terça-feira, 1 de junho de 2010

O voo do cabide

Nas escalas de voos dos tripulantes há uma programação conhecida por "voo do cabide". É aquela em que após uma etapa de voo, os tripulantes devem aguardar mais de 4 horas antes de efetuar a etapa seguinte, e nestes casos, a empresa deve oferecer um descanso adequado aos  pilotos e comissários. Isso significa que os tripulantes seguem para um hotel, onde ficam um tempo antes de regressar ao aeroporrto para a conclusão da programação de voos.

      Na época em que eu voava o B 737-300, havia o voo do cabide para Assunção do Paraguai. Era um voo diurno em que decolávamos de São Paulo-Guarulhos pela manhã, e por volta das 11 horas já estávamos acomodados no hotel em pleno centro da cidade. Eu aproveitava plenamente as poucas horas em que ficávamos lá. Com a camisa de voo pendurada no cabide,  passeava pelo centro em busca das boas compras que há no Paraguai. Fazia uma refeição rápida e ao voltar para o hotel ainda sobrava tempo para pelo menos uma hora de cochilo antes de vestir novamente o uniforme e voar de volta para Guarulhos.

      Alguns anos depois, voando o MD-11,  foi a vez do "cabide" em Buenos Aires. Inicialmente, em vez de ir para um hotel na cidade (que fica a aproximadamente 40 minutos do aeroporto) a tripulação ficava acomodada em uma espécie de hotel "familiar" nas proximidades do aeroporto. Embora a acomodação fosse simples, o tempo de descanso era maior, pois estando a menos de 10 minutos do aeroporto, não havia perda de tempo no deslocamento. E o gostoso neste voo do cabide era que os tripulantes organizavam um gostoso churrasco com a autêntica carne argentina, que só não ficava melhor porque não podia ser acompanhada de uma "cerveza" Quilmes. Depois do cabide da "casinha", como era conhecido este hotel, os tripulantes passaram a ser acomodados em um hotel na cidade, em plena Avenida 9 de Julho. Era ótimo também, pois apesar de um tempo menor de descanso, ainda dava para passear pelo calçadão da Calle Florida, comprar algum "regalo" e é claro, almoçar um "bife de chorizo" antes de voltar para o hotel para um cochilo.

      Atualmente tenho feito programações de voo do cabide para Maringá, Campo Grande e Uberlândia. O esquema é diferente já que a decolagem de Congonhas é por volta das dez e pouco da noite, e o regresso às 6 da manhã do próximo dia, assim que o aeroporto inicia suas atividades diárias. Eu acho ótima esta programação, pois passo o dia inteiro em casa, saio à noite para trabalhar e às 7 horas da manhã do dia seguinte já estou de volta, levando para casa um pão quentinho para tomar café da manhã com a minha família. Nestas programações, o período parado no hotel pode chegar a 4 horas, e então, sem perda de tempo, é só colocar o uniforme no cabide e cair na cama. Ao contrário do descanso que eu conseguia ter no "sarcófago" do MD-11, a cama do hotel é grande, não tem turbulência, não tem a microvibração de um avião, o ar não é seco, o banheiro fica a 4 passos da cama e ao acordar, é só vestir o uniforme e descer para um belo café da manhã que os hoteis oferecem aos tripulantes. Só tem um porém: Ao chegar em casa não tenho a desculpa de que preciso descansar pois trabalhei a noite toda!

22 comentários:

  1. Acabo de ler no jornal que há um projeto de se tornar obrigatório um teste de drogas na tripulação das companhias aéreas. Como não me lembro de vc ter abordado este tema nos seus posts, acho que pode ser interessante, já que fiquei com várias dúvidas quanto a isso:
    Então a tripulação estará proibida de tomar uma cerveja na Alemanha? E um bom vinho na Italia? Uma batida de cachaça com aquelas frutas deliciosas do nordeste? E um genuino Scotch na Inglaterra? E a vodka, a tequilla?
    Coisa mais besta.....

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que esse voo da madrugada de UDI era no cabide... pensei que a trip só saia no voo da tarde do outro dia.
    Novamente lendo e aprendendo. =D

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo, HIC a sua mensagem foi realmente inspiradora. Assim que passar a bebedeira, HIC e a ressaca eu HIC escreverei sobre o assunto HIC...

    ResponderExcluir
  5. Por falar em cabide e em uniforme, sempre que embarco em um avião e vejo o comandante na porta, com aquele imponente uniforme, me pego pensando: "É esse o cara que vai fazer essa máquina gigante voar e vou ter que entregar minha vida nas mãos dele, que deus o abençoe, por que ele é humano igual a mim".

    É somente nesse momento que tenho medo de avião, por que ao entrar no avião, entregamos nossa alma aos pilotos, a sensação de impotência é imensa, por que eles é quem decidirão se continuaremos vivos.

    Parabéns pela profissão, que considero a mais bonita do mundo. É muita responsabilidade. Se tivesse tido oportunidade, também teria seguido essa carreira. Adoraria ver um filho meu dizer na escola, que "Meu pai é piloto de avião na Gol ou na TAM ou na Azul, enfim". Imagina o orgulho dele? E o meu também né.

    ResponderExcluir
  6. O interessante é que vcs. da aviação devem aprender, ou ensinar seus corpos, a entrar no sono rápido, dormir bem e profundamente em pouco tempo. Este "estilo" de sono poderia ser melhor pesquisado...

    ResponderExcluir
  7. Realmente a vida que pedi a deus, praticamente o sr trabalhou duas horas entre um voo e outro heheeh, brincadeira comandante, eu gostaria de abrir um comentario: em um topico na aerovirtual abri-se uma polemica, os dois pilotos desmaiaram e a bordo tinha um cidadão que voava simuladores a dez anos, o mesmo assumiu o comando em uma aproximação na 10 sbgl ils, qual a probabilidade deste cidadão colocar a aeronave no solo com segurança? eu mesmo já me perguntei, eu voei em simuladores como delta5 em sao sao paulo, simulo a dez anos e estou construindo um simulador full escala 737. alguns comandantes opinaram que existe uma probabilidade remota, qual sua opinião Roberto.

    (http://www.aerovirtual.org/forum/index.php?showtopic=133883)

    Em outra ocasião eu vi a entrevista do comandante que voou 13 anos com habilitação falsa e foi pego quando trocou de cia, o mesmo era mecanico de solo e nas horas vagas treinou em simuladores, falsificou a carteira e as horas de voo e conseguiu uma vaga de co-piloto, veja na integra a materia com a entrevista do mesmo

    http://desastresaereosnews.blogspot.com/2010/05/sueco-pilotou-avioes-por-13-anos-com.html

    ResponderExcluir
  8. Caro Roberto Carvalho, tive o prazer de trabalhar com você na velha Varig em Gru,
    eu trablhava como Técnico de Manutenção e
    atender as aeronaves com você como piloto
    em Gru, CDG e Fiumicino Itália.
    Blog muito Bom ! Abraços Generoso

    ResponderExcluir
  9. Caro Ederson, acho que no caso de alguem que nunca tenha entrado numa cabine de verdade, mas que tenha bons conhecimentos de simuladores em computador, teria uma boa chance de pousar umm avião de verdade. Mas isso se voasse e pousasse exclusivamente usando o piloto automático, e com alguém dando todas as instruções pelo rádio do avião, exatamente como a gente vê nos filmes. O pouso também teria que ser no automático, pois a pilotagem manual, apesar de não ser tão difícil, requer experiência, pois nos últimos momentos antes do pouso, qualquer variação nos comandos podem levar o avião a uma trajetória indesejável, além do controle da velocidade através da manete de potência.

    Caro "Manutas" Generoso, saudade de CDG e Fiumicino!
    Abçs, Roberto.

    ResponderExcluir
  10. Comandante Roberto, seria interessante que o sr. criasse uma seção de dúvidas no seu blog, tipo a que o Lito fez do Aviões e Músicas fez. O sr. ia respondendo conforme pudesse, uma ou duas questões por semana ao menos, coisa rápida. Tenho algumas dúvidas e infelizmente não conheço nenhum comandante, gostaria de ter um lugar que pudesse esclarecer de maneira profissional. Fica a sugestão e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. Caro Demístocles, sua idéia é boa, mas eu nem sei criar uma sessão de pergintas no blog. Então, faça sua pergunta e eu vou respondendo. Abç, Roberto

    ResponderExcluir
  12. Comandante carvalho como esta sendo para o sr a experiência de ser um blogger e ter quase 100 seguidores com mais de 38 mil acessos?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Beto! Minha primeira visita no seu Blog, e já fiquei por um bom tempo lendo e admirando parte desses velhos e bons tempos da aviação. Já adicionei aos favoritos.
    Meus Parabéns!

    Um abraço,
    Roberto Rios

    ResponderExcluir
  15. Beto, sou fascinado por aviação e atualmente estou fazendo o PP. Vi uma indicação do seu blog no forum Contato Radar e resolvi dar uma olhada. Resultado: já estou viciado. Continua escrevendo. Grande abraço!
    Felipe Nascimento.

    ResponderExcluir
  16. Olá Roberto!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelos excelentes textos em seu blog!
    Meu sonho é poder trabalhar como piloto na aviação comercial e para isto já estou fazendo os cursos, estando a 50 horas de checar o PC. Eu tenho, porém, uma dúvida que está me incomodando. Tenho um grau alto de miopia (5 graus) e apesar de ter os requisitos para a obtenção do CCF de primeira classe, fico com receio de que as cia aéreas possuam alguma restrição na admissão de pilotos com tal característica. O senhor saberia me dizer se realmente existe alguma restrição deste tipo?
    Obrigado desde já e parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  17. Caro Ricardo, vou tentar me informar sobre este assunto. Abç, Roberto

    ResponderExcluir
  18. Sou um jovem apaixonado por aviação, e pretendo ao final do ano embarcar na tentativa de me tornar piloto. Mas muitas duvidas me atingem. O senhor poderia passar seu email para poder conversar e tirar algumas duvidas?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite capitão

    Tomei conhecimento deste blog, e favoritado que já está, frequento-o diariamente, como um ponto diário de leitura. Só os posts mais antigos já irão garantir aí um bom tempo de leitura.

    Voo na Passaredo como cmte de Brasilia, em vias de ir pro E145. E cumpro exatamente agora, o motivo deste post: Um voo cabidão, onde saimos de Ribeirão, as 2330. Chegamos em SJRio Preto as 2350, e a decolagem será as 0520, chegando em Ribeirao as 0550. Ou seja, um cabidão por excelência.

    Cansa, mas é bom porque nos deixa com o dia inteiro livre pra pagar contas, resolver pepinos, e descascar abacaxis.

    Tenho grandes amigos da época da VARIG (com maiúsculas mesmo), deves conhece-los, o Brosch, Flamarion, Grossmann Filho, enfim...grandes amigos.

    Grande Abraço, e parabéns pelo blog.

    Thiago

    ResponderExcluir
  20. Caro Anônimo, terei o maior prazer em responder suas pergunta, mas por favor me passe seu e-mail. Abç, Roberto.

    ResponderExcluir
  21. gutorohde@hotmail.com

    Grato!

    ResponderExcluir