segunda-feira, 12 de abril de 2010

Instrutor do meu instrutor

No inicio de 1989 eu estava voando como copiloto de Airbus A-300 quando fui chamado para o curso do B737-200. Voaria nas rotas nacionais do “breguinha”, ainda na função de copiloto, aguardando para iniciar o treinamento e promoção para comandante. Meu instrutor, o Edson Villar, foi muito paciente comigo, pois apesar de eu contar com uma certa experiência, a mudança para o 737 foi grande! Acontece que ao contrário do Airbus e do Electra, o Boeing 737 não tinha o mecânico de voo na cabine de comando para auxiliar os pilotos, além disso, os destinos eram muitos. Na Ponte Aérea os pousos e decolagens eram em basicamente 2 aeroportos diferentes (Congonhas e Santos Dumont) e no Airbus os destinos eram 11, assim os procedimentos de subida, descida, distancias, frequências de rádios, rumos e outras características das rotas já estavam na memoria. No 737 o número de rotas era grande, e a cada etapa de voo, havia a necessidade de um planejamento e estudo de procedimentos que eu não estava acostumado. Nos aviões que não possuem o mecânico de voo (atualmente nenhum avião comercial sai da fábrica necessitando da presença do mecânico na cabine), as atribuições do copiloto são bem mais amplas. Verificação de manuais de performance, leitura de checklists, comunicação com os comissários, inspeções externas da aeronave durante as escalas e preenchimento de tabelas de decolagem com os dados de peso, são alguns exemplos de tarefas que passaram a ser de minha responsabilidade no 737. Dei trabalho para o meu instrutor, mas com um voo após o outro, acabei me adaptando e segui em frente.

Na aviação comercial, o piloto após voar uns anos na função de copiloto, entra em treinamento para ser promovido a comandante. Geralmente esta promoção é para voar o avião "básico" da empresa, ou seja o de menor peso máximo de decolagem. Após ser promovido, e passado um tempo, pode surgir a oportunidade de uma promoção a comandante instrutor de voo, inicialmente no avião e depois também em simulador de voo. Mais um tempo e horas de voo para então surgir a chance de ser promovido ao cargo de comandante checador, tanto nos voos de linha como em simulador. Estes cargos vão proporcionar um ganho extra na remuneração, que vai depender do sistema de pagamento adotado por cada empresa. Na medida que o tempo vai passando e a "fila" andando (aposentadorias, aumento de frota e etc.) chega um momento em que este comandante é chamado para pilotar um outro equipamento. Ao iniciar o curso de um avião diferente, o ciclo reinicia, ou seja, ele começa como aluno, será promovido e no futuro terá a chance de novamente exercer os cargos de instrutor e checador.

Pois não é que no ano 2000 quando eu estava de volta à Ponte Aérea, desta vez como comandante de B737-300, o chique, tive a satisfacão de receber como aluno o Villar que vinha para voar fixo no eixo Rio-São Paulo. A instrução foi rápida, apenas alguns voos para mostrar a ele as particularidades das operações em Congonhas e principalmente no Santos Dumont. Naqueles poucos voos, ele era o aluno e eu o instrutor, condição esta que foi breve, pois tenho para mim que uma vez meu instrutor, sempre será meu Instrutor!

12 comentários:

  1. Nossa oportunidade que poucos tem né. Demais!

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  2. Gostei ! uma estória rapida pórem bem objetiva e interresante !

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  3. Olá Beto quanto tempo,achei que não fosse mais postar! Uma pergunta englobando todas as grandes empresas como Tam,Gol,Azul,Webjet e etc. Quanto está em média o salário de um co-piloto e comandante?

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Nossa, seu Blog e demais, já seu seu fã!
    PS:Meu nome é Raphael, mais conhecido na internet como raphaelvix.

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  6. Nossa, conheci uma pessoa que ganhava 7000 como FO da gol...

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  7. O sr. hoje voa fora do país? Pois, pelo menos uma dessas companhias citadas o sr. deveria saber quanto paga, já que são as principais do Brasil. Qual empresa o sr. voa hoje?

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  8. é só ler bem os posts do blog que se deduz qual a empresa! =D

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  9. Acho estas perguntas de quanto paga, quem paga, quem recebe e como recebe sao muito pessoais. Peco desculpas aos "perguntadores" mas acho que eles devem procurar as companhias que tem obrigacao de informar.

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  10. Comandante diz o ditado: Quando o mestre é bom
    o discipulo sai melhor ainda!!!
    Muito bom

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  11. Comandante Beto, o senhor já foi a Hai Tak sob o comando do MD-11? Se foi, nos fale um pouco sobre lá. Porque é um aeroporto tão visado no mundo aeronáutico? Grande abraço, Arcoverde

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  12. Caro Arcoverde, não cheguei a voar para a Asia no MD-11, pois nestá época eu voava na Ponte Aérea.
    Caro Pedro Paulo, eu não voo no exterior, estou por aqui mesmo nesta loucura chamada Brasil!

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