Voos de fretamento são muito divertidos, pelo menos para mim, que fico na cabine de comando, já que para os comissários nem sempre é um voo fácil. Ultimamente tenho feito este tipo de voo para Natal, Porto Seguro, Caldas Novas e Punta del Este. A maioria destes voos é fretada pelas grandes operadoras de turismo.
Na volta de Porto Seguro o clima é um pouco diferente, os jovens embarcam bronzeados e muitas das meninas com trancinhas “afro” nos cabelos. Em meu anúncio, depois das informações de praxe, comento com os passageiros que eu tenho uma filha de 15 anos que há tempos vem me dizendo que quando concluir o colegial pretende viajar para Porto Seguro, o que é a mais pura verdade. Digo que esta idéia me deixa de cabelos em pé, e que não sei se vou permitir. Peço a eles que me ajudem, e que se manifestem os que acham que eu tenho razão em me preocupar, e que não devo permitir que ela faça este tipo de viagem. Uns poucos se manifestam. Em seguida peço que se manifestem aqueles que acham que é bobagem da minha parte, que minha filha vai ter juízo e responsabilidade suficiente quando chegar a hora, e que eu devo sim, permitir que ela vá nesta viagem. Da cabine de comando ouve-se o barulho da maioria. Os passageiros desembarcam felizes e eu também!
Me divirto muito nestes voos e quando chego em casa meu filho logo me pergunta se naquele fretamento os passageiros eram do tipo família, terceira idade ou “cachaça, bagunça e .........”
O “perfil” dos passageiros nestes voos é muito diferente dos voos regulares. Nos voos para Caldas Novas há muitas famílias com crianças pequenas e também passageiros da terceira idade, pois geralmente o destino é a pousada do Rio Quente com suas piscinas de águas térmicas. Muitos destes passageiros estão viajando pela primeira vez de avião e embarcam cheios de duvidas: qual é o assento (esta escrito no cartão de embarque), como reclinar e colocar o assento na vertical e até como usar o banheiro do avião. Os comissários precisam ser pacientes, especialmente com os mais idosos, que necessitam de uma atenção maior, além de querer contar a eles suas estórias, porque estão viajando, que foi o filho que sugeriu e etc.
Nos voos para Punta os passageiros se destinam ao Conrad, que é um Hotel Resort-Cassino, e por isso, costumam ser pessoas de maior poder aquisitivo e que estão acostumadas com viagens de avião. Não dão trabalho algum aos comissários, conhecem a rotina a bordo, usam o cinto de segurança, sabem que para a decolagem e pouso a poltrona deve ficar na vertical, não se levantam com o avião em movimento em solo e sabem usar o banheiro de avião sem qualquer explicação!
Como gosto do contato com os passageiros, fica fácil agradá-los em meus anúncios pelo sistema de som. Nestes voos de fretamentos estão todos passeando, ninguém está viajando para visitar parentes doentes ou por outro motivo que não seja lazer e diversão. Indo para Caldas Novas eu costumo dizer aos passageiros que eu já estive na Pousada do Rio Quente e que eles certamente vão curtir muito ficar dentro das piscinas e também o astral da pousada. Nos fretamentos para Punta eu comento que o Hotel Cassino Conrad (que eu não conheço) é muito legal, desejando a eles muita sorte nos jogos e que voltem ao Brasil mais ricos do que estão ao desembarcar em terras uruguaias. Os passageiros adoram!
O voo de fretamento que eu mais gosto é Porto Seguro. Há casais com crianças, em lua de mel, idosos e sobretudo, jovens. Em alguns deles, principalmente de agosto a novembro, quase a totalidade dos passageiros estão na faixa de 15 a 20 anos, quando as operadoras de turismo levam turmas inteiras de adolescentes que estão prestes a concluir o colegial. Imagine o estado de euforia de grupos de 30 ou mais colegas de classe em viagem de formatura! Eles já embarcam fazendo algazarra, brincando de “sacanear” uns aos outros, e arremessar papeizinhos e outras coisas nos amigos. Em um destes voos, durante a decolagem, um pequeno grupo de rapazes repetia animado: cachaça, bagunça e pu _ _ ria! A equipe de comissarios precisa ter muuuuita paciência, sabendo quando entrar na brincadeira, mantendo o profissionalismo sem descuidar da segurança a bordo. Como os jovens são muito irreverentes, os comissarios precisam ter cuidado e “jogo de cintura” para que esta irreverência não se torne insolência e falta de respeito.
Nos voos de ida a Porto Seguro, ao efetuar o “speech” aos passageiros pelo sistema de som, costumo comentar sobre a tranquilidade de Arraial D’Ajuda e Trancoso, sobre o agito dos bares com música ao vivo, as opções para compra de artesanato e dos inúmeros restaurantes da cidade. Recomendo a eles que bebam com moderação, mantenham-se alimentados, que abusem do protetor solar e que se divirtam. Eles adoram, gostam tanto que até aplaudem!
Me divirto muito nestes voos e quando chego em casa meu filho logo me pergunta se naquele fretamento os passageiros eram do tipo família, terceira idade ou “cachaça, bagunça e .........”
muito legal,realmente vôos de fretamentos são bem mais diferentes que os normais!!
ResponderExcluirExcelente post comando!!!
ResponderExcluirQuem dera que em todos os voos comerciais também fosse assim. Mas eu entendo que mesmo os comandantes que gostam de estar em contato com os passageiros como o senhor, tem uma certa restrição pq sabem que ali na cabine tem passageiros que estam viajando a lazer, executivos que querem é logo chegar e quanto mais silencio melhor, passageiros que estão viajando pq alguém morreu em algum lugar... e assim vai.
Mas mesmo assim pelo menos os mínimos todos os comandantes deveriam falar.
recentemente fiz um voo POA-BSB tivemos muita turbulencia no voo e nem assim sequer ouvimos a voz do comandante, ele apenas acionou o sinal visual e sonoro de apertar os cintos e pronto. As cms que tiveram que dizer que estavamos passando por uma área de turbulencia e tal. Minha mãe e minha tia ficaram horrorizadas. Qndo pousamos, minha tia ainda voi falar com a chefe de cabine manifestando a insatisfação.
Parabéns comandante.
Passe ensinamento para todos os seus co-pilotos!
Abs
Parabéns pela simpatia à bordo Carvalho
ResponderExcluirGosto muito de viajar e ver que tem um piloto brincalhão e profissional nos levando em segurança
Deixa a filha se divertir! rsrsrsrs
Abraço
Olá Diogo, não sei se o procedimento varia de empresa para empresa mas sábado passado voltando de BH para Foz do Iguaçu pela Webjet também passamos uma forte área de turbulência, sinais de cintos ligados e foi a chefe de cabine que entrou em contato com os passageiros. Eu particularmente não vi a necessidade do Cmte ter que fazer este tipo de anuncio. Já no pouso tivemos que arremeter e em seguida o Cmte anunciou no PA o motivo etc e tal e tranquilizando os passageiros que era um procedimento normal sempre visando a seguraça.
ResponderExcluirParabéns Cmte Carvalho, mais um belo post.
Belo post Cmte, eu estive em Porto Seguro e Arraial esse ano em junho com minha esposa e um casal de amigos e recomendo a todos, aluguei um carro e ao sul fomos até Trancoso e ao norte até Cabrália uma viajem muito gostosa, viajei na sua Cia e o voo foi ótimo o unico mal foi que não há voos diretos para Porto seguro do Galeão, na ida fizemos uma conexão em Salvador e na volta em Guarulhos sendo que em SBGR foram 4 horas de espera para o próximo voo :( mas no final deu tudo certo, fiquei hospedado no hotel que aparece abaixo na foto de porto seguro você postou o nome é Arraial d'Ajuda Eco Resort e recomendo, lugar lindo, ótimo atendimento e muito conforto e com um preço ótimo ao meu ver.
ResponderExcluirGrande abraço
Vinicius
AH! uma coisa que esqueci na decolagem de porto seguro estávamos com vento de 30kt o Cmte do voo encheu o pé no leme para manter o avião alinhado.
ResponderExcluirAbraços
Muito legal seu blog comandante . Eu descobri o blog faz 3 dias e ja li quase 2010 inteiro , dava pra virar um livro daqueles que voce le sem parar.
ResponderExcluirParabéns Comandante!
ResponderExcluirPercebo que o Sr. faz o que gosta, está de bem com a vida!
Simpatia e cordialidade devem ser prioridades, principalmente sabendo que alguns milhões de Brasileiros estão voando pela primeira vez. Acho que o seu jeito de relacionar com seus passageiros deve quebrar aquele medo do desconhecido, da "aventura" de voar e torna os momentos dentro do avião mais agradáveis; com certeza uma experiência inesquecível.
Abraço,
Walter
Com certeza ouvir a voz do comandante e ainda por cima com bom humor, tranquiliza muito os passageiros. Lembro-me de já ter viajado na vermelha, com um comandante tão simpático, que nem durante turbulência moderada na descida, deixou de nos avisar em tom de brincadeira que o avião iria "balançar um pouquinho enquanto passamos por esta estrada, mas não vai doer não, já já passa".
ResponderExcluirAcho muito importante a tripulação manter os passageiros informados, desde a demora para o acionamento por que tem passageiros atrasados, no táxi por que tem uma aeronave efetuando push-back a frente, na hora do desembarque na remota e as escadas e os ônibus não chegaram ainda por que o solo mudou a posição de estacionamento de última hora e coisas desse tipo.
Mais uma postagem espetacular e lamento que seu filho não queira seguir carreira na aviação, tendo como pai um comandante bem sucedido de uma grande aérea.
Comandante, por falar em cachaça, como é tratada a questão do álcool entre os pilotos, como as companhias fazem para evitar que um piloto que bebeu até mais tarde em casa em um churrasco de família e está ressacado no dia seguinte, pilote?
ResponderExcluirOcorre de um piloto estar cansado por exemplo, por ter ido dormir tarde demais e deixar/pedir que o outro piloto cumpra todas as etapas do dia?
Um abraço e parabéns por mais uma excelente postagem.
Caro Jorge Sampaio, atualmente no Brasil, não há este controle por parte da empresa. Não há bafômetro ou qualquer outro tipo de teste para os tripulantes. Quanto a sua segunda pergunta, há sim ocasiões em que um piloto está mais cansado, dormiu mal, ou por outra rezão, pede para que o outro piloto faça as etapas. Em toda a minha carreira, nunca aconteceu comigo de alguém dizer que bebeu e não está legal para voar. Quem sabe uma ressaca, mas com sinais de embriaguês ou algo parecido nunca aconteceu. Este negócio de bebida é um tema "espinhoso" e acredito que mesmo para as empresas, seja um assunto difícil de ser encarado e até mesmo custoso. É isso, um abraço, Roberto.
ResponderExcluirO Comandante, vc's vão parar mesmo na quinta????
ResponderExcluirRoberto...
ResponderExcluirSeu blog é muito especial!!!!
Adorei ouvir a impressão dos passageiros vinda da cabine do avião...
Obrigado pela visita ao blog Pedra de Clarianã...
Abraçoss....
Comandante =]
ResponderExcluirFiquei muito feliz em saber que o senhor faz vôos fretados para Pooorto **___** Acho realmente que sua filha deve ir sim, não fique preocupado, pois eu fui pra lá há 3 meses e é incrível, tirando algumas baratinhas que circulam pelo Axé Moi HAUAHAUAH, o que é muito normal em cidades quentes do nordeste, não? :)
Os vôos fretados p/ Porto são fantásticos, muita zueeira e a famosa frase do "AXÉ, CACHAÇA E P******" HAUAHUAAH
abraços e elogios pelo blog *-*
SOu de Porto Seguro, comecei a ler seu blog hoje, e fiquei muito encantado, ainda mais depois que falou de Porto Seguro. Lendo seu blog eu consigo me imaginar na mesma situação que você.
ResponderExcluir