domingo, 7 de fevereiro de 2010

Corra que a chuva está chegando!

Janeiro é sempre um mês de muito calor e chuvas na região sul e sudeste do Brasil. Este fato nunca foi tão verdadeiro quanto neste começo de 2010, sendo que em São Paulo tivemos o janeiro mais chuvoso já registrado. Foram vários dias em que tanto o aeroporto de Guarulhos como de Congonhas estiveram fechados para pousos e decolagens em função da chuva forte. O pior horário é a tarde, mas também houve neste mês tempestades no período da noite e madrugada.

No final de janeiro tive uma programação para decolar de Guarulhos para Porto Alegre por volta das 4 horas da tarde. Bem no horário previsto para a tempestade. Saí de casa com uma antecedência maior, já de olho no céu, observando as nuvens crescendo e prometendo mais um dia de caos na Paulicéia Desvairada.

Alguém já disse que a única parte realmente perigosa da aviação é o trajeto de casa para o aeroporto e vice-versa. Uma grande verdade! Com os vidros fechados e ar-condicionado ligado, afinal a temperatura já marcava 33 graus, segui meu caminho. O percurso foi tranqüilo, com o trânsito habitual na Marginal Tietê, e um motoqueiro que passou batendo no retrovisor, sem maiores prejuízos.

Em Guarulhos, já com os passageiros embarcados, fomos para a cabeceira da pista em preparativos para a decolagem. Tanto pelas imagens do radar meteorológico quanto pelo visual, podíamos observar que sobre a cidade de São Paulo, e portanto, sobre o aeroporto de Congonhas, a chuva já caia forte. Assim, abandonamos a trajetória do procedimento de subida que nos havia sido autorizado, e efetuamos um longo desvio contornando a cidade e os CB’s. Lá de baixo, a cena não devia ser animadora, mas de cima bem que estava bonito de ver.

Até Porto Alegre o vôo foi tranqüilo, com poucos desvios e nenhuma turbulência. Na descida, já nos preparamos para um possível mau tempo. A temperatura na área da pista de pouso de POA já marcava 39 graus, e estando a pressão atmosférica bem abaixo da normal, sabíamos que em breve a cidade estaria de baixo de uma tempestade.

Encontramos algumas nuvens de chuva no segmento de descida, um pouco de turbulência moderada, e seguimos nos aproximando do aeroporto. Para a performance do avião, o ideal é uma condição de baixa temperatura e alta pressão, pois assim, com o ar mais denso, o desempenho do motor é melhor. Além disso, a própria pilotagem fica mais fácil com o ar menos rarefeito. Mas as condições eram justamente opostas, e na aproximação final o avião sacolejava, lutando contra o vento forte que vinha pela esquerda e levemente de cauda. Normalmente pousamos e decolamos com vento de frente, sendo que o vento de cauda é permitido dentro de certos limites. O fabricante impõe um valor, e a empresa aérea ou aceita, ou reduz ainda mais o limite de componente de cauda permitido nos pousos e decolagens.

Tira a potência, acelera novamente, olho no velocímetro, cuidado para não perder o alinhamento com a pista! Atenção para o vento de cauda! Está com apenas 4 nós de velocidade, dentro do limite permitido. Firme na razão de descida, cuidado para não ficar nem alto nem baixo! Algumas milhas à frente, além do aeroporto, uma nuvem negra se aproxima, vamos pousar logo antes que “caia o mundo” em Porto Alegre!

Nestas condições, não se espera um pouso macio, apenas um pouso firme e seguro. Mas é incrível que como a adrenalina é alta, frequentemente conseguimos pousos excelentes nestas condições.

Ao tocar com as rodas na pista, uma surpresa: Um dos reversores não está atuando! Por três segundos ou menos, fiquei “brigando” com a manete, tentando movê-la para a posição de reverso. Então vem um comando interno do cérebro que me diz para deixar de lado a manete que não está atuando e usar o reverso restante. Freios aplicados, um reversor somente e em seguida já estamos livrando a pista em velocidade baixa.

Neste caso, se o reverso não atuou foi porque o sistema que monitora e detecta possíveis falhas ou anormalidades do reversor, percebeu algo e por segurança manteve o comando bloqueado. Na verdade, nos cálculos de performance de frenagem, o reverso não é computado, é apenas um benefício a mais. Informamos o ocorrido à manutenção, que em pouco menos de 30 minutos efetuou as verificações e procedimentos para a normalização do reversor.

De Porto Alegre o vôo seguia para Brasília, e queríamos decolar no horário previsto, pois a tal da nuvem negra se aproximava. Decolamos, deixando para trás a tempestade que não tardou a chegar sobre o aeroporto. Cinco minutos após nossa saída a torre informa que o aeroporto estava fechado devido à chuva forte!

Até Brasília o vôo foi fácil, com alguns desvios sobre a região de Bauru, no interior de São Paulo. A 60 quilômetros além do aeroporto de Brasília, nuvens pesadas e cheias de raios e atividade iluminavam o horizonte. Elas estavam longe, e tivemos uma chegada fácil na Capital Federal. No regresso a São Paulo, as nuvens que tanto transtorno causaram ao paulistano naquela tarde já tinham se dissipado, e as 23:40 hs, pousamos tranquilamente em Guarulhos.

Agora só falta a parte perigosa da aviação: Voltar para casa de carro! Será que ainda há pontos de alagamentos na cidade? Congestionamentos e semáforos queimados? Árvores caídas, crateras nos asfalto e ruas interditadas? Respirei fundo e segui em frente.

11 comentários:

  1. Beto, obrigado pela indicação nas suas respostas.
    Agora uma pergunta minha em relação a reverso bloqueado:
    Geralmente vc vem para o pouso com "autobrake set" certo?
    Quando vc aciona o reversor operante, a assimetria é muito notável a ponto de ter que usar freio diferencial (desarmando o Autobrake) ou uma pequena pedalada no rudder mantém o bicho alinhado na centerline?
    Sempre tive curiosidade de saber o quanto de assimetria é notada ao usar apenas um reversor (da próxima vez que eu for fazer simulador pra me requalificar em runup vou pedir pro instrutor deixar eu fazer um pouso com 1 reverso só :)

    Grande abraço e eu acho que teu blog não precisa de muitos widgets, o teu texto é de leitura muito agradável e compensa tudo !

    ResponderExcluir
  2. Caro Lito, a correção da assimetria quando atuando um reverso apenas, é muito tranquila. Nem parece que existe, pois basta um pouco de rudder para manter o eixo da pista. Evidentemente quanto menor for a velocidade durante a desaceleração, maior vai ser a correção a ser aplicada, mas mesmo assim, é pouco rudder, e de fácil aplicação. Somente quando nos aproximando de velocidade de taxi (abaixo de 40 nós) é que a assimetria será grande, sendo necessário a ajuda do steering. Como geralmente deixamos de atuar o reverso ao passar 60 nós na desacerelação, a manobra de pouso parece normal, sem perder o alinhamento. Um abraço, Beto...

    ResponderExcluir
  3. Hj aqui em Toulouse vi um A380 orbitando a cidade por horas, o tempo aqui tava fechado, porem nunca chove como no Brasil ou em países de clima tropical. O problema aqui parece ser o vento, que quando começa a ventar é pra valer mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei todos o dvd da gol, o primeiro da world routes feito com o comandante Telmo e por ultimo comprei o dvd do programa voar 737-800 da gol onde foram feitas algumas pernas pelo brasil, em uma perna o comandante pushen estava taxiando para pista 11, quase no pe da pista a torre mandou voltar para a pista 29, o tempo estava virando com pesadas formações baixas, o mesmo decolou de Porto Alegre na 11 para Congonhas após a decolagem pude ver o que é entrar em uma formação, na cabine dos passageiros não sente nem metade do que balança no cockpit do comandante, o impacto da chuva no parabrisa impressiona, faz um barulho muito forte. O sr conheçe o comandante Pushen e o cmt Telmo? esse Cmt Pushem (acho que é esse o nome) ajudou a montar a gol no inicio, ele ajudava na contratação dos pilotos no recebimento das aeronaves etc.... ele trabalhou 20 anos na vasp, e no depoimento dele no dvd ele falou que a melhor experiencia em voar foi quand ele pilotou o MD11, ele foi chamado para iniciar a gol junto com outro cmts com o Barione, no dvd ele estava comandando 737-800, já o comandante telmo pilotou 737-700 e fez umas dez pernas no dvd.

    Ocorreu a duas semanas a traz que o TAM PT-MXA levou uma saraivada de granizo e destruiu a frente da aeronave, os parabrisas ficaram sem visão nenhuma, não sei como pousaram, acho que somente com autoland para levar ele com segurança até o chão.

    Nestes dias de intemperies o sr passou por alguma cituação dificil comandante, me refiro a entrar em uma formação pesada com granizo.

    Ederson

    ResponderExcluir
  5. Caro Ederson, conheci tanto o Cmt Pulchen como o Cmt Telmo. Ambos sairam da Gol há cerca de 2 anos atrás. O Cmt Pulchem foi meu checador em uma seção de simulador de 767 em 2007 e com o Cmt Telmo fizemos juntos um voo Gru-Paris-Roma.
    Quanto a tempo ruim, temos visto muito últimamente. Escrevi algo em "FASTEN SEAT BELTS!" de dez/2009 e em "Linha de Instabilidade" de out/2009. Quanto às ocorrências de granizo em aviões da TAM (digo ocorrências, pois já recebi mais de uma vez e-mail com imagens de diferentes Airbus da Tam danificados por conta de gelo e granizo) é realmente impressionante! Abç Roberto..

    ResponderExcluir
  6. Tanta profissão sem riscos e v. insiste em ser comandante! Já disse, está em tempo, vai ser executivo de uma grande empresa, ou garçon, ou fazendeiro, ou gari ou memo - e esta profissão é boa - dono de restaurante.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de saber que envolve algum risco sempre tive vontade de fazer um voo com mau tempo,penso que deve ser muito bonito ver os CBs lá de cima, ou fazendo o desvio e passando proximo a algum,dentro do limites de segurança.
    Nas escutas que faço sempre ouço os pilotos informando ao centro que vão realizar desvios para evitar formações e fico imaginando a vista,que deve ser muito interressante,principalmente se for do jump seat!!
    Comandante,o Sr. saberia me informar onde conseguir esse DVD que o Ederson mencionou?Gostaria muito de te-lo!!
    Agradeço a atenção e o parabenizo por mais este excelente post!!
    wal

    ResponderExcluir
  8. Valmir esse dvd é otimo, nele somente voou o cmt pushen com o 737-800 PR-GOJ, é feito toda instrução nos minimos detalhes a começar com uma entrevista com o piloto e posteriormente um minucioso check externo, alem do 737-800 o comandante pushen voa no dvd muitas aeronaves antigas em aeroclubes de sao paulo me manda um email que vou upar o dvd, comandante carvalho manda um email que vou mandar para casa do sr o dvd.

    Este dvd eu comprei de uma produtora que não existe mais, portanto é uma raridade e de ptima qualidade

    edersonbilck@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aqui posso dar uma palhinha do DVD da gol 737-800 cmt Pushen

    http://www.youtube.com/watch?v=UmFFD0ORw4Q

    ResponderExcluir
  10. Ederson

    Muito bom!
    Tem como disponibilizar o video ?

    ResponderExcluir
  11. Manda um email para mim ale

    edersonbilck@yahoo.com.br

    ResponderExcluir