Vindo de Curitiba para São Paulo-Congonhas, após sobrevoarmos a região da Ilha do Mel, no litoral do Paraná, passamos a sobrevoar todo o litoral sul de São Paulo. Cananéia, Ilha Comprida, Peruíbe e em seguida Itanhaém, Monguaguá e Praia Grande. Uma frente fria recém tinha deixado a cidade de São Paulo, e quando isso acontece, após a chuva, a atmosfera fica limpa de partículas em suspensão, deixando uma visibilidade incrível. Como era final de tarde de um fim de semana prolongado em função do feriado, fomos orientados pelo controle de tráfego aéreo a efetuar uma breve espera sobre a cidade de Santos. Que visual bacana! Dava para ver a cidade de São Paulo, observar o congestionamento nas estradas e principalmente o da Rodovia dos Imigrantes. Uma profusão de luzes vermelhas dos carros dos veranistas retornando à Capital. No mar havia uma quantidade enorme de navios ancorados e aguardando a vez para atracar no porto de Santos. Comecei a contá-los, mas não dava, eram muitos. No céu, mais congestionamento. Vários aviões em espera, voando em círculos e aguardando para entrar na seqüência e aproximação para o pouso em Congonhas. Nesta espera, efetuamos uma curva pela direita podendo ver com perfeição o Guarujá, com suas luzes se acendendo, pois, já eram seis e meia da tarde. No horizonte, um por do sol deixando o céu com uma tonalidade fantástica. Retomamos à aproximação para logo em seguida efetuar mais uma breve espera. Desta vez bem em cima da interligação da Anchieta com a Imigrantes. Abaixo de nós, a serra do mar, com o visual das montanhas e uma pequena camada de névoa, que representava um trecho de neblina na estrada. Estávamos baixo, e sobrevoávamos a região de Ribeirão Pires, vendo a represa Billings, mais adiante a represa Guarapiranga e São Paulo, com toda sua grandeza. Com o pouso já autorizado, lentamente sobrevoamos São Bernardo do Campo e Diadema em direção à pista, que com suas luzes acesas, lá de longe já podíamos avistar. Um pouso perfeito, mais um vôo seguro. Tripulantes e passageiros puderam curtir um visual de tirar o fôlego. Mesmo estando acostumado a voar sobre São Paulo, fiquei impressionado, pois estava lindo.
Comandante Roberto parabéns por mais um relato, eu fiz um relato do voo que fiz com o sr. no forum que eu participo e fomos parar na pagina principal, depois de anos participando deste forum consegui parar na pagina principal, abaixo deixo o enunciado referente ao relato que fiz em seu voo 1320 sbsp x sbct
ResponderExcluir(para o sr ver o meu relato entre www.aerovirtual.org eles destacaram na primeira pagina do forum bem acima)abaixo deixo o corpo do enunciado que o site fez para divulgar o seu voo.
Destrinchando a 'vida de Comandante'
Como será voar com um comandante animado, engraçado e com speeches extrovertidos, que além de tudo isso ama o que faz? O nosso usuario Enderson.Bilk voou com um comandante que possui todas essas definições. O Cmte. Carvalho, da GOL, tem um blog que conta um pouco de sua historia e vários artigos bastante interessantes e leitura fácil, lá o comandante aborda vários temas ligados diretamente e indiretamente à aviação.
Um abraço cmt e fique com deus.
Captain, muito legal ler seus post e seus pontos de vista. Assim como lembrar de como é bom estar mais longe das mesquinharias terrenas. Pilotei, mas hoje sou DT2 da empresa em AJU. Quando vieres, seria uma satisfação apertá-lo a mão. Bons vôos. Giocondo
ResponderExcluirGosto muito dos seus 'postes' que sigo desde o primeiro que você escreveu. Tenho uma sugestão para fazer: escrever como sua profissão repercute em sua família. Fico pensando como um comandante gerencia a vida familiar quando não tem uma rotina.
ResponderExcluirOu é um tema muito particular?
I.
É isso aih, meu amigo!
ResponderExcluirGostei, particularmente do "Cartas ao Comandante"... e convido os colegas a também conferirem nosso blog:
http://pensandoaviacao.blogspot.com
Um Fraterno Abraço!
João Madruga
Olá Comandante belo blog... e quantas histórias! Qnd der uma passadinha aqui por MCP, avisa nóis! Obrigado pelas ótimas estórias! Bons Vôosss...
ResponderExcluirCmte. Descobri seu blog e não consegui parar de ler, de uma vez só li todos os seus post, parabéns por dividir conosco suas experiências..Valeu...
ResponderExcluirAgradeço os comentários e os convites, mas aonde em MCP e ACJ ? Abçs Roberto
ResponderExcluirCapt. Em aju pode me procurar no DO da Gol. To la pela sala na mesa do DT. Todos me conhecem. Creio que muitos amigos copilas e alguns hj comando ja devem ter voado com o sr. Bons voos.
ResponderExcluirMuito bonito o seu Blog! Adorei a foto do pôr-do-sol! Meu sonho é tirar uma foto dessas... Eu quero muito viajar de avião, mas eu tenho muito medo, na verdade, eu tenho síndrome do pânico (você conhece?) e tenho medo de ter uma crise no avião. Inclusive, eu preciso viajar no início de novembro (de Fortaleza-CE à Aracaju-SE) e não sei o que vou fazer. O que você me aconselha? Quais as condições de voo para esse trecho (altitude, pressão atmosférica)?
ResponderExcluirObrigada,
Carla.
Olá Carla, que bom que vc está gostando. Vc não é a única a ter medo de avião, é muito comum. Alguns tem medo do escuro, outros de barata e etc... Procure pensar que os pilotos são experientes e de fato o avião é seguro. Meu filho de 11 anos sugere vc levar um livro ou um MP3 para ouvir música e se distrair. Quanto a rota, de um modo geral é uma rota tranquila onde não costuma ter linhas de instabilidades ou fenômenos meteorológicos de grande intensidade. Com alguns desvios, os pilotos podem perfeitamente evitar as nuvens mais pesadas, e uma pequena turbulência não deve ser motivo de preocupação. Vá em frente, e boa viagem! Abç Roberto e seu (meu) filho.
ResponderExcluirObrigada pelos conselhos seus e de seu filho. Tô me preparando psicologicamente... Mas se Deus quiser vai dar tudo certo. Abraços!
ResponderExcluirCarla.