Esta estória se passou com um colega na década de 90. Este colega, que como eu era comandante de Boeing 737-200, estava pernoitando com a tripulação em Aracaju, no Hotel Parque dos Coqueiros. Um hotel que fica bem próximo ao aeroporto e um pouco a direita do alinhamento da pista, com um belo jardim, de frente para a praia, com instalações em estilo rústico e chalés voltados para a piscina. A tripulação tinha que dormir cedo, pois na manhã seguinte a decolagem seria às seis da manhã. Para isso sairiam do hotel as 5:15 hs, sendo o despertar marcado para às 4:30 hs da manhã. Durante a tarde, observando o movimento ao redor da piscina, este colega percebeu que não iria ser fácil descansar durante a noite, pois havia um intenso movimento de pessoas preparando o hotel para uma grande festa. Ele tentou mudar de apartamento, para um que ficasse o mais afastado possível da piscina, suposto local da festa, mas como o hotel estava lotado, seu pedido foi negado. Dez da noite, onze horas, meia noite e com o som alto e muita algazarra era impossível para ele relaxar e dormir. Tentou novamente junto à recepção uma mudança, tendo inclusive procurado o gerente do hotel para explicar o problema, e pedindo encarecidamente por uma solução para que ele e os demais tripulantes pudessem ter um mínimo de descanso. Lá pelas tantas o gerente disse que ele não poderia fazer nada, e que ele e a tripulação que se virassem! E ele se virou mesmo. Ficou na cama virando de um lado para o outro tentando em vão descansar, já planejando uma vingança! Quando a festa parecia estar terminando e o silêncio voltando, o despertador tocou. Com banho tomado e uniformizados a tripulação seguiu para o aeroporto. O hotel ficava muito perto da pista, bastando uma curva à direita logo após a decolagem para sobrevoá-lo. Mas sobrevoar o hotel não seria suficiente, tinha que ser um verdadeiro rasante, de preferência em cima do apartamento do gerente. Dito e feito! Combinou com o co-piloto (que também não tinha conseguido descansar e queria ver o circo pegar fogo) e na decolagem, logo após sair do chão, quase que em vôo nivelado, curvou à direita passando sobre o hotel. O 737-200, diferentemente dos 737 das séries 300 em diante, é um avião da década de 70, e possui motores de outra geração. Não apenas menos potentes e econômicos, mas sobretudo, muuuuito mais barulhentos! Este Comandante, com a confirmação de outros tripulantes que estavam no hotel pernoitando, afirmam que o rasante foi um ESPETÁCULO! Todo o hotel tremeu! Telhas se deslocaram do telhado e todos que lá estavam, sem exceção, acordaram sobressaltados. O vôo seguiu para o Galeão/RJ e lá chegando já havia um comunicado para que o Comandante se reportasse imediatamente ao Diretor de Operações! O colega foi punido com uma suspensão do trabalho por 29 dias; e aceitou serenamente o “gancho”, afinal não havia nada que ele pudesse dizer em sua defesa. Foi para casa descansar, por 29 dias, sempre sorrindo ao se lembrar de sua contundente vingança.
Aqui se faz,aqui se paga,apesar dele ao que parece ter infrigido os regulamentos conseguiu sua vingança,que como dizem é um prato que se deve comer frio!!
ResponderExcluirAproveito para cumprimenta-lo pelo blog, tomei conhecimento dele atraves de uma postagem no orkut e como sou apaixonado por aviação estou adorando,pois aqui temos a vida real da profissão, continue comandante pois é muito bom!!
Walmir Braga
aurisom@isimples.com.brAqui se faz,aqui se paga,apesar dele ao que parece ter infrigido os regulamentos conseguiu sua vingança,que como dizem é um prato que se deve comer frio!!
Aproveito para cumprimenta-lo pelo blog, tomei conhecimento dele atraves de uma postagem no orkut e como sou apaixonadao por aviação estou adorando,pois aqui temos a vida real da profissão, continue comandante pois é muito bom!!
Walmir Braga
aurisom@isimples.com.br
hahahahah!! Complicado ein!?!? Eu não tería coragem de fazer o mesmo, mas tem muita gente que é bem doidão e não tá nem aí, faz mesmo e que se dane!!
ResponderExcluirSHow, imagino eu a cena! Com aquele ronco lindo do breguinha então...
Abraçao
Aahhaha muito bom!! Gerente se lascou!!! Bem-feito!
ResponderExcluirE se fosse Diretor de Operações não punia e ainda rescindia contrato com o hotel!
Parabéns pelo blog, Comandante, um enorme prazer ler cada um dos seus textos.
Lúcio
Genial, mas acho que nos dias de hoje o comandante nao teria essa coragem toda... Pena.
ResponderExcluirfiquei imaginando a expressão de espanto do pessoal que se encontrava no hotel naquele momento... se tem uma coisa que deixa temeroso quem mora ou trabalha próximo aos aeroportos... é a queda de uma aeronave... e deve ter sido isso mesmo o que se passou na cabeça daquelas pessoas... huahuahuahuahua... belíssima vingança...!!! eu faria o mesmo...!!! com toda certeza...!!!
ResponderExcluirRenato Neves.
Imagina pegar um 737-800 igual ao que o sr comanda, derrubaria o hotel haja visto o estrago que o breguinha fez hehehe
ResponderExcluirEderson
cmte. poderia fazer um post da aviação REAL Vs Virtual !
ResponderExcluirCaro Bruno, acho que me faltam dados para escrever sobre o tema proposto, pois eu não conheço a aviação Virtual. Se eu tiver uma idéia, quem sabe, mas fica difícil.
ResponderExcluirSensacional!!! Poderia ter sido com um DC-8. Ficaria melhor a vinganca.
ResponderExcluirHehe! Muito bom! Parabens pelo blog Carvalho, frequento sempre. Já fiquei hospedado, nao no mesmo hotel mas provavelmente na mesma região por alí da praia, e posso confirmar que mesmo numa operação comum e com um motor moderno faz barulho mesmo! Que dirá os 732 e ainda razante...
ResponderExcluirA curva a direita com passagem sobre o hotel é normal para os voos com destino a Salvador, na RDL244, nós apenas ´retardamos´(risos) a subida, o que configurou um razante.
ResponderExcluirSolicitamos mudança de hotel sem sucesso, o volume era insuportável dada a distancia do evento, (8metros de nossos aptos).
A história procede e hoje eu nao faria de novo, a aviaçao está muito segura hoje em dia e pretendo que assim permaneça.(risos)
Um abraço Carvalho!
To tentando imaginar a cena aqui e a queda do gerente maligno da cama...kkkk Eu faria exatamente a mesma coisa mais em full power, e se Fosse o Diretor de operaçors, veria pelo lado da segurança do vôo: Tripula"ao tecnica cansada, aumenta exponencialmente o risco de acidente, reinscidiria o contrato com o hotel.
ExcluirHAhahah não é q o cara apareceu! ótima história! valeu ao comandante e ao Beto pela recordação ótimo blog! Já tomei uma baforada de um -200 aki no pátio do SBMQ... hehehe as palmeiras se curvaram... q cheiro de querosene incrível!
ResponderExcluirTambem tomei uma baforada de um 200 em CGH.... Eu estava sentado na moto e fomos pro chão... Foi o melhor dia da minha vida aquele. E minha mãe ficou louca da vida com o cheiro de querosene que impregnou na roupa...kkkkk
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