Não sei quando é que a crise da Varig começou, há quem diga que foi ainda na década de 80, outros, que foi somente nos anos 90. O certo é que na chegada do ano 2.000, a empresa atravessava sérias dificuldades que culminaram com o leilão da "velha Varig" em julho de 2006, encerrando assim, um período de 79 anos de atividades.
A década de 80 foi um período de grande crescimento da Varig, quando houve um aumento e modernização significativa da frota de aviões. Em 1981 chegou o primeiro Airbus A-300 (foram 4 no total, sendo dois deles com pintura Cruzeiro), em seguida vieram os Jumbos 747, os Boeings 767 e finalmente o 737-300. Foi um período de muitas contratações, principalmente a partir de 1984. Em 87, quando a Varig completou 60 anos, havia propagandas enormes e belíssimas na TV e mídia impressa que deixavam não apenas os funcionários orgulhosos de fazer parte da empresa, mas o próprio brasileiro sentia orgulho da Varig. Em 88, quando eu era copiloto de Airbus, tive a satisfação de receber na cabine de comando o então Presidente da Varig, Sr. Hélio Schmidt. Uma pessoa carismática, que na ocasião demonstrou satisfação ao me ver tão jovem no assento da direita da cabine de comando. Com a morte do Sr. Hélio, assumiu a presidência o Rubel Thomas, de cuja pessoa e gestão, não há nada a ser dito.
Na década seguinte o panorama começou a mudar. Em 91 eclodiu a primeira Guerra do Golfo trazendo um aumento no preço do barril de petróleo, e portanto maiores custos às empresas aéreas. Também nesta época, o governo do Presidente Fernando Collor abriu as rotas internacionais para a Vasp e Transbrasil e portanto, permitu que mais empresas americanas voassem para o Brasil, aumentando a concorrência e, é claro, as dificuldades. Para mim esta "turbulência" parecia ser temporária, pois em 91 as modernas aeronaves MD-11 estavam chegando, novas linhas internacionais sendo inauguradas, e o melhor de tudo: em abril daquele ano eu fui promovido a Comandante.
Em 1996 assumiu a presidência da Varig o Fernando Pinto. Seu pai havia sido comandante da empresa, e também seu irmão era comandante. Fernando Pinto era formado em engenharia e trabalhava na Varig há anos, tendo sido Presidente da Rio-Sul. Acredito que se a Varig teve uma só chance de sair da crise e entrar no rumo certo, foi na gestão dele. Uma nova imagem corporativa foi criada, com uma mudança no visual externo e interno das aeronaves, que ficaram lindas. A Varig passou a integrar a Star Alliance, uma aliança entre grandes empresas aéreas internacionais, que trouxe muitos benefícios à empresa, que assim, parecia voar em céus mais azuis. Em 99 tive o prazer de receber o Fernando Pinto para voar na cabine de comando no trecho Congonhas-Santos Dumont. Me pareceu ser um grande lider, com uma personalidade vibrante que transmitia confiança e otimismo. Naquele dia voltei para casa feliz e despreocupado com o futuro da Varig. Infelizmente as dificuldades eram muitas, e a gestão do Fernando Pinto durou 4 anos apenas. Acho que as medidas necessárias para o fortalecimento da Varig iam contra os interesses pessoais de alguns que controlavam a própria empresa através da Fundação Rubem Berta.
No ano 2.000, assumiu a presidência o Sr. Ozires Silva,que era uma pessoa bastante conhecida do "mercado", contando com uma larga experiência e boa reputação devido ao seu passado à frente da Embraer. Acho que ele foi o primeiro presidente da Varig que não era "Prata da Casa". Voando na Ponte, eu o encontrava frequentemente, pois ele morava em São Paulo e diariamente se deslocava para os escritórios da Varig no Rio de Janeiro. De fala mansa e simpático, ao embarcar no avião, ele sempre fazia questão de cumprimentar os pilotos na cabine. Como veremos a seguir, as dificuldades a partir do ano 2.000 foram se agravando, e nem Ozires, nem ninguém parecia conseguir reerguer a Varig, que dependia de sua controladora, a Fundação Rubem Berta. Ozires Silva também enfrentou uma forte oposição da Associação de Pilotos da Varig, a APVAR, que tentava de uma maneira ou de outra, apontar os problemas e soluções para a empresa. A gestão do Ozires Silva não durou muito, e depois dele vários outros antigos funcionários da Varig assumiram a presidência, sem no entanto conseguir qualquer resultado positivo.
Crise é sempre um assunto chato, então, deixo para outro dia a continuação deste capítulo.
Sessão de Sábado: Filme "Resgate nas Alturas" (dublado e legendado)
-
Os planos do agente especial Ross de se reconciliar com sua noiva vão por
água abaixo quando o avião particular, em que ela e seu novo patrão estão,
é al...
Há 19 horas
Hi! My name is Kelly and I am staying at your brother Kiko´s house in Itamambuca! It is wonderful. Your brother told me about you because my boyfriend is also a pilot. I am hoping to move to Rio to work on the Olympics as I just finished working with Coca-Cola on the Vancouver 2010 Winter Olympics. If I get a chance to do this then my boyfriend would want to see if he could fly in Brazil. Do you know whether or not Brazilian airlines ever hire foreigners? Obviously he would need to learn to speak Portugese but what else would be required? Any help you could give me would much appreciated. Also, is there anyway to read your blog in English? I would like to send the link to my boyfriend Dave. By the way, he currently flies a Dash 8 in Canada- based out of Vancouver.
ResponderExcluirThanks!
You can email me at kpep06@yahoo.ca or email Dave directly at bax_ter@hotmail.com
KP
Não sou do segmento aeronáutico, porém já ouvi falar muito bem do Fernando Pinto, é um grande administrador e entende de aviação. Ele deu uma levantada legal na TAP, hoje a mesma é bem respeitada. Se o Fernando Pinto estivennse na VARIG até hoje a mesma teria outra posição e outra realidade. Grande abraço, Arcoverde
ResponderExcluirUm ex-gerente meu q trabalhava na Base da Varig aki em Macapá me disse q qm qubrou a varig foi justamente a fundação Ruben Berta... ele ja me contou várias histórias sobre a VARIG. Pelo ânimo seu e dele contando, tenho certeza q vc´s eram muito felizes no trabalho de vc´s.
ResponderExcluirRegardss..
Não sei se vc conhece ele o pessoal chama ele de Guaraci vulgo Guara.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluiracho muito chique esse assunto de aviaçao
ResponderExcluirsr adm. da pagina,esta escrito AS LEMBRANÇAS E ESTORIAS DE UM PILOTO COMERCIAL, por favor, arruma ai tio.,...
ResponderExcluir