sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Operação Tartaruga e a chegada em Salvador

A Tartaruga

No final da tarde de ontem pousei em Porto Alegre, e ao ingressar na "taxiway" em direção ao pátio de estacionamento havia uma tartaruga no caminho. Talvez  tenha sido uma jabuti ou um cágado, não sei bem a diferença entre estes répteis, mas ela (ou ele) vinha de uma área de banhado próxima à pista. Estava tentando cruzar a taxiway, quando ao sentir a aproximação do Boeing, efetuou 180 graus e voltou para onde estava. Deu tempo de abrir a janela e registrar o momento.

Dizem que todos os dias no final da tarde esta mesma tartaruga tenta fazer este percurso e nunca consegue, já que sempre surge um avião para atrapalhar. Persistente a bichinha, e com uma vida longa pela frente, um dia ela consegue.

Chegada em Salvador

Uma das chegadas mais bonitas aqui no Brasil é a aproximação para Salvador. Vindo da região Sul/Sudoeste, em dias de tempo bom, a vista é linda! Pouco depois de iniciar a descida, avista-se a Baia de Camamu à esquerda. Mais uns minutos de voo e a região de Morro São Paulo também aparece . Nesta fase da descida os passageiros sentados juntos às janelas da esquerda do avião podem observar a aproximação de Ilha de Itaparica. O extremo sul da ilha com a região de Cacha Prego, mais adiante o Club Méditerranée (Club Med) e em seguida a ponta norte na região da Penha. 

Os passageiros sentados junto às janelas da direita, que até então estavam "a ver navios", agora que o voo está mais próximo de chegar, podem curtir o visual da cidade de Salvador. Uma vista linda das praias, do Farol da Barra, da Baia de Todos os Santos, da cidade antiga, dos barcos e navios e do Forte São Marcelo. Mesmo à noite, esta aproximação é maravilhosa e eu não me canso de admirar!



video


11 comentários:

  1. Rááááá, essa app via Mare foi especial.
    Roberto... Imagine nós, pobres alunos "sofrendo o sacrifício" de fazer um vfr Local com tgl na Ilha, retornando via Bonfim quase que até o Litoral Norte. :)

    ResponderExcluir
  2. Gde Carvalho, não é nem tartaruga nem jabuti e sim um cágado hehehehe mas bichinho pra lá de persistente.

    ResponderExcluir
  3. Comandante muito bacana estes posts com filmagem,as vezes uma imagem fala mais que mil palavras.
    Uma sugestão:Seria possivel a filmagem de outra aeronave em nivel de voo diferente(abaixo ou acima), ou mesmo de uma ultrapassagem,de terra sempre vejo aeronaves se cruzando penso que deve ser uma visão impar para quem esta no cockpit!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. "Uma sugestão:Seria possivel a filmagem de outra aeronave em nivel de voo diferente(abaixo ou acima), ou mesmo de uma ultrapassagem,de terra sempre vejo aeronaves se cruzando penso que deve ser uma visão impar para quem esta no cockpit!!
    Abraço!"

    2

    ResponderExcluir
  5. Espero que o cágado continue cagado e não dê de frente com um avião.
    Uma pena não ter a APP completa. Pelo vídeo deu pra ver que é maravilhosa

    Abraço cmte.

    ResponderExcluir
  6. Muito show!!!

    Comandante, sou controlador de vôo em formação no ICEA no CTA em São José dos Campos pela infraero. No carnaval, estarei voando na Gol os vôos 1976 GRU-REC (dia 05 decolando as 18:40). A volta estarei cumprindo o 1877 REC-GIG (decolando as 12:40) e o 1916 GIG-CPQ (Decolando as 16:40, ambos no dia 08). Gostaria de saber se o Sr estará presente nestes vôos para conversarmos e trocarmos uma idéia! Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Como sempre belas estórias cmte, parabéns pelo post.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Estava lendo um post sobre os seus voos alternados. O 737 tem GPS???? Aonde fica????
    Pensei que era só MS, Radar,MFC, etc...
    O GPS é o mesmo q o radar????

    Ah, e blog está ótimo!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Walmir e Luka, estou tentando colocar uns vídeos na minha próxima postagem, mas estou tento "problemas técnicos". Logo logo eu resolvo.

    Caro Julio Giunti, bem que eu gostaria de estar voando para Recife, Campina Grande ou Rio de Janeiro no carvaval, mas minha programação, que é trabalhar de sábado a quinta feira, será na região sul/sudeste.

    Caro Arthur, o 737 NG vem de fábrica com GPS, mas os 737-300 o GPS só foi incorporado a partir de 2000, mesmo assim era opcional. O GPS não tem nada a ver com o radar. Radar é para detectar formações meteorológicas, e GPS é para auxílio da navegação baseada em recepção de satélites.

    É isso, abçs, Roberto.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da história da tartaruga! Haja persistência! Gostei também do blog, mostra o lado humano dos fazem a aviação Brasileira. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Sei que estou próximo de Salvador, vindo do Sul, quando consigo ver "água do mar", nem sempre tão próximo assim, mas de qualquer forma, vindo de São Paulo, longe da Mantiqueira e de outras ruralidades.
    Abraços Cmte. Roberto Carvalho.

    ResponderExcluir