Voando na Ponte aérea, o controlador pergunta ao piloto- Confirme como está recebendo? Se referindo, obviamente, à qualidade da transmissão, mas o comandante, no momento aposentado, responde: -Estamos recebendo mal, companheiro, e a companhia agora está parcelando em duas vezes. Outro caso engraçado, mas que tem cara de anedota, é a do aviãozinho que após longo vôo se aproximava de Manaus. Os órgãos de controle, possuem um indicativo de chamada, sendo que no caso, a torre de Manaus é chamada de Torre Eduardo Gomes, mesmo nome do aeroporto lá, em homenagem ao Brigadeiro. Pois bem, o piloto vinha chamando erroneamente de "Torre Manaus". O controlador, não sei por que, se recusava a responder. Lá pelas tantas, de tanto o piloto insistir na chamada, o controlador da torre respondeu com certa ênfase: Ô PT-TAL (suposto prefixo da aeronave), aqui é EDUARDO GOMES! No que o piloto, aliviado, respondeu- Puxa brigadeiro, ainda bem que o Sr. respondeu, já efetuei várias chamadas e ninguém respondeu! Mas a estória mais interessante, é de um antigo comandante da Cruzeiro do Sul, e essa é verdade! No final dos anos 70 e inicio dos 80, a Cruzeiro fazia muitos vôos para Buenos Aires, e era extremamente bem conceituada por lá. Este comandante era muito amigo dos controladores de Buenos Aires, e voava regularmente nesta rota no saudoso Boeing 727. As comunicações transcorriam normalmente até que eles fossem transferidos do setor do controle Uruguai para o setor de Buenos Aires. A partir daí, nenhuma palavra era dita pelo comandante, ele simplesmente apertava a tecla do microfone, e com um talher, dava 3 batidinhas num copo de vidro. Tim, tim, tim; era a senha combinada. E o B.Aires Control (este é o indicativo deles) reconhecendo o amigo, respondia – Buenas noches capitán, siga adelante, el tiempo es bueno, reporte para el descenso. Na hora da descida, mais 3 batidinhas no copo, e nova instrução era dada: Livre descenso, viento calmo, reporte a 5 millas para aterrissaje. E assim seguia, pousava e se dirigia ao estacionamento sem falar uma palavra sequer. É claro que os tempos eram outros, o tráfego aéreo muito reduzido, mas enfim, um procedimento surpreendente. Ao desembarcar do avião, lá estava o controlador, recebendo o comandante com abraços e já combinando a hora e o local para o churrasco. É isso, desligando, cambio final.
- A primeira foto é de um Boeing 757 da British Airways em Heathrow, Londres, e a segunda é na aproximação final para pouso em Manaus.
Não entendi o lance do "em inglês"...
ResponderExcluirMas chorei de rir nas outras.
Where are you? Hoje é dia 29.
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