segunda-feira, 8 de junho de 2009

Camburão

Alguns voos que terminam no Rio de Janeiro – Galeão, especialmente os que chegam no período da noite e madrugada, nós apelidamos de Caveirão. Já os voos saindo e chegando de Brasília, nós chamamos de Camburão! Se vamos para Brasília na terça feira, ou saímos de lá na quinta, entre a tripulação, comentamos em tom de brincadeira que é melhor ficar de olhos abertos em nossos pertences de mão. Na capital Federal todo mundo é VIP, e é por isso que no aeroporto não há sala VIP! É um tal de Vossa Excelência para cá, Vossa excelência para lá, senadores, deputados,assessores de uns e outros, e também os puxa-sacos. Até pouco tempo atrás (com o escândalo das passagens aéreas foi anunciado que iriam extinguir este “serviço”) havia uma salinha onde funcionava uma secretaria com funcionários do governo só para cuidar do check-in dos parlamentares. Certa vez um político, alto, magro e que continua por lá, se recusou a colocar a poltrona na posição vertical, em preparativo para a decolagem. Talvez achasse que aquela regra de segurança não era aplicável a ele, e não adiantou o anúncio dos comissários, nem o aviso de que com aquela recusa, o Comandante iria ter que voltar e desembarcá-lo. Diante da teimosia do nobre parlamentar, o avião regressou ao estacionamento para que o desobediente saísse do avião, sob o aplauso dos demais passageiros. Outro político, famoso em Pernambuco, também apresentou problemas de comportamento, já que se achou com mais direitos que os demais. Naquela época ainda não havia a lei que proíbe o fumo à bordo, porém uma liminar expedida por um juiz federal proibindo o fumo a bordo estava em vigor. Pois não é que o Excelentíssimo Parlamentar se recusou a apagar o cigarro? Sentado na primeira fileira, ainda desafiou os comissários, dizendo que não havia lei neste sentido, que nem ele nem seus colegas haviam votado lei específica naquele sentido. A tripulação não soube explicar que não era uma Lei, mas uma liminar, que , portanto, tinha força de Lei. Então a tripulação teve que engolir o desaforo e aguentar a reclamação e indignação dos demais passageiros. Hoje em dia o aeroporto de Brasília é muito importante para as empresas aéreas no que diz respeito à distribuição de passageiros(HUB). Muitos voos saem de lá para todos os cantos do Brasil, então em determinados horários chega a ter 35 aviões no pátio, para apenas 13 posições com “pontes de embarque”;e as demais ficam dependendo de serviço de ônibus da Infraero. Fica parecendo uma rodoviária, principalmente porque, como diz a propaganda da Gol, hoje em dia todo mundo pode voar! Não desejo a ninguém ter que embarcar nos horários de pico. Em Brasília há uma rota especial para os aviões seguirem logo após a decolagem. Esta rota consiste em efetuar uma curva à direita logo após a decolagem, para ser evitado o sobrevoo das mansões do lago sul, atenuando então o nível de ruído sobre aquela área. Isso evidentemente aumenta um pouco o percurso para voos que seguem para o norte e nordeste do país, mas pelo menos os ouvidos dos nobres moradores são poupados. Mas é gostoso pousar por lá, Brasília possui o aeroporto comercial mais alto do Brasil, e como a performance dos aviões diminui com a altitude, as pistas lá são bastante longas, a iluminação da cidade dá um belo visual à noite, e o Lago Paranoá, junto com a Ponte JK, compõem um belo postal da cidade.

2 comentários:

  1. Esses casos de políticos me dão enjôo de estômago! Os aviões deveriam ter poltronas próprias para eles. Poltronas ejetáveis.

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  2. Fala verdade, vc. gosta de pousar em Brasilia porque é onde mora seu cunhado...

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