve o mesmo problema... e o projeto do B787 está atrasado também por este problema (falha não contida no motor). Não é portanto um problema do Airbus... mas sim da Rolls-Royce.

    Demerson

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  8. Parabéns !!!blog excelente !!! O sr,conhece o aeroporto de navegantes ? É ao lado de itajaí , aonde moro . É verdade que a cabeceira 07 é um perigo para pouso ? Obrigado , james romagnani .

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  9. Caro James Romagnani, a resposta ao seu comentário virá em breve, em forma de uma postagem. Abç, Roberto.

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  10. Oi Carvalho ficou excelente a descrição do nosso vôo. Não poderia ser melhor narrada. Mas sem sombra de dúvidas a melhor parte foi voltar pra casa e sair logo daquela terra. Foi um prazer dividir mais uma vez o cockpit com um Cmte de alto gabarito. Grande abraço, Auritanio

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  11. Caro Cmde.
    Na qualidade de passageiro frequente no trecho Recife//S. J. do Rio Preto, não tenho outra alternativa senão voar Airbus, pagar preços elevados nas passagens e enfrentar vôos lotados (só a TAm opera este trecho). O Sr. sabe dizer a razão da Gol ter cancelado Rio Preto como destino? Há previsão de retomada de vôos?
    Abraços e parabéns pelo Blog.
    Fábio.

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  12. Betão, adorei a "dica de viagem" à Caracas. (ou de não viagem...) Morro de medo de "brinquedos" mal mantidos. Melhor vc. não ir mais nesse teleférico.

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  13. Olha só comandante que engraçado, um piloto da Azul faz um speech pra os passageiros antes da decolagem, no entanto esquece de passar o áudio pra o PA e como ele tinha acabado de falar com o solo, o speech foi pra o solo ao invés dos passageiros, veja só:

    http://www.youtube.com/watch?v=DhKD-bqUy9I

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  14. Bom dia Cmte, o sr. conhece o controlador do Galeão Jorge? ele faz parte do comissão de investigação de acidentes aeronáuticos tb, ele esta me dando aula de Segurança de voo e Regulamento de Trafego aéreo a aula dele é uma das melhores da Skylab, ele disse que conhece o sr.

    Grande abraço

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  15. Caro Fábio, acho que as cias aéreas fazem alguns acordos em determinadas rotas, do tipo: Você voa para Caxias do Sul e eu voo para S J do Rio Preto, eu voo para Ribeirão preto e você fica com Presidente prudente. Onde tem mercado para ambas, elas competem entre sí. Não sei de nada em relação a Gol retomar voos para SJRP.

    Mariel, este tipo de engano é muito frequente, provavelmente todos os pilotos já o cometeram, e quando ocorre é sempre motivo de brincadeiras na fonia. è até legal, pois dá uma descontraida nas comunicações.

    Vinícius, acho que eu conheço o Jorge sim. As aulas de regulamentos, quando ministradas por um controlador de voo, quase sempre são as melhores. Aproveite as informações e ensinamentos que eles possuem.

    Abçs, Roberto.

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  16. Cmte Beto,
    Eu piloto Airbus e nao tenho todo esse receio:)
    Discutir sobre automaçao ou Boeing è melhor que o Airbus nao me leva a nenhum lugar.
    Respeito sua opiniao e seu medo mas nao concordo com o senhor.
    O problema nao è excesso de automatismo. E' falta de estudo e pèssimo CRM sobretudo de alguns super-comandantes que jà pilotaram velhos avioes "analogicos" e acham que è tudo a mesma coisa.
    Perdi as contas que quantas vezes eu tive que explicar pra cmtes o funcionamento das proteçoes do envelope de voo do A320.
    Sem falar nos top-guns recem saìdos da força aerea...haja paciencia.
    Adoro seu blog e gostaria muito se um dia pudessemos falar abertamente sobre nossas maquinas voadoras.
    Abraço.

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