terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Estrela Brasileira

  Estive no lançamento do livro Estrela Brasileira, editora KindleBookBr, escrito pela Cláudia Vasconcelos, ex-comissária da Varig. Já conhecia um pouco das estórias dela através do Blog que ela mantém e agora tive o prazer de ler o livro, que embora já estivesse a um tempo no formato eletrônico (e-book), só recentemente foi lançado em papel.

O livro é ótimo! Minha mulher foi a primeira a tomar conta e leu em um fim de semana, em seguida eu li em três ou quatro dias. A Cláudia entrou na Varig em 1972 e com isso voou o Boeing 707 quando este era o maior avião da Varig, acompanhou a chegada do DC-10, bem como dos Jumbos. Esteve no baseamento em Hong Kong e em Los Angeles. São muitas estórias: de cidades, de passageiros, de acidentes, do serviço de bordo e de uma aviação que não volta mais. Ela fala da vida dela e da estória da Varig até o seu encerramento. 

Um excelente livro que com certeza vai agradar aqueles que gostam da aviação, aqueles que já foram passageiros da Varig e principalmente os que trabalharam na "velha" Varig. Ele pode ser adquirido na Livraria Cultura ou ainda através de pedido pela internet. No Blog dela ( http://aestrelabrasileira.blogspot.com/ ) há os links para pedidos. Parabéns Cláudia!

Agora estou lendo o Perda Total, editora Objetiva, do escritor Ivan Sant`Anna. O Ivan Sant`Anna é um apaixonado pela aviação e já havia escrito o livro Caixa Preta em que contava e estória de outros três acidentes com aeronaves comerciais brasileiras, além de um livro sobre os atentados de 11 de setembro. No Perda Total ele conta sobre os dois acidentes com aviões da Tam (Fokker 100 que caiu no Jabaquara e Airbus que caiu na Av. Washington Luiz) e o Boeing da Gol que foi derrubado pelo jato Legacy.

As estórias dos acidentes não são novidade, já que são recentes, mas o que torna a leitura interessante é que o escritor conta um pouco da vida de alguns personagens envolvidos nestas tragédias. Apesar de serem estórias cujo final já sabemos, vale à pena ler.



9 comentários:

  1. Obrigado pela dica de leitura, comprarei com certeza. O livro do Ivan li em 2 dias, tenho todos livros escritos por ele, e foi difícil terminar a leitura sem lágrimas.

    ResponderExcluir
  2. Roberto,
    Isso eu chamo de um senhor presente de aniversário. Seus comentários sobre meu livro me emocionaram e me deram a certeza de ter escolhido a carreira certa (pós-Varig): escritora. Afinal, suas palavras foram sinceras, objetivas e desenharam todo o conteúdo do estrela Brasileira. Muito obrigada. Quero colocar o link de seu blog no meu, para tanto peço que o envie via e-mail: estrelabrasilei@gmail.com Que Ícaro o conduza por céus de brigadeiro.

    ResponderExcluir
  3. Caro Cmte,

    Vi no blog da autora que o lançamento do livro foi na Cultura. Sabe se a livraria irá vendê-lo?

    Aliás, quem é o Ivan citado no 1o post? Fiquei curioso para ler.

    Abs,

    Demerson

    ResponderExcluir
  4. Boa pedida! Vou comprar o mais rápido possível! Comandante, Não sei se o senhor lembra de mim, mas eu sou do blog FsMisturado e gostaria de fazer uma entrevista com o senhor caso o senhor aceitasse. Como eu sei que o senhor é um homem muito atarefado, eu iria selecionar 10 perguntas e enviar para o senhor e só precisaria enviar as repostas. Espero que o senhor aceite, Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Caro Demerson, acredito que sim, que a livraria Cultura tem o livro disponível para a venda. Caso contrário, se não tiver na livraria "física", tem na "virtual"através do site. Que Ivan? Que post?

    Caro Gabriel, não sou tão atarefado assim, pode mandar as perguntas. vie.carva@ig.com.br

    Abçs, Roberto

    ResponderExcluir
  6. Caro Cmte,

    Grato pela resposta. De fato o livro está sendo vendido na Cultura por R$ 12,00 + frete. O Ivan a que me referi é sobre o primeiro comentário acima postado pelo Roni SkyDiver... pelo tom do comentário imaginei que soubesse de quem se trata (é o Ivan Sant'Anna?).

    Mais uma vez, grato pela resposta.

    Demerson

    ResponderExcluir
  7. Sou eu novamente,

    O que está por R$ 12,00 é o e-book. A versão impressa custa R$ 39,00.

    Demerson

    ResponderExcluir
  8. Olá Cmte,

    Depois que me apresentou o livro aqui em BSB, passei a procurá-lo pelas livrarias. Encontrei na cultura. Vou comprá-lo, e aproveitar para ler bastante nas férias, em setembro.

    Abração e ótimos voos

    ResponderExcluir
  9. Prezado cmte, Beto Carvalho.

    Realmente os livros do Ivan Sant'Anna são sempre ótimas leituras, já li todos sobre acidentes aéreos, além de citá-los em artigos que escrevi e também estou escrevendo sobre segurança de voo.
    Parabéns pelo blog, aqui encontrei histórias interessantes.

    Abraços e tenha bons voos.

    ResponderExcluir