No começo de 1987 aconteceu o acidente com o Boeing 707 em Abidjan, capital da Costa do Marfim. Foi um grande susto para todos nós que trabalhávamos na Varig ouvir aquela notícia. O curioso é que aquele vôo seria o último daquele avião (perfixo PP-VJK) que, após pousar no Galeão/RJ, seria entregue para FAB. No vôo havia 39 passageiros e 12 tripulantes. O avião teve problemas após a decolagem, e quando regressavam para o pouso, a poucos quilômetros da pista, entrou em atitude anormal caindo então na floresta. Com seus tanques cheios de combustível, houve uma grande explosão e apenas 3 passageiros sobreviveram à queda do avião, porém 2 faleceram durante o resgate. Eu não conhecia ninguém da tripulação, mas muitos colegas da Ponte Aérea conheciam e se mostravam perplexos já que o Comandante Carneiro, ou Carneirinho, como era chamado carinhosamente, era um piloto experiente. É sempre assim, o piloto quase sempre é experiente...Eu fiquei assustado, pois se aconteceu com eles era porque também poderia acontecer com qualquer um de nós! Infelizmente outros acidentes, ainda que de menor gravidade, viriam a ocorrer após este episódio em Abidjan, mas este foi o que mais me impressionou. Estava há pouco tempo na Varig e percebi que, apesar de todo o treinamento, manutenção, dos excelentes índices de segurança e estatísticas que fazem da aviação o meio de transporte mais seguro que existe, aviões caem, e acidentes sempre vão ocorrer.
P.S. Para quem se interessar pela história do acidente, há um excelente relato no Blog do Lito (Aviões e Músicas: http://www.avioesemusicas.com/aviacao/pp-vjk/ ) escrito pelo jornalista Gianfranco Betting.
P.S. Para quem se interessar pela história do acidente, há um excelente relato no Blog do Lito (Aviões e Músicas: http://www.avioesemusicas.com/aviacao/pp-vjk/ ) escrito pelo jornalista Gianfranco Betting.
Belisimo Documento Cmte. Mais tenho uma duvida, se vc ja fez algum voo Internacional Faça um documentario sobre isso ! queria saber tambem se depois de um Longo Voo o Sr. fica Muito cansado pois a mairoia dos video eu vejo os Pilotos saem sorrindo apos 1 dia interio voando ! Desde já agradeço
ResponderExcluirOk, Bruno, já voei na internacional sim, e com certeza vou escrever muito sobre estes voos. Havia voos em que chegava em casa um caco, e outros que chegava e ia direto para o clube jogar tênis. Vou anotar este tema e fazer um rascunho para em breve postar. Um abraço Roberto
ResponderExcluirParece que houve um acidente ontem. O avião teria entrado no aeroporto?
ResponderExcluirCmte. ja venho acompanhando seu blog a um bom tempo, estorias fantasticas.
ResponderExcluirE quando ficar preso em Chapécó denovo rsrs, faça uma visita ao aeroclube.
Grande Abraço!
Obrigado pela menção Beto. Uma coisa que achei legal é que nos comentários lá no blog alguns familiares do Carneiro deixaram mensagens. E eu acabei aprendendo também que uma curva para o lado do motor cortado não influência tanto em um jato quanto em um bimotor turbohélice ou convencional (por causa do conjugado de reviramento de torque). Grande abraço e me liga quando tiver de bobeira lá em GRU, o café na Kopenhagem é por minha conta..rsrsrs
ResponderExcluirSobre os acidentes com "VARIG´s" pode fazer resenhas sobre o acidente com o RG254? (conhecia as tripulação daquele vôo?) e com aquele -200 em carajás? obrigado! ótimo Blog! Já pensou em escrever um livro de crônicas? seria histórico... e muito interessante. Acho que você viveu a era de ouro da aviação brasileira...
ResponderExcluirAinda vou escrever sobre o acidente com o voo 254, e o de Carajás. Estava voando o 737-200 na época de ambos acidentes, conhecia o pessoal envolvido. Abç Roberto..
ResponderExcluirEu tinha uma amiga que estava nesse vôo. Grávida de quatro meses cheia de esperança... Eu estava de férias em João Pessoa, ouvi pela imprensa sobre o acidente, mas nunca me passou pela cabeça que minha querida amiga também estava naquele vôo. Quando retornei a Brasília liguei para sua casa pa
ResponderExcluircontar das férias, ouvi da sua irmã que ela estava no acidente, fiquei mudo.