sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Altos e baixos


Ao trabalhar em empresas aéreas podemos ter passagens a preços fantásticos, sendo que, exceto pela taxa de embarque, que não há como fugir, uma vez ao ano a passagem sai de graça. Mas estas passagens são sujeitas a disponibilidade de assentos, portanto, nunca se sabe que tipo de acomodação vamos conseguir, e mesmo se vamos conseguir! Atualmente não há voos vazios, então...
     Nosso destino final era Munique, com conexão em Londres, voando de British Airways. Nos dias que antecederam o nosso embarque, minha mulher vinha acessando o sistema de reservas da empresa para verificar a disponibilidade de assentos. A previsão era de voo cheio, mas ainda havia alguns assentos livres. No dia da viagem o sistema indicava haver apenas três assentos livres, sendo dois na executiva e um na primeira classe. Preparados para tudo, inclusive para não conseguir embarcar e ter que voltar para casa, nos despedimos dos filhos e seguimos para o aeroporto.
    No balcão de ckeck-in soubemos que o voo estava completamente lotado, e que além de nós, havia outros funcionários na mesma situação. Quando há vários funcionários com “staff travel ticket”, a prioridade costuma ser daquele que está há mais tempo na empresa, e no nosso caso, felizmente, éramos o número um na lista. No dia anterior nem todos conseguiram embarcar, por outro lado o comandante do voo ainda poderia liberar “jump seats”, nossa sorte ainda não estava selada! Viajar num “jump seat”, que são aqueles assentos usados pelos tripulantes, não é fácil. Eles não reclinam, e não há um serviço de bordo, fica-se dependendo da boa vontade da tripulação.
 De posse de um cartão de embarque “standby” seguimos para a imigração e para o portão de embarque. A cada instante vislumbrávamos uma possibilidade: um up-grade para a primeira classe, viajar confortavelmente na executiva, amargar um “jump seat”, ou voltar para casa. Os passageiros estavam embarcando e tivemos a boa notícia de que havia dois assentos na executiva. Instantes depois, uma mudança: havia um ministro, com passagem da Tam, que vinha correndo para embarcar no British! Finalmente nosso embarque foi autorizado, viajaríamos em “jump seats”!  A dez metros para entrar no avião fomos surpreendidos com a última alteração e recebemos dois cartões de embarque com assentos na classe executiva! Assentos separados é verdade, mas isto foi um detalhe fácil de ser solucionado e logo estávamos sentados lado a lado. Os quatro “jump seats” foram ocupados por outros colegas da empresa.
Embora tenha havido um pequeno atraso,vinte minutos não é nada para um voo tão longo, a viagem foi ótima. O Jumbo 747-400 é um avião incrível, e a configuração da British Airways é primorosa. Champagne no embarque, vinho na refeição, um bom filminho e capotei!

10 comentários:

  1. Cara Roberto, depois de tantos anos voando na pioneira e usando os GCs nas férias, hoje já combinei com minha mulher...ou usamos milhagem ou compramos passagem como todo mundo ! Não tenho mais idade para esse estress ! Mas admiro aqueles que tem coragem de enfrentar essa angústia.
    Grande abraço, Eduardo

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  2. Se fosse pra viajar em um Boeing 747, eu viajaria até agarrado na asa rsrsrs... Abraços, Gabriel.

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  3. Ah! as peguntas já estão prontas, só estou esperando o sinal verde para envia-las, Abraços.

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  4. Comandante: seja bem vindo e espero que esteja bem descansado para continuar a nos brindar com suas excelentes histórias!
    abraços
    jcflores

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  5. Seja bem vindo comandante! Tenha um maravilhoso retorno aos céus brasileiros! Céu CAVOK e bons voos e um grande abraço!

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  6. Acho que eu pagaria um bom valor pra embarcar no jumpseat de um 747, nem que fosse pra ir até o destino e voltar sem poder se levantar!

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  7. Diego,

    Estou contigo! Só não gostaria de ir e voltar sem poder me levantar... vai que me dá uma embolia, kkkk.

    Mas deve ser muito interessante fazer um voo completo no jump seat... se bem que eu iria preferir um voo mais curto (já que o assento não reclina).

    Abçs,

    Demerson

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  8. Comandante achei um cara no youtube que é igual a sua voz ou é o sr desfarçado.

    http://www.youtube.com/watch?v=nZzofoYCTQo

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  9. Caro Ederson, realmente a voz é parecida, mas não sou eu. Abç, Roberto.

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