Alguns voos que terminam no Rio de Janeiro – Galeão, especialmente os que chegam no período da noite e madrugada, nós apelidamos de Caveirão. Já os voos saindo e chegando de Brasília, nós chamamos de Camburão! Se vamos para Brasília na terça feira, ou saímos de lá na quinta, entre a tripulação, comentamos em tom de brincadeira que é melhor ficar de olhos abertos em nossos pertences de mão. Na capital Federal todo mundo é VIP, e é por isso que no aeroporto não há sala VIP! É um tal de Vossa Excelência para cá, Vossa excelência para lá, senadores, deputados,assessores de uns e outros, e também os puxa-sacos. Até pouco tempo atrás (com o escândalo das passagens aéreas foi anunciado que iriam extinguir este “serviço”) havia uma salinha onde funcionava uma secretaria com funcionários do governo só para cuidar do check-in dos parlamentares. Certa vez um político, alto, magro e que continua por lá, se recusou a colocar a poltrona na posição vertical, em preparativo para a decolagem. Talvez achasse que aquela regra de segurança não era aplicável a ele, e não adiantou o anúncio dos comissários, nem o aviso de que com aquela recusa, o Comandante iria ter que voltar e desembarcá-lo. Diante da teimosia do nobre parlamentar, o avião regressou ao estacionamento para que o desobediente saísse do avião, sob o aplauso dos demais passageiros. Outro político, famoso em Pernambuco, também apresentou problemas de comportamento, já que se achou com mais direitos que os demais. Naquela época ainda não havia a lei que proíbe o fumo à bordo, porém uma liminar expedida por um juiz federal proibindo o fumo a bordo estava em vigor. Pois não é que o Excelentíssimo Parlamentar se recusou a apagar o cigarro? Sentado na primeira fileira, ainda desafiou os comissários, dizendo que não havia lei neste sentido, que nem ele nem seus colegas haviam votado lei específica naquele sentido. A tripulação não soube explicar que não era uma Lei, mas uma liminar, que , portanto, tinha força de Lei. Então a tripulação teve que engolir o desaforo e aguentar a reclamação e indignação dos demais passageiros. Hoje em dia o aeroporto de Brasília é muito importante para as empresas aéreas no que diz respeito à distribuição de passageiros(HUB). Muitos voos saem de lá para todos os cantos do Brasil, então em determinados horários chega a ter 35 aviões no pátio, para apenas 13 posições com “pontes de embarque”;e as demais ficam dependendo de serviço de ônibus da Infraero. Fica parecendo uma rodoviária, principalmente porque, como diz a propaganda da Gol, hoje em dia todo mundo pode voar! Não desejo a ninguém ter que embarcar nos horários de pico. Em Brasília há uma rota especial para os aviões seguirem logo após a decolagem. Esta rota consiste em efetuar uma curva à direita logo após a decolagem, para ser evitado o sobrevoo das mansões do lago sul, atenuando então o nível de ruído sobre aquela área. Isso evidentemente aumenta um pouco o percurso para voos que seguem para o norte e nordeste do país, mas pelo menos os ouvidos dos nobres moradores são poupados. Mas é gostoso pousar por lá, Brasília possui o aeroporto comercial mais alto do Brasil, e como a performance dos aviões diminui com a altitude, as pistas lá são bastante longas, a iluminação da cidade dá um belo visual à noite, e o Lago Paranoá, junto com a Ponte JK, compõem um belo postal da cidade.
O que é melhor: o Boeing 787-10 ou o Airbus A350-900?
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Embora o Boeing 787 Dreamliner tenha sido lançado antes do programa A350 da
Airbus, o A350-900 entraria em serviço antes do 787-10. Embora as dimensões
d...
Há 16 horas
Esses casos de políticos me dão enjôo de estômago! Os aviões deveriam ter poltronas próprias para eles. Poltronas ejetáveis.
ResponderExcluirFala verdade, vc. gosta de pousar em Brasilia porque é onde mora seu cunhado...
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