quinta-feira, 8 de abril de 2010

Horas felizes

Quem não gosta de um happy hour? Na aviação acontece, ou pelo menos acontecia, de nos reunirmos para um "happy hour" nos hoteis de pernoite. Nos encontramos no quarto de um dos tripulantes,e cada um contribui como pode para os comes e bebes, ou então, recorre-se a um supermercado ou ao room service do hotel com o devido rateio das despesas. Assim, com cerveja, vinho, refrigerante, salgadinhos, queijos e pães, damos muitas risadas e solucionamos os problemas da empresa, do Brasil e do mundo.

Não raro o anfitrião destes encontros é o comandante do voo, pois geralmente, entre os tripulantes, é ele quem fica com o maior apartamento nos hotéis, podendo então acomodar a turma toda. Já vi muitos tripulantes reunidos no mesmo apartamento para um happy hour! Alguns hotéis possuem um apartamento ou uma sala exclusiva para o uso dos tripulantes, onde nos encontramos. Há muito tempo atrás, em Buenos Aires, a Varig hospedava seus tripulantes no Hotel Sheraton, que nos tratava a "pão de ló". Neste hotel havia um apartamento enorme que ficava a disposição não só dos tripulantes da Varig, mas também das demais empresas que voavam para a Argentina. Havia um aspecto curioso neste apartamento: todos os objetos de decoração, tais como vasos, quadros, abajour, cinzeiros e porta retratos ficavam colados à mobília! Problemas com cleptomaníacos, terremotos, ou gente estabanada? Sei lá! Sei que no Sheraton de Buenos Aires, havia outro atrativo que literalmente era uma festa para os tripulantes. Sempre na última sexta feira do mês, o hotel organizava uma grande festa estilo boca-livre, e com sorteio de brindes para todos os tripulantes que lá estavam hospedados. Varig, PanAm, Lufthansa, Air France e tantas outras empresas estavam sempre representadas pelos seus tripulantes, sendo que alguns se programavam com antecedência, no sentido de solicitar à escala de voos uma programação com pernoite em Buenos Aires naquelas datas.

Me lembro de um happy hour muito legal que aconteceu em 2005 na época dos bons tempos do MD-11. Havíamos chegado em Paris no dia anterior vindos do Brasil, e naquele dia a programação seria de um bate-volta para Amsterdam. Já na ida para Amsterdam, a tripulação combinou um encontro após a chegada de volta ao hotel, o que aconteceria por volta das nove horas da noite. Durante o voo, a tripulação de cabine (comissários e comissárias) separou para o nosso happy hour algumas coisas que fatalmente virariam lixo caso não fossem utilizadas. Vale comentar que entrar nos países com queijos, carnes, frutas e outros tipos de alimentos é proibido pelas autoridades locais, porém, no caso dos países da Comunidade Econômica Européia, este tipo de barreira, e portanto de restrição, não ocorre em certos voos. Então, munidos de guloseimas que trouxemos do avião, e mais algumas coisas que havíamos comprado no supermercado pela manhã, fizemos um super happy hour, com todos os 10 tripulantes reunidos, degustando ótimos queijos, e vinhos nacionais. Nacionais da França, mon ami!

O TOQUINHO

Em 1996, em um voo para Belo Horizonte aconteceu uma situação inusitada ao chegar no hotel, e que nos levou a um happy hour memorável. Naquela noite, além dos 6 tripulantes, estava o Pedro, que em seu primeiro voo na empresa, iniciava o treinamento para copiloto. Ao chegar no Hotel Othon, fomos informados que infelizmente não havia apartamento disponível para um sétimo tripulante, pois o hotel estava lotado em função de um congresso que acontecia na cidade. Mas o impasse foi logo resolvido quando o funcionário da recepção encontrou uma solução: ele disse que a Suíte Presidencial estava reservada para o Toquinho, o músico, mas como ele não havia chegado até aquele momento, e aparentemente não iria aparecer, um de nós poderia ficar com a suite, desde que no dia seguinte, no mais tardar as dez horas manhã, fizesse uma mudança para um apartamento "comum". Sem problemas! Ofereci ao copiloto Pedro para ficar com a suíte, até porque, era o dia do aniversário dele, mas ele recusou e coube a mim este "sacrifício". Apesar de já estar tarde, convidei a tripulação para um happy, afinal, não é sempre que podemos desfrutar de uma Suíte Presidencial, além disso, sendo o primeiro voo do meu aluno Pedro, havia motivos para celebrar. O apartamento era enorme, e havia sobre a mesa uma enorme cesta de frutas, uma bandeja com frios, uma champagne num balde de gelo e um cartão que dizia o seguinte: "Prezado Toquinho, nós do Hotel Othon ficamos honrados com a sua presença e lhe desejamos uma ótima hospedagem". E nós tripulantes, agradecemos a sua ausência! Imediatamente liguei na recepção do hotel, perguntando se poderíamos aproveitar aquela oferta. Após hesitar uns instantes, o funcionário do hotel liberou aquilo que o Toquinho não pode aproveitar. Foi um happy hour de gala!

Estes encontros eram divertidos, verdadeiras Horas Felizes!

19 comentários:

  1. Cmte., a leitura do seu blog passou a ser obrigatória para mim, amante descontrolado da aviação e da varig!
    Algumas me vieram a mente ao ler este artigo percebi que o Sr. comenta sobre a época da Varig, e atualmente, depois da Varig ser adquirida pela GOL, ainda existe Happy Hour? E nas outras cias TBA, VSP existia Happy Hour? E nas outras cias de hoje, existe?
    Obrigado por nos dedicar o seu tempo contando os bastidores da aviação comercial, especialmente da eterna e singular PIONEIRA!!
    Na sua época de MD11 voastes com algum desses cmtes.: Tito Walker e Figueira?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Comandante!!! Essa sua história foi excelente, peço desde já sua autorização para publicar no Aeroblog. Gostei muito. Parabéns Comandante Roberto!!!

    Abraços

    Lisarb (Aeroblog).

    ResponderExcluir
  3. Caro Anonimo, e claro que o happy hour existia nas outras empresas, e credito quesempre vai haver. Mas a verdade e que este tipo encontro vem sendo cada vez mais raro. Estes dias, fizemos um happy em Brasilia, mas o comissario e a comisssaria que eram mais novos na aviacao, com menos de 30 anos de idade, nao quizeram comparecer. Fizemos em 4, eu o copiloto (o sempre fiel escudeiro e companheiro do comandante) e os dois comissarios de 40 e 48 anos respectivamente, que ja haviam voado na Transbrasi e velha Varig! Salve os veteranos!

    Caro Lisarb (aeroblog) e uma honra estar no seu Blog!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mais uma vez Carvalho, que blog perfeito, não é em todo lugar que encontramos pilotos bem humorados por ai!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Que post legal! Comandante, meu grande sonho era realizar um vôo do Brasil para o Caribe. Agora que a GOl irá fazer esse trajeto, caso o senhor seja escalado para lá, há possibiligade de tirar algumas fotos e postas para nós? Sou grande admirador de Saint Marteen, e também da República Domenicana. Grande abraço, Arcoverde

    ResponderExcluir
  6. Nem só de pão vive o homem,mais de toda Palavra que procede da Boca de Deus!!
    Seria o caso de se dizer: Nem só de avião e voos vivem as tripulações,mais tambem de bons hoteis e divertidos happy hours!!
    Muito bom comandante, é sempre interressante saber um pouco mais da vida off das tripulações!!

    ResponderExcluir
  7. Eu mesmo tinha me esquecido dos boms momentos do happy hour (sempre antes da janta, e mesmo assim depois ainda se saìa pra comer!:)
    Adoro seu blog cmte, me faz lembrar que ainda existem pilotos apaixonados pela profissao.
    Cèus CAVOK's.

    ResponderExcluir
  8. Putz, agora que vi, postei por primeiro e não me identifiquei, desculpe-me, é que não tinha nenhuma das opções disponíveis e esqueci de ao menos deixar meu nome no final, Jose Brito, de Foz do Iguaçu-PR.
    Abraço e me desculpe pelo deslize.

    ResponderExcluir
  9. Comandante.

    Tentei reproduzir a sua história no Aeroblog.

    Obrigado por mais esta oportunidade !

    Espero que goste.

    Abraço

    Lisarb Albuquerque (Aeroblog)

    ResponderExcluir
  10. Fazendo feira em Comandante...!!!

    Abraços,

    Dudu

    ResponderExcluir
  11. Comandante Beto que legal ficar sabendo o que acontece nos bastidores da aviação. Mas um excelente post, parabens! Estórias como estas que o sr. conta no blog da uma imensa invejaaa de quem nasceu a 30, 40 anos atrás, pq a gente sabe que como as coisas estão indo hoje em dia a tendencia é de a aviação perder cada vez mais e mais o seu glamour.

    Oh, ainda está valendo a sugestão de um post sobre seus primeiros voos e como era o dia-dia no aeroclube no tempo de formação.

    Diogo, SBMQ

    ResponderExcluir
  12. Olá Cmte,

    Vi este belo artigo no blog do nosso amigo Lisarb e gostaria também de sua autorização para postá-lo no Meio Aéreo

    Um pernoite de "horas felizes" é uma das melhores partes da nossa vida... ;-)

    ResponderExcluir
  13. Caro José Brito, voei com o Tito Walker no MD-11, e quanto ao Figueiral, eu conheci mas não voamos juntos pois quando eu estava no MD ele voava 777.

    Caro Meio Aéreo, pode colocar no seu Blog sem problemas.

    Abçs Roberto.

    ResponderExcluir
  14. Gde Cmte Beto, também sou de Foz e amigo pessoal do José Brito. Mês que vem temos um voo programado com a Gol e seria uma honra voar sob seu comando. Gostaria de lhe enviar os dados do nosso voo para ver se vai estar em sua escala. Se possível envie um email para roniandrade81@yahoo.com.br para que eu possa lhe passar os dados, não encontrei seu email no perfil. Grato pela atenção e obrigado pelo seu blog, um prato cheio para amantes da boa aviação.

    ResponderExcluir
  15. Fala betiggio que bom encontrar você por aqui no Blog do cmt Carvalho, como esta voando airbus a 321 ai na turquia, assim que possivel manda mais algumas fotos para nos na aerovirtual.

    Comandante carvalho eu andava meio sumido do seu blog mais estou de volta, eu estava vendo umas fotos de pouso do santos dumont e percebi que um airbus da tam pousou na 02 pelo lado contrario ou seja ele não executou o procedimento padrão, simplesmente aproximo pelo litoral por tras do pao de açúcar, esse procedimento é comum

    ResponderExcluir
  16. Caro Ederson, faz tempo que eu não voo para o SDU, mas eu acho que agora há procedimentos para a 02 pelo lado contrário sim. De qualquer forma, voando visual, se a torre ou o controle autoriza, tá tudo certo. Abç, Roberto.

    ResponderExcluir
  17. Cmte. Adoro seu blog, sempre visito ele, e quando não tem postagem nova eu fico até "desanimado" rs, mas não faz mal, sei que quando vier algum novo será excelente.
    Eu gostaria de fazer uma entrevista com o Sr. sobre a Aviação no seu ponto de vista e tudo mais, sou membro do fórum Aerovirtual.org (Fórum Alberto Santos Dummont), e também sou Piloto Comercial. Se o sr. tiver interesse em contribuir com o nosso fórum com essa entrevista o sr, poderia por gentileza me enviar um e-mail? eduardo_bsp@hotmail.com
    Só pra me identificar melhor, talvez o sr. Conheça o Cmte. Geraldo (Voava A300 na VASP) e hoje voa na mesma cia que o sr. Eu sou amigo do filho dele.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Muitíssimo obrigado.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  18. Tambem sou membro da aerovirtual, qual seu nome de usuario amigo, conheça meu blog http://projeto737ng.blogspot.com/

    um abraço

    ResponderExcluir
  19. Olá! Comendante, Sempre tive o sonho de ser um piloto.
    Porém não sei se chegarei a ser um comandante (pela minha idade), mas acredito que pilotar eu vou.
    Posso lhe dizer que leio suas postagens regularmente e principalmente quando me sinto fraco nas minhas convicções na carreira.
    Recentemente, inspirado no seu blog criei um, contando cada passo desta minha busca.
    Só tenho uma postagem ate o momento mas, Gostaria de contar com a sua leitura e ajuda referente a informações para um iniciante.
    Comandante, muitas pessoas tem esse sonho e não sabem nem como da o primeiro passo, Creio que contando o meu passo a passo poderem esclarecer algumas coisas.
    Obrigado, pela atenção, parabéns por esse belo Blog, Conto com o Sr!

    Abraço!
    Um grande Abraço!

    ResponderExcluir