segunda-feira, 18 de abril de 2011

Diversão garantida

O Oppermann, comandante na “velha” Varig, era garantia de diversão para os tripulantes que tinham o privilégio de fazer parte da sua tripulação. Em 2003 tive a sorte de tê-lo como meu “dupla” durante a instrução no simulador do MD-11, e nas 11 sessões de treinamento, nosso instrutor e eu demos muitas risadas com o jeito brincalhão dele e com suas estórias.


Gases inadvertidos:


Era um voo de MD-11 de Nova Iorque para São Paulo em que o Oppermann era um dos comandantes, juntamente com o Cmt “K”, o responsável pela viagem. O Cmt “K” estava sentado no assento da esquerda efetuando os preparativos antes da partida dos motores junto com o copiloto, enquanto o Oppermann ajudava nas demais tarefas. Foi quando, ao ajeitar uma da malas no bagageiro que há na cabine de comando, o Oppermann deixou escapar um pum. Antes que o pessoal percebesse, ele mesmo se entregou, tratando de explicar que havia sido sem querer. O Cmt “K” não quis nem saber e começou a lhe passar uma descompostura! Disse que era um absurdo, que ele não podia ter deixado aquilo acontecer e que era uma tremenda falta de educação. Mas foi quando o Cmt “K” disse que a mãe do Oppermann não havia dado educação, que a coisa ficou engraçada: o Oppermann não gostou do comentário, e colocando a mão no ombro do Cmt “K” conseguiu soltar um longo e sonoro pum. Disse que aquele, sim, era falta de educação, e que era totalmente dedicado ao “K”, que por sua vez ficou possesso!
 O Cmt “K” falou para o Oppermann recolher suas coisas e desembarcar imediatamente, o voo seguiria sem ele! Ao recolher as coisas dele, lembrou ao Cmt “K”que faltava apenas dez minutos para o início do voo, e que por se tratar de um voo longo, se ele desembarcasse o voo não poderia seguir com apenas um comandante e um copiloto. O ofendido voltou atrás na sua decisão, mas disse ao Oppermann que ficasse na cabine de passageiros e não aparecesse na cabine de comando durante a viagem. Sem problemas, e o Oppermann viajou o tempo toda na primeira classe! Dias depois, circulando pelo setor de Operações da Varig, o Cmt Oppermann encontrou o Piloto Chefe que o chamou para uma breve conversa. Ele disse que tinha ficado sabendo do ocorrido e que havia dado muitas risadas, pois o Cmt “K” havia feito por merecer aqueles gases, mas pediu ao Oppermann que no futuro tentasse uma saída mais diplomática...
Chute na bunda:
Mais uma vez o Oppermann estava voltando dos E.U.A., o comandante do voo era o “N, um dos mais antigos da velha Varig na ocasião, um verdadeiro “Vaca Sagrada”, como eram conhecidos os comandantes mais antigos da empresa. Ainda em solo, “N” estava de pé na cabine de comando quando o copiloto entrou. O copiloto, ao vê-lo de costas, confundiu-o com o Oppermann, e talvez abusando um pouco da relação de camaradagem que eles gozavam, deu-lhe um chute no traseiro! Imagine a situação do Cmt “N” levando um chute na bunda e se virando para ver que o autor daquele ato insano era o próprio copiloto do voo! E a cara do copiloto ao perceber que tinha chutado o traseiro de um dos comandantes mais antigos da empresa! O copiloto não sabia onde se enfiar e pediu mil desculpas, explicando o engano. “N” foi um “gentleman”, se mostrando compreensível e indulgente. No final sobrou para o Oppermann, que, quando a sós com o Cmt “N”, foi obrigado a ouvir um sermão. Ele dizia que o responsável por aquele chute era ele, Oppermann, por dar liberdade e intimidade aos copilotos! E o coitado, atônito, de braços abertos dizia: - mas comandante, que culpa tenho eu???
Previsão de mau tempo:
Nos voos para a Europa e Estados Unidos, boletins meteorológicos dos principais aeroportos podem ser recebidos a cada meia hora através de transmissões automáticas em certas freqüências de rádio. Estas freqüências de rádio, transmitidas em HF (high frequency), são muito potentes e podem ser recebidas em qualquer lugar do planeta, em compensação a qualidade da recepção pode ser ruim, acompanhada de chiado e ruído de fundo. Talvez por isso, costuma ser função do copiloto, ou do comandante “mais jovem”, colocar o fone de ouvido para ouvir e anotar os boletins meteorológicos desejados. Embora estes boletins sejam atualizados constantemente e informados a cada meia hora, os pilotos irão ouvi-los conforme a necessidade. Se a previsão é de tempo bom para destino e alternativas, não há motivo para verificações constantes, e se, pelo contrário, o tempo é ruim, uma verificação mais constante torna-se necessária. 
Pois bem, neste voo para Frankfurt, o Oppermann era o comandante mais “jovem”, e portanto, ouvia e anotava as transmissões meteorológicas de Frankfurt, Düsseldorf, Colônia e demais aeroportos da região. O tempo na região era bom e a previsão para as próximas horas idem, e isso era para ele uma oportunidade para mais uma brincadeira. Enquanto ouvia os boletins, ele anotava uma informação falsa, cujas condições meteorológicas não eram nada boas. Mostrava suas anotações ao comandante,  e com ar preocupado dizia que iria estar atento para a próxima atualização. No próximo boletim suas anotações mostravam uma significativa deterioração no tempo, com previsões de ventos fortes, neve e tendência a fechamento do aeroporto. E assim ele seguia fabricando boletins cujo tempo só piorava a cada hora, com nevascas abrangendo uma área cada vez maior, e já sugerindo um pouso em Lisboa ou Madri, onde segundo seus boletins, o tempo era bom. A brincadeira seguia, e no momento em que o comandante se mostrava realmente intrigado com tamanha mudança nos prognósticos, querendo ouvir ele mesmo as transmissões, o Oppermann caia na gargalhada, mostrando que tudo não passava de uma farsa.
Esse é o meu amigo Oppermann, uma peça rara e um grande aviador.


  • Na primeira foto está o Oppermann e eu no simulador do MD-11, e na segunda estamos com nosso instrutor, o Cmt. Galuff, durante o "briefing" para o treinamento.

16 comentários:

  1. Esse cara deve ser uma figurassa! Vendo as fotos eu consegui imaginar as palhaçadas dele hehehe!

    Belo post!

    Um abraço,

    Luca Simioni
    www.aeroentusiasta.com

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  2. Olá amigos, para quem gosta da varig esse vídeo antigo foi feito por mim no aeroporto de Ponta Porã (SBPP) quando a varig pousou trazendo jogadores do sub-20 para jogar na cidade gêmea de Pedro Juan Caballero no Paraguai. no detalhe foi a única vez que um avião da varig pousou por aqui e olha só, tem um foker 100 da tam ao mesmo tempo na pista coisa inédita hehehe! um abraço a todos.

    http://www.youtube.com/watch?v=t2ElHWfo8Mc

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  3. E onde está hoje o comandante Oppermann?

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  4. kkkkk Imagina a cara do copila ao saber o dono do traseiro que ele tinha chutado, ri bastante.

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  5. Comandante, por falar em MD-11, tenho um DVD com o MD-11 da VarigLog pilotado pelo Cmte. Ivan Leopoldo uns anos atrás na Variglog, partindo de Campinas para Frankfurt e é interessante o numero de picuinhas que apareciam naquele avião. O balanceamento do combustível levou quase 1 hora com uma insistente mensagem no painel "FUEL OFF SCHEDULE", que só sumiu quando já estavam dando a partida. Na volta durante o taxi, do nada surge no painel a mensagem "TIRE DIFF PRESS", onde o Ivan pede para o outro cmte. (Hipólito), se abaixar debaixo do painel para desconectar um CB (PTB 05 se não me engano) para desalimentar o painel com a informação e evitar que alarmasse na decolagem.

    Nos seus tempos eram comuns esses probleminhas? Essa demora no balanceamento, não atrasava as escalas não?

    Outra coisa meio irritante é a voz do GPWS e de auto-pilot disconnect que chega a repetir 4 vezes um alarme estridente, junto com a frase "AUTO-PILOT". Há outro alarme que até assusta que estiver de visita no cockpit o tal do "STABILIZER MOTION" que vem depois de um alarme estridente.

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  6. Ola cmd,como vai?Queria aproveitar esse post para lhe fazer uma pergunta sobre um fato que vem me assombrando um pouco nas ultimas semanas.
    Eu sempre quis seguir a carreira de piloto,desde muito pequeno,iniciaria este sonho no mes que se segue, Maio,porem a uma semana e meia o carro em que eu estava fora atingido por outro carro cujo motorista estava embriagado.Por decorrencia disso,tive fraturas no femur e tornozelo,os quais necessitaram da implantacao de placa e pinos para correcao.
    Queria saber se o Sr tem conhecimento de alguem que nao pode seguir a carreira na aviacao por conta de correcoes ortopedicas semelhantes?
    espero resposta,e obrigado.
    Henrique Marujo.

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  7. Caro Celso, muito bacana o vídeo do 737 em Ponta Porã. Voei muito o PP-VOH.

    Caro Wagner, guarde com carinho este seu DVD. O Ivan Leopoldo era um excelente aviador, e um cara muito querido do grupo todo. De fato o sistema de transferência de combustível apresentava problemas de vez em quando e inclusive causava uns atrasos. O MD-11 tinha umas panes esquisitas, especialmente em Manaus quando o APU estava inoperante. O porão eletrônico ficava muito quente, e agravado pela umidade local, surgia indicações errôneas e algumas panes. Após a partida dos motores, com o ar-condicionado e portanto a ventilação dos equipamentos eletrônicos funcionando normalmente, as panes desapareciam. Saudade dos avisos sonoros de "Autopilot", "Stabilizer Motion" e tantos outros. O avião era, ou É, fantástico.

    Caro Henrique Marujo, acredito que estes seus problemas ortopédicos, se não deixarem sequelas graves, não vão atrapalhar seu planos para o futuro. Tenho um colega que por conta de acidente de moto, tem uma perna ligeiramente mais curta que a outra. Ele anda de uma maneira diferente e isto não o impede de exercer a profissão. Sua única dificuldade vai ser passar pelo detector de metais dos aeroportos!

    Abçs, Roberto.

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  8. Caro comandante,

    Muito obrigado pela resposta e caso queira ver este DVD que tenho, eu comprei ele no site www.hangart6.com.br . É um site que tem só DVDs de aviação civil e militar, muito legais, é confiável, pode comprar sem medo, já comprei 4 lá. É baratinho, uns R$ 35,00.

    Nesses 2 vôos do DVD (Viracopos-Frankfurt e Frankfurt-Ilha do Sal-Viracopos) a tripulação é formada pelos comandantes Ivan Leopoldo e João Marcos Posenatto, o Popó (o sr. deve ter conhecido) e os co-pilotos Alexandre Marques (ex-Rio Sul) e Fabrício Dexheimer (atualmente comandante na Azul). Vale a pena, eu curtir demais esse DVD. Um abraço.

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  9. Parabéns pelas tuas histórias. Sou instrutor de CRM numa escola de aviação civil e tenho usado os teus relatos para ilustrar o relacionamento entre os tripulantes, onde a diferença hierárquica não deve passar da conta, o que causaria o lamentável "Power Distance".

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  10. Roberto, esses boletins meteorológicos são o METAR???

    É verdade que no V.E.M. Do SBGL o MD-11 era apelidado de Maestro por dar muitos conSertos???

    O GPWS da Mc Donnel/Douglas é msm muito irritante...

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  11. Legal Smerola, CRM é realmente muito importante para a aviação, boas aulas e um abraço para seus alunos.

    Sim Arthur, um dos apelidos do MD-11 era Maestro! O MD-11 dava muitas panes de eletrônicos, mas a verdade é que com os anos o pessoal da manutenção passou conhecer as "manhas" do MD, e aí a coisa ficou mais fácil. Outro apelido que alguns pilotos davam ao MD-11 era "Mad Dog". Os boletins eram os Metares e Tafs. Quanto aos "autocalls e alertas do MD-11, eu os considero música para meus ouvidos.

    Abçs, Roberto.

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  12. Olá comandante !!!

    Fantástico seu Blog ..... Li todos os posts disponível e cheguei a conclusão que seus relatos virariam facilmente um grande e interessante livro !!

    Parabéns e continue postando para nós

    Tenho uma página onde postos minhas fotos, entre elas várias de aviação, feitas em GRU, VCP, CGH E SPDW

    Abraço

    Ale Sturion
    www.flickr.com/sturion
    www.alesturion.com.br/blog

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  13. Cmte, olha só esse incidente entre uma aeronave da Varig e outra da Líder no solo de Congonhas em que quase ocorre uma colisão:

    http://www.youtube.com/watch?v=7q6XzX6ker8

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  14. Boa tarde cmd,mais uma vez parabens por este blog.
    O srº poderia me passar o seu e-mail?

    obrigado

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  15. Roberto, por que Mad Dog??? Por causa das iniciais?

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  16. Caro Alexandre, vou dar uma olhada nas suas fotos.

    Caro Jorge Sampaio, nao estava presente, mas deve ter havido um certo exagero quando se disse que houve uma quase colisao.

    Caro Thiago Fontes, anote: vie.carva@ig.com.br

    Mad Dog! Das iniciais MD, e pq o MD 11 nao era um aviao para se "brincar", ou como dizia no proprio manual: Not for beguinners...

    Abc, Roberto.

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