O 1º semestre de 84 seguia sem muitas novidades, acumulei mais horas de voo e tirei a licença de Piloto Comercial, para poder exercer a profissão. Fazia voos de instrução e simulador de voo para o passo seguinte que seria obter a licença de IFR, ou seja, voo por instrumentos. Foi no final do semestre que mais uma vez meu pai me deu uma força, um empurrão seria a palavra mais adequada, que foi fundamental, e por isso, mais uma vez sou muito agradecido à ele. Ele leu em algum lugar sobre cursos que a Varig estava dando em Porto Alegre, e me perguntou se eu sabia de algo a respeito, insistindo para que eu me informasse se realmente havia estes cursos, e caso positivo, procurasse saber os requisitos necessários, vagas, valores e etc. Na hora não dei muita importãncia, até porque, justamente naquele momento, estava surgindo uma oportunidade de um emprego de copiloto em um avião do Bradesco. Mas meu pai insistiu, dizendo com razão que empregos poderiam surgir mais tarde, e que um curso na Varig seria uma oportunidade única. Então lá fui eu de ônibus para Porto Alegre atrás das informações necessárias. Estavam abertas as inscrições para a 5ª turma do Curso de Atualização e Aperfeiçoamento para Piloto Comercial, o 5ºCAA. Nos últimos 10 anos a Varig crescera muito pouco, e aliado à incorporação da Cruzeiro do Sul em 1975, quase não houve admissões nem promoções neste tempo, porém um período de crescimento estava chegando e a Varig iria precisar de muitos pilotos nos próximos anos. Assim a EVAER (Escola Varig de Aviação) foi reativada com os CAAs, que ao todo foram 6, e foi uma espécie de cursinho para quando a Varig abrisse vagas para pilotos. Quando houvesse os exames de admissão de pilotos, a Varig já possuiria uma quantidade de profissionais com uma boa base teórica e um certo conhecimento da empresa e suas operações. O curso era pago e não havia nenhuma garantia de emprego, mas mesmo assim seria certamente um diferencial na minha formação para mais tarde conseguir um emprego na aviação. Quando decidi ser piloto aos 12 anos de idade, não pensava em um emprego específico, queria se piloto e voar o que fosse! Se pudesse ser o Concorde seria bom, mas se fosse um aviãozinho de um fazendeiro, ou um taxi-aéreo seria bom também. Nos meus sonhos mais audaciosos eu imaginava poder um dia voar na Vasp, mas a Varig realmente não passava pela minha cabeça, achava que era impossível, coisa para Gaucho! Voltei para São Paulo com os formulários necessários para me inscrever no curso que tinha duração de 6 meses, de julho a dezembro, sendo que para pagar o curso que custava 240 ORTNs (obrigações reajustáveis do tesouro nacional), vendi meu Chevete 81 que havia ganhado do meu pai no ano anterior. Me mudei para Porto Alegre, me juntando a outros 19 pilotos com idade entre 19 e 30 anos. Além das matérias de aviação, tinhamos aulas de matemática, física, inglês, etiqueta (parece piada, mas tinha mesmo!), educação física, marinharia(sobrevivência no mar), sobrevivência na selva e palestras diversas. Como eu recém havia concluido o 2º grau, estas matérias eram fáceis (com relação à etiqueta, as vezes dou meus deslizes, o que mostra que as aulas foram inúteis), mas como o grupo era muito heterogêneo, as matérias tinham sua razão de ser. Em setembro de 84 houve uma prova para admissão, mas somente 5 colegas da turma puderam fazê-la, pois a maior parte do grupo, assim como eu, ainda não tinha os requisitos necessários. No meu caso ainda faltava a licença de IFR e Multimotor, então continuei no curso com a turma desfalcada em 2 colegas que passaram na prova e naquele mês mesmo foram admitidos de copiloto na Varig. Sobre o curso, as aulas e a vida lá em Porto Alegre, eu conto mais para frente.
Tipo novelinha? Então não demora.
ResponderExcluirVocê interrompe bem na hora que ia ficar mais pessoal!? Sacanagem.
ResponderExcluirBoa noite meu caro comandante, meu nome é ederson sou de Blumenau - SC conheci o sr. no voo de sao paulo congohas para curitiba dia 11/10, mandei para a presidencia uma carta onde não cansei de dar elogios sobre sua postura e pelo seu excelente atendimento, sou apaixonado por aviação, chego e ficar horas no aeroporto de congonhas apreciando as aeronaves, eu chego a me emocionar toda vez que entro em uma aeronave, não tive condições de seguir na carreira por motivos financeiros, fiquei lendo os seus relatos e cheguei a me emocionar, eu amo a aviação de uma forma que somente eu sei, hoje eu sou empresario e sou piloto da GOL VIRTUAL, atualmente sou comandante de 737-700ng e estou me preparando para homologação na ponte aerea, eu invisto muito em equipamentos para simulação (Flight Simulator2004) se o sr não conhece deixo um video para o sr ver (http://www.youtube.com/watch?v=whW4kkveB1A)
ResponderExcluir(http://www.youtube.com/watch?v=rY5VM7NKjr0)
meu video no simulador da delta5 737-700 em sao paulo
(http://www.youtube.com/watch?v=3XOsNaBsrCc)
Todos os procedimentos feitos no simulador são identicos ao real, tanto na fonia, configuração das aeronaves, cartas de voo etc.... eu fiquei muito feliz pela oportunidade que me foi dado para visitar sua cabine de comando, comandante Beto eu gostaria que o sr visitase nossa comunidade em www.voegolvirtual.com.br e www.aerovirtual.com.br na aerovirtual tem muitos comandantes que participam do forum onde eles debatem as duvidas feitas pelas entusiastas, a ultima pergunta cmt, como euy faço para comprar u uniforme de comandante?
parabens comandante
Abaixo deixo a carta que enviei para presidencia da gol no dia 12/10, esta semana o sr deve ser comunicado com relação a este relato elogiando o sr. meus parabés.
ResponderExcluirBlumenau, 12 de Outubro de 2009-10-12
Ao Comandante Roberto Ferreira Carvalho.
Bom dia, meu nome é Éderson tenho 33 anos de idade moro em Blumenau - SC sou empresário e um entusiasta da aviação, utilizo o software flight simulator 2004 para simular a aviação, sou piloto virtual da Gol virtual (cmt Éderson GLO1515) (www.voegolvirtual.com.br) tenho atualmente mil horas de vôo e recentemente fui homologado no Boeing 737-700 ng com cento e cinqüenta e nove horas de vôo neste equipamento, na próxima semana estarei sendo homologado para vôos ponte na aérea, eu cordeno uma grande equipe de vendas no Brasil e minha preferência sempre foi voar pela gol ou Varig, depois de anos de uso da sua companhia o vôo 1320 do dia 11 de outubro de 2009 do comantande Roberto Ferreira Carvalho fez a diferença para mim e para as pessoas que me acompanhavam, embarcamos no aeroporto de congonhas as hrs 19:10 com destino a Curitiba, os comissários e comissárias se destacaram pela atenção e cordialidade. Inicio do push back e o nosso prezado comandante inicia seu speack no taxi, a partir deste momento eu percebi que um pequeno gesto por parte do comandante se torna grandioso para os clientes e que não custa nenhum dinheiro para companhia faz a diferença, o comandante Beto Carvalho faz a diferença na Gol, este comandante eu enalteço quanto a sua postura e respeito aos seus clientes, em tempos de crise com a concorrência muito forte a prestação de serviço por parte dos colaboradores se torna a principal ferramenta das empresas para conseguir o encantamento do cliente, o que se consegue com o encantamento? Passageiro satisfeito querendo usar novamente o serviço da companhia conseqüentemente vôos lotados e faturamento alto. Tem uma frase que eu gosto de frisar do saudoso comandante Rolim, "o cliente é a razão da existência da sua empresa e que o cliente e os serviços que prestamos são mais importantes do que a nossa empresa".
Eu finalizo deixando a nota 10 com cinco estrelas para o comandante Roberto Carvalho, eu nunca fiz um relato como esse, já analisei vários atendimentos e nenhum destes me “encantaram”, não poderia de deixar nota dez para a tripulação porque se o comandante for perfeito e sua tripulação não ter estas características esta avaliação não teria o reflexo positivo. Enalteço também, o co-piloto porque foi muito prestativo me acompanhando na visita a cabine do comandante.
Eu gostaria que estas palavras fossem levadas a presidência da empresa e que fosse relatado a tripulação deste vôo e principalmente ao comandante Roberto Carvalho.
Meu muito obrigado.
Éderson Luis Bilck
edersonbilck@yahoo.com.br
www.voegolvirutal.com.br
www.aerovirtual.org
Boa tarde Cmde.Roberto Carvalho,
ResponderExcluirSendo um amante da aviação fui premiado com a leitura de seus relatos neste blog. Realmente um achado importante de quem gosta do que faz e compartilhar. Aproveitando, gostaria de saber se o comandante conheceu uma pessoa na época que tirou seu brevet, caso tenha sido no Campo de Marte. Chamava-se Athayde Lourenço Martins Filho, piloto muito ativo em sua época ( 1980 ).
Já tentei sem sucesso informações via aerocluble de S.Paulo. Foi meu incentivador na aviação,dentre outras coisas na vida mas não pude prosseguir conforme alterações do destino. Mais uma vez parabéns pelos relatos, continue a nos brindar com vossa experiencia pelos ares e terra.
Edilberto Mendes
edbmf@hotmail.com