quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Patos nos pátios

Recentemente em um vôo para o Rio de Janeiro, já bem próximo da pista, tivemos uma colisão com um urubu. Também pudera, eram tantos urubus voando na área, que seria uma proeza conseguir não trombar com um deles.

Felizmente ele não foi atingido pelos motores, e sim pela fuselagem, e mesmo assim de raspão, deixando apenas algumas penas presas a um dos tubos de pitot do avião. A manutenção efetuou uma limpeza da área afetada, bem como uma verificação da integridade e funcionamento do mesmo antes de seguirmos para Salvador.

Não faz muito tempo, taxiando em Goiânia, havia uma tartaruga caminhando por uma das “taxiways” do aeroporto. Tive que efetuar um pequeno desvio para não passar com os pneus por cima dela, e alertamos à torre de controle que prontamente informou que enviaria uma equipe para remover o animal.
- Sem pressa! Dissemos à torre, pois a tartaruga nos pareceu bastaaaante calma.

Animais nos pátios e pistas é o tipo de ocorrência comum e indesejável nos aeroportos brasileiros, mas outro dia presenciamos uma deliciosa cena. Quem resiste ao charme de um casal de patos passeando com seus filhotes?
-Para tudo! Todas as aeronaves nos pátios, mantenham suas posições, pois a prioridade é dos bichos!

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Em caxias do sul tinha um mecanico chamado Mario Cadela, um dia ele recebeu um email da varig onde o pessoal da manutenção queria saber como para de ter problemas com bird strake, veja neste video como o mario cadela solucionou o problema em caxias, a resposta esta no video assim que o pessoal da tam livrar a pista o copiloto vai comantar a historia. muito engraçado

    http://www.youtube.com/watch?v=uMNfTigXDw0

    OBS: Cmt o sr disse que o cmt Telmo e Pushen sairam da companhia, o sr sabe onde eles estão voando?

    Ederson

    ResponderExcluir
  3. Caro Ederson, prefiro não tornar "público" aonde os Cmts Pulchen e Telmo estão trabalhando, ou pelo menos estavam até um tempo atrás. Então, se vc realmente deseja saber, me dê seu e-mail que eu te digo. Abç Roberto.

    ResponderExcluir
  4. tenho 31 anos e muito tarde pra comecar uma carreira de piloto comercial?

    Obs. Isso e meu sonho

    ResponderExcluir
  5. Perfeitamente meu caro comandante, deixo meu email: edersonbilck@yahoo.com.br por falar nisso eu vou pedir para o sr por email o seu endereço porque vou despachar um presente que prometi ano passado para o sr, tenho certeza que vc vai gostar roberto. um abraço.

    Ederson

    ResponderExcluir
  6. Caro Ederson, o Walmir (que comentou no post anterior) me perguntou aonde vc conseguiu o tal DVD da Gol). Abç Roberto.

    ResponderExcluir
  7. Comandante, li sua matéria. Legal saber que as companhias e os pilotos além de tomarem cuidado com a manutenção e segurança da aeronave/tripulação, também se preocupam com a parte ambiental. Valeu!!! Quando tiver um tempo, poste para nós uma matéria sobre o translado das aeronaves novas. O senhor já foi buscar alguma aeronave nova fora do país? Como é a chave para abrir uma aeronave? Grande abraço, Arcoverde

    ResponderExcluir
  8. Comandante, tenho um curiosidade, em que empresa voce voa hoje? e que avião? Leio o seu blog há um tempao e sei que vc voava na varig, e hoje?Abraços

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Valmir esse dvd é otimo, nele somente voou o cmt pushen com o 737-800 PR-GOJ, é feito toda instrução nos minimos detalhes a começar com uma entrevista com o piloto e posteriormente um minucioso check externo, alem do 737-800 o comandante pushen voa no dvd muitas aeronaves antigas em aeroclubes de sao paulo me manda um email que vou upar o dvd, comandante carvalho manda um email que vou mandar para casa do sr o dvd.

    Este dvd eu comprei de uma produtora que não existe mais, portanto é uma raridade e de ptima qualidade

    edersonbilck@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o blog !
    Suas estorias mesclando,ensinamentos e experiencia.
    E com certeza serve de inspiração para muita gente,como eu que a cada post me apaixono mais pela avição.Que você continue com essa sua maravilhosa carreira, e logico compartilhando
    uma parte dela com nois leitores!
    Te mais abraços !
    Que Deus te abençoe!
    E bons voos!

    ResponderExcluir
  13. Falando em bichos na pista, ano passado o aeroporto de New York (JFK) foi fechado por causa de excesso de tartarugas na pista..hehehe

    http://www.avioesemusicas.com/aviacao/tartarugas-fecham-pista-no-aeroporto-de-new-york/

    ResponderExcluir