Os pilotos são incentivados pelas empresas aéreas a fazerem anúncios aos passageiros durante o vôo de cruzeiro, seja para mantê-los informados a respeito de atrasos ou outras situações fora da rotina, ou apenas para informar o horário estimado de chegada no destino e outras informações da rota. Geralmente os anúncios, ou “speeches”, são muito parecidos, do tipo: - Senhoras e Senhores, com sua licença, aqui é o comandante para algumas informações sobre o nosso vôo. Fala o básico, dizendo a temperatura do ar externo e a velocidade do avião, terminando seu anúncio com um – E pela sua atenção, obrigado. Em minha opinião, este tipo de “speech” é muito mecânico, sem emoção, e os passageiros já não prestam atenção. Em 1986, quando eu comecei a voar o Electra na Ponte Aérea, meu instrutor, Cmt Ronald Wendorff, já me incentivava a fazer anúncios aos passageiros, praticando assim a comunicação com eles. De lá para cá meus speeches se tornaram bem agradáveis aos passageiros, e,modéstia à parte, tenho recebido comentários bem positivos por parte dos passageiros e comissários. Durante o desembarque costumo me despedir dos passageiros, momento em que alguns pedem para visitar a cabine, tiram fotos sentados no assento do comandante e fazem elogios. Os elogios por escrito são mais raros, mas de vez em quando eles acontecem. O melhor deles ocorreu em dezembro de 99. Voava na Ponte Aérea em um dia difícil no eixo SP/RJ, com chuva, aeroporto fechado e vôos atrasados e conseguimos encerrar o embarque no Santos Dumont por volta de meia noite. Antes da partida dos motores dei as boas vindas, pedindo desculpas pelo atraso e expliquei as razões para tal demora. Durante o vôo e após o pouso em Guarulhos (Congonhas já havia encerrado as operações daquele dia) por volta de uma hora da madrugada, fiz mais uns anúncios e no desembarque saí da cabine e fiquei em pé junto à porta me despedindo de todos. Um senhor me abordou, me parabenizou pelo trabalho, dizendo que eu havia salvado a noite para a Varig, e que lamentava não estar de posse de seu “cartão-estrela” para poder me entregar. Este “cartão-estrela” era entregue aos “frequent flyers” para que dessem aos funcionários que eles julgassem ter superado as expectativas. Já havia recebido um cartão parecido em uma campanha similar aonde na maioria das vezes quem era presenteado com estes cartões eram os funcionários de check-in e comissários, pois são quem estão na linha de frente, lidando diretamente com os clientes. Pois bem, dias depois daquele vôo, recebi em casa uma encomenda via correio. Era um envelope grande, do tal passageiro, que depois, fiquei sabendo que era um alto executivo, membro do Conselho de Administração de diversas empresas. Na carta, com cópia para o Presidente da Varig, ele reiterava os elogios pelo meu desempenho naquela noite, ressaltando minha cordialidade, habilidade e consideração pelos passageiros, e aproveitou para desejar um feliz Natal e Ano Novo. Além disso, no envelope estava o tal “cartão estrela”, além de um livro ilustrado sobre a MBP instrumental, com 2 CDs dentro e uma carteira de couro! Fiquei muito orgulhoso e contente, especialmente porque dezembro é o mês de dissídio coletivo da categoria dos aeronautas, mês em que o sindicato luta por melhores reajustes, enquanto as empresas não querem dar nada. Esta semana, durante a escala em Porto Alegre, um casal foi na cabine. Tiraram fotos, fizeram perguntas e etc. No desembarque me passaram um bilhetinho, que, por ser mais curto, reproduzo a seguir:
Comandante Carvalho e sua equipe: Obrigado por transformar esta viagem mais alegre e divertida. Sua experiência transmite a calma e paciência que muitas vezes precisamos para voar com sentimento mais seguro. Seu humor modifica nosso humor e proporciona uma viagem descontraída. Isso faz a diferença, e melhor, contagia a equipe que também nos contagia. Grande abraço. Sorte para todos. Edilce e Alexandre.
Fico muito feliz, pois de fato, minha comunicação tem sido bem recebida e com isso o trabalho dos comissários fica muito mais fácil. Este reconhecimento por parte dos passageiros, vê-los desembarcando contentes é um dos motivos pelo qual eu amo minha profissão.
Aconteceu em 25 de novembro de 1985: O último voo da equipe de
cross-country da Universidade de Iowa
-
Já se passaram 35 anos desde que a equipe feminina de cross-country da
Universidade Estadual de Iowa (Iowa State University - ISU) desafiou as
expectativ...
Há 5 horas
Sempre adorei seus speeches! Aqueles, na antiga ponte aérea, quando vc. ia "mapeando" o litoral eram bem legais. Keep up the good job.
ResponderExcluirThanks, see you in cwb.
ResponderExcluirBoa noite comandante Roberto, meu nome é Ederson sou de Blumenau - SC conheci o sr. no voo de sao paulo congohas para curitiba dia 11/10 voo 1320 737-800, mandei para a presidencia da gol uma carta onde não cansei de dar elogios sobre sua postura e pelo seu excelente atendimento, sou apaixonado por aviação, quando estou em São paulo)chego e ficar horas no aeroporto de congonhas apreciando as aeronaves sem contar as horas que passo na frente do simulador, eu chego a me emocionar toda vez que entro em uma aeronave, não tive condições de seguir na carreira por motivos financeiros, fiquei lendo os seus relatos e tambem cheguei a me emocionar, eu amo a aviação de uma forma que somente eu sei, hoje eu sou empresario e sou piloto da GOL VIRTUAL, atualmente sou comandante de 737-700ng e estou me preparando para homologação na ponte aerea, eu invisto muito em equipamentos para simulação (Flight Simulator2004) se o sr não conhece deixo um video para o sr ver (http://www.youtube.com/watch?v=whW4kkveB1A)
ResponderExcluir(http://www.youtube.com/watch?v=rY5VM7NKjr0)
meu video no simulador da delta5 737-700 em sao paulo
(http://www.youtube.com/watch?v=3XOsNaBsrCc)
Todos os procedimentos feitos no simulador são identicos ao real, tanto na fonia, configuração das aeronaves, cartas de voo etc.... eu fiquei muito feliz pela oportunidade que me foi dado para visitar sua cabine de comando, comandante Beto eu gostaria que o sr visitase nossa comunidade em www.voegolvirtual.com.br e www.aerovirtual.com.br na aerovirtual tem muitos comandantes (aviação real) que participam do forum onde eles debatem as duvidas feitas pelas entusiastas, a ultima pergunta cmt, como euy faço para comprar u uniforme de comandante?
parabens comandante
Caro Ederson, que bom que vc gostou da viagem. Quanto ao uniforme, talvez na Av. Tiradentes em São Paulo vc encontre um, pois lá há várias lojas especializadas em uniformes, onde vc pode inclusive encontrar um quepe.Minha sugestão é vc arrumar um paletó e uma caça dom mesmo tecido e comprar as faixas em um armarinho, que podem ser douradas ou mesmo prateada, e confeccionar o seu próprio uniforme. Um Abraço, Roberto.
ResponderExcluircomandante uma correção quanto ao nosso forum onde participam varios pilotos da aviação comercial do mundo e nao podiam faltar os simuleiros entusiastas é
ResponderExcluirwww.aerovirtual.org
Um abraço comandante e bons voos, por falar em bom voo hoje o tempo estava virado em congonhas, tinha ventos de 130/32 as 16:00 chegando a parar todo procedimento de pouso e decolagem e eu fiz uma perna sbct x sbsp no virtual e sem condições nenhuma de pouso. um abraço
Ola cmte. , achei super show de bola seu blog , e principalmente o seu trabalho que é o que mais aprecio , como muitos outros, Amo Aviação.
ResponderExcluire meu filho esta no mesmo caminho , hehehe , hoje estou meio distante de simular voos pelo FS , mais amo fotografia aeronautica , tenho ate um Blog aqui do Aeroporto de Navegantes , no qual a cidade onde moro.
Voce ja fez voos aqui para Navegantes-SC ? caso venha a fazer da um alozinho , que corro pro Aero pra lhe parabenizar e tirar umas fotografias de vc no "batente" , hehehe
forte abraço , céus CAVOK sempre!!!!!!!!!
fiq com Deus
Obrigado Leandro. De vez em quando eu passo por aí, mas neste mês não há nada previsto. Abç Roberto..
ResponderExcluirOlá CMTE, ainda sou novo, menor de idade, contudo, já sei o que quero para mim: voar, voar e voar ! Quero começar com a aviação militar, pela saudosa EPCAr e em seguida AFA, mas, anos mais tarde, pretendo ser piloto comercial... e, por meio deste, quero somente te agradecer, pelos incentivos indiretos, pelo sentimento de paixão à aviação que eu sinto cada vez que leio um post do senhor, por cada vez que pensei em desistir do meu sonho ( foram poucas rsrs ) e li seus posts, me reanimando a tentar novamente e novamente. Muito obrigado CMTE ! Pessoas como o senhor são um espelho, um modelo a seguir!
ResponderExcluirSou piloto virtual da Azulv AZU066 - COP Araújo, e desejo um dia pilotar pelos céus brasileiros e internacionais... segue o link, se o senhor quiser dar uma olhada, sou o AZU066 - Danilo Araújo...
http://www.azulvirtual.org/pilotos.php
Novamente, muito obrigado pelo apoio indireto e pelo incentivo diário que tenho ao "ler seu blog"...
Obrigado,
Danilo.
Ah, antes que eu me esqueça: FELIZ DIA DO AVIADOR!
ResponderExcluirRsrs... caso o senhor queira, segue aí um vídeo para o senhor ver, meu vídeo, pela Azulv, pousando em POA, com o tempo um pouco ruim hehe...
Eu ficaria honrado caso o senhor vesse !
http://www.youtube.com/watch?v=Kcywi9R3RvI
Obrigado novamente,
Danilo.
Oh Danilo, é isso aí, não desista dos seus sonhos! Já ví o vídeo, é muito bacana, parabéns. Que bom que vc está gostando do blog. Hj à tarde vou tentar redigir mais um texto para postar amanhã. Feliz dia do aviador para vc também. Um abraço, Roberto.
ResponderExcluir