quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Diversão virtual X Diversão real

Houve um tempo em que os tripulantes, durante os pernoites, quase não ficavam parados dentro dos quartos de hotéis. Saíamos muito, procurando novos lugares para conhecer, com passeios diferentes a cada pernoite, ou então nos reuníamos para o básico: caminhar pelo calçadão; praia; shopping center; barzinhos ou um cinema. Era raro não encontrar entre os colegas pernoitando, companhia para dar uma volta, tornando os dias longe de casa, mais agradáveis.

Claro que há ocasiões em que o cansaço é grande, e ao chegar ao hotel, a melhor coisa a fazer é cair na cama! Programações de vôos com jornadas na madrugada, dias seguidos acordando antes das 5 da manhã, poucas folgas e vôos com muitas escalas deixam qualquer um “quebrado”. Nestas horas um “room-service” pode ser a melhor pedida.

Sair para comer em restaurantes legais é uma das diversões nos pernoites, e nestas ocasiões ao convidar os colegas tripulantes, sempre vem as três perguntas básicas: 1º- O restaurante é perto a ponto de ir a pé? 2º- O prato servido é grande e dá para dividir para dois? 3º- Eles dão desconto para os tripulantes? Brincadeira à parte, a verdade é que antigamente os tripulantes eram mais unidos, procurando uns aos outros nos pernoites, pois assim o tempo passava mais rápido.

Hoje em dia, o pessoal está mais devagar! Poucos saem, e muitos ficam trancados dentro do quaro. O poder aquisitivo (salário) da categoria já não é como no passado, dormir não custa nada, assim muitos ficam reclusos, e comem qualquer coisa no quarto. É o que chamamos de “faquirar”!

De uns anos para cá, esta tendência ao marasmo por parte dos tripulantes vem aumentando, e eu não acredito que a causa seja o cansaço ou a economia de dinheiro. O vilão, em minha opinião, é o COMPUTADOR, e mais especificamente, a INTERNET!

Cada vez mais os tripulantes carregam na mala (e talvez isto seja o que de mais importante carregam) um laptop ou netbook. Então em vez de dar uma volta pela cidade, preferem ficar lidados na internet. MSN; Orkut; skype; e-mails; blogs; twitter e googles! E não é só isso, pois ainda há as opções de sexo virtual, chats, DVDs e tudo mais que a internet oferece ao alcance de um clique.

Com isso tudo as pessoas, lêem menos livros, jornais ou revistas, se exercitam menos, dormem menos, pois são capazes de passar a noite toda conectados, se divertem menos, se envolvem menos e finalmente, se conhecem menos.

Eu ainda não tenho um laptop, e a menos que alguém me dê um de presente, acho que ainda vou “sobreviver” alguns anos sem um. Internet, só em casa, quando ainda tenho que dar atenção à minha família. Tenho menos tempo para escrever minhas lembranças e histórias, mas por outro lado, nos pernoites, tenho mais tempo de viver estórias, que lá na frente serão parte de minhas lembranças.

13 comentários:

  1. Realmente Roberto, a internet só nos aliena, ou melhor, aliena àqueles que assim desejam. No nosso caso, usamos a internet para fins educativos e importantes, como... ler teu blog!


    Parabéns, novamente... sem dúvida, para mim, o melhor blog relacionado à aviação em existência na nossa língua aportuguesada!

    Parabéns e um forte abraço!


    PS: Por favor, leia o comentário que fiz no seu post: "Brega e Chique" e responda para mim?

    ResponderExcluir
  2. Penso que realmente as pessoas já estão trocando a presença fisica pela virtual,como voce disse sair para um bom papo,troca de experiencias mesmo sem poder gastar muito é muito mais enriquecedor do que ficar isolado,atras de um teclado de computador.
    Uma simples caminhada por uma bela cidade já seria muito melhor!!

    ResponderExcluir
  3. Betão, será que não tem uma galera mais jovem na aviação, que passeia mais e curte o que voce curtiu nos anos passados? Vai ver eles esquecem de chamar o "tiozão"... (na boa, sem ofensas)

    ResponderExcluir
  4. Caro Danilo, que bom que vc está curtindo o Blog. Observei que vc faz parte da comunidade Azul Virtual, e possui várias horas de voo. Acho a Azul muito boa, inclusive estive lá no ano passado para prestigiar uns amigos meus na cerimonia de promoção para "comando". Os aviões são novos e bons, a maioria dos pilotos são ex-Varig, e a empresa está crescendo. Tenho muita simpatia pela Azul. Quanto a minha programação, ela é muito variada, e nestes últimos dias de chuva forte ela tem sofrido muitas alterações de última hora. Saio de casa para ir a Salvador com escalas e acabo parando em Porto Alegre. Temos que estar preparados para ir para qq. destino. Abç Roberto.

    ResponderExcluir
  5. Caro Brendon Felipe, se vc está iniciando na aviação, acho melhor vc canalizar seu tempo e seus recursos para fazer hora de voo e tirar as carteiras. Mais tarde, quem sabe vc faz a faculdade, que poderá ou não ser útil a vc na carreira de aviação. As horas e as licenças eu acho que neste momento é mais importante. Abç, Roberto.

    ResponderExcluir
  6. Percebi uma certa nostalgia neste post. É normal. Depois de 20 anos de carreira a gente começa a lembrar dos anos dourados.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Cmte. Carvalho,

    Realmente o relato das pessoas que visitaram seu blog tem muito fundamento. Eu mesmo, quando o visitei pelo primeira vez, fiquei muito entusiasmado. Perdi uma tarde inteira de trabalho somente para ler todos os seus posts, que são para lá de interessantes !
    Sua narrativa é muito clara e nos leva a viver suas experiencias como se elas estivessem acontecendo naquele momento !
    Já me sinto ansioso pelos próximos posts !
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  8. É comando, isso não ocorre somente no mundo da aviação, mas na sociedade em sí. Hoje em dia não é raro pessoas que não se socializam pessoalmente mais e somente pela internet fazem-o. Ontem eu saí do Orkut, parei com essas coisas, tenho estudado muito, não sei se comentei, mas ganhei de um tio o curso de PP e PC completo, começo agora dia 25, Deus é fiel, comando!
    Mesmo sem comentar em alguns posts, tenho entrado quase todo dia no seu blog para ver se tem atualizações, como sempre, está de parabéns!
    Grande abraço!
    Fica com God comando!

    ResponderExcluir
  9. Que bom Roberto, que você gosta da Azul. Eu a acho uma grande companhia, ainda que pequena por enquanto, hehe! Sobre os voos, pretendo ir para VIX em Março, e vou pela Cia. que vc voa. GRU-VIX, vc opera? Quem sabe caiamos numa coinciência? Rsrs!


    Abraços, fique sempre na paz de Deus!

    ResponderExcluir
  10. Realamente comandante eu sou um piloto que vivo com os pés no chão como o amigo da azul virtual, eu sou piloto da gol virtual e não sou fã de internet a não ser para ler seu blog que entro todo dia e uso para pesquisas voltadas a aviação real e virtual, para o sr ter idéia eu entro no simulador em casa no sabado as 14:00 hrs e vou deitar as vezes depois das 03:00, imagina quantas pernas dá para fazer com isso hehehe, eu e algunas amigos da rio sul virtual entramos em porto alegre e vamos parar em manaus mais fazendo escalas pelo brasil todo.

    Como foi as duas semanas para o sr? pelo menos no similador o bicho esta pegando com essas intempreries que vem dando, teto baixo em muitos aeroportos, fortes turbulencias acima do fl 270 imagina das aproximações com formações baixas, mais meu 737-700 ng não me deixa na mão e com minhas quase duas mil horas do bichinho eu me viro nestas aproximações, mais é impressionante como a comunidade simuleira transporta a vida real da aviação para o simulado e com tanto amor e seriedade.

    Para se ter uma idéia eu estou iniciando um projeto de um cockpite full escala de um 737-700 ng em um quarto de apartamento, este projeto vai ser uma replica da cabine dos 700 ngs, estamos começão a fazer o throttle e o mesmo vai ter todos os movimentos do trim e manetes etc... pena que eu não consigo colocar as fotos do projeto aqui, mais tudo pelo amor que temos a aviação, porém a diferença que nossoas pés não saem do chão hehehhehe. espero que com esse simulador minha mulher não queira me dar o divorcio hehehe, deixo de ir para praia para ficar o dia todo voando hhehehhe, na verdade não foge muito daqueles que ficam no orkut, msn etc....

    O sr. deve ter percebido a minha alegria e emoção em curitiba quando o sr me convidou para fazer uma visita em seu cockpit bateu a tremedeira hehehe, e o copiloto do sr foi muito gente boa tbem sem falar na simpatia e na beleza das suas comissarias principalmente a loirinha chefe das comissarias. b

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Comandante eu quero deixar para o pessoal um arquivo de como era o serviço de bordo da varig, atendimento e os uniformes de antigamente, baixem o arquivo e viva uma nostalgia na era Varig.

    Pasmem com a qualidade dos cardapios e o que era servido na classe economica, tinha cias aeras como a twa que servia até lagostas hehehe, comparado com as barrinhas de goiabada.... acho que o sr deve de gostar muito das barrinhas comandante carvalho.... hhhehee

    BAIXEM O ARQUIVO AQUI:

    http://www.easy-share.com/1909069384/Apresentação_VARIG.rar

    ResponderExcluir