quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Só rapaziada


Ao se apresentar para uma programação há sempre aquela expectativa para saber quem serão os tripulantes escalados. Será um velho amigo com quem será ótimo trabalhar junto e se divertir durante os pernoites?

Conhecer novos tripulantes, sejam eles mais velhos ou mais novos, cada um com sua estória, é sempre uma parte legal da profissão. É bem verdade que às vezes acontece de ter alguém que é um verdadeiro “mala”, ou que apenas não se mistura, não se enturma. Mas gente chata é a exceção, e de qualquer forma, são tantos os tripulantes que até reencontrar o “mala” demora bastante.

O ideal é uma tripulação diversificada: homens e mulheres nas várias faixas etárias, gente jovem misturada com os mais velhos. Engana-se quem pensa que os jovens são os mais animados! Muitas vezes é a turma mais velha que topa sair e passear nos pernoites enquanto os mais jovens preferem ficar tranquilos no hotel.

Numa tripulação grande, como é o caso das tripulações dos aviões que voam nas rotas intercontinentais, dificilmente haverá somente homens ou mulheres, no entanto nos aviões menores em que além os dois pilotos há somente quatro tripulantes de cabine, isto acontece com certa frequência. Sair para uma programação de voo com quatro comissárias é sempre animador embora uma presença masculina entre os tripulantes de cabine possa fazer falta em algumas ocasiões. Ainda que as mulheres recebam o mesmo treinamento que os homens, na hora de apaziguar certos conflitos a bordo, uma figura masculina pode ser mais eficiente.

Recentemente efetuei uma programação em que havia cinco mulheres a bordo: quatro comissárias e a copiloto. Nestas horas a mente masculina viaja: mulheres, piscina, praia, biquínis... A verdade é que isto dificilmente acontece; o mais provável é que elas se juntem para ir ao shopping, aproveitem para ir ao salão ou se recolham no apartamento e você acabe sem companhia para beber uma cervejinha.

Agora, se há uma tripulação em que a diversão é quase certa é aquela em que só há homens. Não tem tempo ruim, as risadas começam já na condução, pois sem a presença feminina a quantidade de besteiras faladas por minuto é grande. A tripulação se junta para almoçar, passear e tomar a tal da cervejinha. Rola uma praia, boteco, há uma maior facilidade para dividir as contas do bar ou restaurante, caminha-se bastante e principalmente fala-se de mulher a todo instante.

É por isso que eu digo, mais vale uma rapaziada animada que uma mulherada enjoada!


6 comentários:

  1. Realmente Comandante,nem sempre aquilo que parece ser o melhor,o é, presença feminina sem duvida é muito bom,mas quando se tem bons amigos as coisas realmente podem ser muito divertidas!!
    Em se falando em presença feminina uma coisa que tenho notado muito durante minhas escutas aereas é o aumento delas na fonia,sempre com voz macia e diligente e sem dar duras nos controladores,hehe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o número de pilotos mulheres e principalmente de controladoras tem aumentado bastante. Eu acho ótimo!

      Excluir
  2. Opa comando tudo bueno, eu estava meio sumido, realmente tenho percebido uma diversificação nas equipes dentro das aeronaves o que mais me surpreende é ver co-pilas mulher, como é ter uma co-pilota, o sr solta o manche para elas ou da medo (kkkk) será que a contratação de co-pilotos mulheres é mais flexivel ou é normal como para os homens, me refiro pelo fato de hoje em dia a sociedade dar enfoque para as empresas que possuem mulheres em cargos de altos escalões, geralmente qual é a idade das copilotos mulheres? estou fazendo meu curdo de inglês icao 4 com uma escola de inglês especializada em aviação, espero um dia dividir o cockpit com o senhor ai sim o senhor vai ter um parceiro para tomar algumas geladas rsrs mais é serio estou aos poucos me preparando, se der no tempo eu engreno para aviação caso contrario aproveito no meu simulador rsrs.

    Aqui deixo uma estoria muito especial de um empresario bem sucedido que largou tudo com uma certa idade (avançada) comparando os parametros de idade dos copilotos de hj para entrar na aviação e ser co-piloto da trip, ele tirou seu brevet com pc completo em dois anos.

    Para ter acesso a toda trajetoria basta clicar em cima da foto onde ele esta dentro do cockpit do ejet.

    http://www.bordin.net/index2.htm

    Ederson - Blumenau SC

    ResponderExcluir
  3. Legal post cmte, abrçs!

    ResponderExcluir